HOJE
Vai começar!
Por Liga Nacional de Basquete
A bola irá subir para o NBB 2012/2013, e o primeiro jogo será entre o Minas, do técnico Raul Togni, e o Tijuca, de Miguel Ângelo da Luz, em Belo Horizonte

Raul Togni e Miguel Ângelo da Luz, os técnicos de Minas e Tijuca, que abrem o NBB 2012/2013 (Montagem/LNB)
Depois de muita preparação, chegou a hora: mais uma edição do NBB vai iniciar. A quinta temporada da principal competição do basquete brasileiro começará neste fim de semana. O primeiro jogo do campeonato botará frente à frente Icatu/Minas e Tijuca/Rio de Janeiro, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), nesta sexta-feira (23/11), a partir das 21h00.
Será uma partida entre dois tradicionais clubes do Brasil, com tradição em formar talentos para o basquete nacional. O Minas vem muito reformulado para a temporada 2012/2013. Foram oito contratações, entre eles, Renato (ex-Pinheiros), Betinho (ex-Paulistano) e o norte-americano Anthony Walton, todos alas. Eles se juntam a remanescentes da edição passada, como o armador norte-americano Mark Borders e o ala revelação Bruno Irigoyen.

Time reformulado do Minas (Orlando Bento/Divulgação)
“É um time que mudou muito, estamos ainda em processo de adaptação, mas é uma equipe aguerrida, com jogadores experientes. Temos o objetivo de chegar entre os 12 classificados e vamos lutar muito para isso, com uma defesa agressiva, um ataque pensado e muita luta”, disse o técnico do Minas, Raul Togni.
Já o Tijuca vai para a segunda participação no NBB com o retrospecto de ter passado para os playoffs na temporada passada – eliminando coincidentemente o Minas. O time carioca também passou por muitas mudanças, contratou jogadores de times campeões da competição, como os armadores Fred (ex-Flamengo) e Bruninho (ex-Brasília), além de renovar com o ala/armador Arnaldinho, o ala Marcellus e o pivô Rodrigo Bahia. A mais recente novidade foi a chegada do ala norte-americano Lamar Roberson.
“A postura da equipe será de acordo com a nossa filosofia, jogo forte e concentração total. Procuraremos ganhar o máximo de jogos em casa, isso é muito importante em um campeonato tão forte como o NBB”, comentou o treinador do Tijuca, Miguel Ângelo da Luz.
Vencer partidas fora de casa, como será na estreia do Tijuca, também ajuda, mas os cariocas sabem das dificuldades de enfrentar o Minas dentro de Belo Horizonte. “É equipe nova, com bons valores individuais, muito boa. Será um jogo muito difícil”, falou Miguel Ângelo.
No outro lado, o Minas trabalha com a pressão de começar a campanha jogando ao lado da torcida. “Existe uma pressão em todo jogo, independente de jogar dentro ou fora de casa, o esporte é assim. São duas equipes que vão jogar pela vitória, portanto a pressão é normal”, explicou Togni.
Curiosidades
– Tanto Minas como Tijuca ficaram com o vice-campeonato em seus respectivos campeonatos estaduais;

Arnaldinho, Rodrigo Bahia e Marcellus, que vão jogar mais uma temporada pelo Tijuca (Montagem/LNB)
– Minas e Tijuca só se enfrentaram duas vezes na história, durante a temporada 2011/2012, e a equipe carioca venceu ambas as partidas (Tijuca 73 a 62 em MG no primeiro turno e Tijuca 85 a 70 no RJ no segundo turno);
– A última vaga dos playoffs da temporada passada do NBB foi disputada até as rodadas finais pelas duas equipes. Os cariocas levaram a melhor no fim – o Tijuca ficou em 12º, o Minas, em 13º;
– O armador Betinho, do Minas, pode chegar à marca de 250 assistências no NBB se fizer mais seis assistências;
– O armador Arnaldinho, do Tijuca, está a um ponto de alcançar 850 no NBB. O pivô Rodrigo Bahia, também do time carioca, também está perto da marca, faltando nove pontos.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca