#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vai começar!

05-04-2014 | 01:07
Por Liga Nacional de Basquete

Rivais regionais, Uberlândia e Franca abrem confronto de oitavas de final neste domingo e dão início às Finais da temporada 2013/2014 do NBB

Chegou a grande hora. Depois de muita disputa na fase de classificação, a temporada 2013/2014 do NBB entrará em sua reta decisiva. Neste domingo, às 18 horas (de Brasília), será dada a largada para as Finais do maior campeonato de basquete do país com o duelo inicial da série de oitavas de final entre Unitri/Magazine Luiza e Vivo/Franca, no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia.

Assim como nos anos anteriores, os quatro primeiros colocados da primeira fase – Flamengo, Paulistano/Unimed, UniCEUB/BRB/Brasília e Winner/Kabum/Limeira – entrarão direto na fase de quartas de final e as equipes que ficaram entre o quinto e o 12º lugares na tabela de classificação se enfrentarão nas oitavas de final, em série a ser decidida em uma melhor de cinco jogos.

O confronto que marcará o início dos duelos eliminatórios será entre os vizinhos Uberlândia e Franca. Apesar de estarem situadas em Estados diferentes, Minas Gerais e São Paulo, respectivamente, as cidades estão separadas por apenas 200 quilômetros e o duelo pode ser considerado um clássico regional.

Uberlândia e Franca farão um dos quatro duelos da fase de oitavas de final (Raphael Oliveira/EAZ)

Uberlândia e Franca farão um dos quatro duelos da fase de oitavas de final (Raphael Oliveira/EAZ)

Atual vice-campeão do NBB, o time do Triângulo Mineiro fechou a fase de classificação da atual temporada na sétima colocação, com 19 vitórias em 32 partidas realizadas (59,4% de aproveitamento), e terá o direito de disputar as duas primeiras partidas da série em casa, além de também sediar um possível quinto jogo. Por sua vez, o esquadrão do interior paulista ficou com o décimo posto na primeira etapa do campeonato, com 15 triunfos em 32 jogos (46,9% de aproveitamento).

Na fase inicial da competição nacional, Uberlândia e Franca se enfrentaram duas vezes e cada equipe ficou com uma vitória. Primeiro, no Ginásio do “Pedrocão”, os francanos contaram com grande atuação de Paulão, autor de 26 pontos, para vencer o duelo válido pelo primeiro turno, por 92 a 75. Enquanto isso, na partida realizada na segunda metade do campeonato, no Ginásio do Sabiazinho, os uberlandenses deram o troco e triunfaram pelo placar de 94 a 87.

“O jogo é decisivo e eliminatório. Vale a permanência na competição. Então, agora, todo cuidado é pouco. Temos que jogar tudo o que sabemos para superar um adversário muito difícil e de qualidade inquestionável”, disse o técnico francano, Lula Ferreira.

Esta será a primeira vez na história do NBB que as equipes se enfrentam em uma série de playoffs. Ao todo, os times já se enfrentaram em oito oportunidades no maior campeonato de basquete do país e os mineiros levam ligeira vantagem, com cinco vitórias contra três dos paulistas.

“Com certeza é um dos grandes clássicos do basquete nacional e a rivalidade fala por si só. Será uma série muito dura, assim como foram os dois jogos da fase de classificação com uma vitória para cada lado. Jogar no ‘Pedrocão’ não é fácil e por isso temos que fazer valer mais fique nunca nossa mando de quadra para conseguimos nossos objetivos”, disse o pivô Cipolini, principal destaque do Uberlândia na fase de classificação, com médias de 17,7 pontos e 6,1 rebotes por jogo.

Na fase de classificação da atual temporada, uma vitória para cada lado (Newton Nogueira/Divulgação)

Na fase de classificação da atual temporada, uma vitória para cada lado (Newton Nogueira/Divulgação)

Para o confronto, Uberlândia terá uma grande novidade. Logo após o término da fase de classificação, a diretoria da equipe dispensou o técnico João Batista e efetivou o então assistente Brasília no cargo até o fim da temporada. Então, o ex-jogador fará sua terceira aparição na função de treinador, já que dirigiu a equipe em duas partidas durante a temporada após a demissão de Hélio Rubens e antes da chegada de João Batista.

“Nós jogadores temos que acatar a mudança, principalmente nessa fasee do campeonato. Temos que fazer nosso melhor dentro de quadra para ajudar o novo comando e buscar nos adaptar o mais rápido possível com algumas mudanças. Confiamos muito uns nós outros e acho que não teremos dificuldades com essa mudança”, explicou Cipolini.

Paulão é um dos grandes nomes de todo o NBB (Newton Nogueira/Divulgação)

Paulão é um dos grandes nomes de todo o NBB (Newton Nogueira/Divulgação)

Do lado francano, a esperança pela classificação atende pelo nome de Paulão Prestes. Quinto maior cestinha, segundo maior reboteiro e jogador mais eficiente de toda a fase de classificação, o pivô foi o grande destaque da campanha da equipe e pode ser decisivo para o êxito da agremiação do Estado de São Paulo.

“O Paulão Prestes é o jogador mais eficiente do campeonato e a referência do nosso time dentro e fora da quadra. Tem um ótimo aproveitamento tanto ofensivo como na recuperação dos rebotes. Além disso, ele exerce uma liderança muito grande em nosso elenco e dá sustentação para a equipe. Tenho certeza que ele, mais uma vez, vai ser importantíssimo nesses jogos”, disse Lula Ferreira sobre o atleta que somou médias de 19,2 pontos e 9,3 rebotes nas 30 partidas que disputou na fase de classificação do NBB.

Confira o calendário completo da série:

Jogo 1 – 06/04 (domingo), às 18 horas – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia
Jogo 2 – 08/04 (terça-feira), às 19h15 – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (ao vivo no SporTV)
Jogo 3 – 12/04 (sábado), às 16 horas – Ginásio Pedrocão, em Franca (ao vivo no SporTV)
Jogo 4* – 14/04 (segunda-feira), às 20 horas – Ginásio Pedrocão, em Franca
Jogo 5* – 18/04 (sexta-feira), às 19 horas – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (ao vivo no SporTV)