#JOGAJUNTO

Interligas

VEM AÍ O INTERLIGAS ADULTO!

13-09-2023 | 04:45
Por Liga Nacional de Basquete

Competição internacional organizada pela LNB e La Liga Argentina terá início nesta sexta-feira (15/09); confira a tabela completa do Interligas Adulto

Vem aí o Torneio Interligas Adulto! A competição reúne equipes da Liga Nacional de Basquete e da Liga Argentina e será disputada em setembro, com a primeira fase acontecendo entre os dias 15 e 17 e a final no dia 25. Caxias do Sul, Corinthians, Pato Basquete e Pinheiros serão os representantes brasileiros, enquanto Olímpico, Riachuelo, Regatas e Platense representarão a Argentina em busca do título da competição.

O Interligas Adulto é fruto da bem-sucedida parceria entre a LNB e a Liga e proporciona intercâmbio técnico para os clubes e staff das duas entidades. Os times brasileiros, por exemplo, usarão o torneio como uma etapa importante na preparação para a disputa do NBB CAIXA, que começa no dia 21 de outubro. Por sua vez, profissionais dos departamentos Técnico, Marketing e Comunicação da LNB e da Liga desenvolvem conjuntamente as estratégias para organização e promoção da competição. Vale lembrar que as duas entidades esportivas também organizam o Interligas Sub-22, que em sua última edição teve o Esporte Clube Pinheiros sagrando-se campeão em solo argentino.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Sexta (15/09)

Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (São Paulo/SP) – Entrada franca
17h30 – Corinthians (BRA) x Olímpico (ARG) – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB – Jogo 1
20h – Pinheiros (BRA) x Platense (ARG) – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB – Jogo 3

Ginásio José Jorge Contte (Corrientes/ARG)
19h – Riachuelo (ARG) x Pato Basquete (BRA) – Transmissão no Youtube do NBB – Jogo 2
21h30 – Regatas (ARG) x Caxias do Sul (BRA) –  Transmissão no Youtube do NBB – Jogo 4

Sábado (16/09)

Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (São Paulo/SP) – Entrada franca
16h – Vencedor Jogo 1 x Perdedor Jogo 3 – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB
18h30 – Vencedor Jogo 3 x Perdedor Jogo 1 – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB

Ginásio José Jorge Contte (Corrientes/ARG)
19h – Vencedor Jogo 2 x Perdedor Jogo 4 – Transmissão no Youtube do NBB
21h30* – Vencedor Jogo 4 x Perdedor Jogo 2 – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB

Domingo (17/09)

Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (São Paulo/SP) – Entrada franca
16h – Perdedor Jogo 1 x Perdedor Jogo 3 – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB
18h30 – Vencedor Jogo 1 x Vencedor Jogo 3 – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB

Ginásio José Jorge Contte (Corrientes/ARG)
19h – Perdedor Jogo 2 x Perdedor Jogo 4 – Transmissão no Youtube do NBB
21h30* – Vencedor Jogo 4 x Vencedor Jogo 2 – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB

* O Regatas, da Argentina, jogará sempre no último horário de cada dia de jogos, independente dos resultados anteriores.

Segunda (25/09)

FINAL – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB

Formato de disputa

As oito equipes participantes, quatro do Brasil e quatro da Argentina, serão divididas em dois grupos na fase inicial. A cidade de Corrientes (ARG) sediará os confrontos entre Regatas Corrientes (ARG), Riachuelo (La Rioja), Pato Basquete (BRA) e Caxias (BRA). Já São Paulo será a casa das partidas entre Pinheiros (BRA), Corinthians (BRA), Olímpico (ARG) e Platense (ARG). Na primeira fase, todos jogam contra todos dentro de seus respectivos grupos. O primeiro colocado de cada chave disputa a final em jogo único. A grande decisão do dia 25 está prevista para acontecer na Argentina, mas caso os dois finalistas sejam brasileiros a decisão acontecerá na capital paulista.

Presente na chave que será jogada em Corrientes (ARG), o Caxias visa a experiência internacional como uma  oportunidade de enfrentar representantes da forte escola argentina de basquete. O técnico Rodrigo Barbosa celebra a chance, da mesma forma que destaca que o torneio vai ajudar o time do Rio Grande do Sul em sua preparação para o NBB CAIXA.

”Participar em uma competição internacional é extremamente importante, primeiro porque desde a nossa entrada no NBB CAIXA vai ser a nossa primeira competição oficial, tivemos algumas outras mas não oficialmente representando o Brasil, então isso é um motivo de alegria e comprova o quanto o projeto vem se fortalecendo, segundo, por enfrentar equipes de um bom nível que são as equipes do basquete argentino, numa fase inicial de preparação onde isso vai fazer com que a gente tenha uma boa condição de chegar no NBB melhor preparado para enfrentar um campeonato que a gente imagina que vai ser muito equilibrado, então é importante representar a nossa liga numa competição internacional, é importante a fase de preparação. Desse nível e, obviamente, começar a descobrir o potencial dessa equipe e até onde nós podemos chegar já através dessa primeira competição”, afirmou o treinador caxiense.

O técnico Silvio Santander, novo comandante do Corinthians para o NBB CAIXA 2023/2024, comentou sobre a bela oportunidade de participar da competição internacional e procura ter um bom desempenho.

“Eu acredito que o Interligas é um torneio de prestígio e importante para a gente, para fazermos uma boa experiência e um bom trabalho contra times argentinos e brasileiros também. Por aqui estamos prontos e com gana de começar na sexta-feira representando o Corinthians muito bem”, disse o treinador.

O técnico David Pelosini, do Pinheiros, destaca a oportunidade única para jovens jogadores da equipe do Pinheiros em disputar uma competição internacional e frisa que o time pinheirense representará a camisa que veste.

”Para alguns atletas como do Pinheiros, casos do Tico Faria, Adyel Borges e Agapy é uma oportunidade de vivenciar no adulto essa experiência contra times argentinos qualificados. Isso nos motiva e iremos encarar esse desafio como anfitriões que é uma vantagem no basquete. Estamos felizes de receber nossos vizinhos e o Corinthians nessa jornada e fazer o que nós é de costume: competir e representar com honra nossa camisa”, disse o treinador.

O intercâmbio proporcionado pelo Interligas é comemorado também pelo Pato Basquete. O pivô Du Sommer, novo reforço da equipe para o NBB CAIXA, vai buscar, junto aos seus companheiros, chegar forte na competição.

“A participação nesse Interligas vai ser muito importante para nosso time, além de ser uma iniciativa muito legal das ligas, vai servir para nós como uma preparação para o NBB CAIXA, mas que não deixa de ser um campeonato disputado e que queremos ir o mais longe possível. Importante para o projeto do Pato Basquete que irá jogar algo internacional pelo primeira vez e isso é bom demais pra essa cidade que já mostrou que adora o basquete, vamos firmes para fazer bons jogos e crescer como equipe”, analisou o pivô.

Comemoração do Bauru com a conquista do Interligas de 2010 (NBB/Divulgação)

Bauru tem o único título brasileiro na história da competição

O Interligas Adulto foi disputado pela primeira vez em 2010 e desde então foram realizadas quatro edições do torneio, sendo a última em 2019. As equipes da Argentina dominam a lista de campeões, tendo vencido em 2010 (Peñarol de Mar del Plata), 2011 (Obras Sanitárias) e 2012 (Peñarol de Mar del Plata). A conquista brasileira aconteceu em 2019 com o Bauru, na época treinado por Demétrius Ferraciú. Jogando com o apoio de sua torcida no ginásio Panela de Pressão, o Dragão venceu o Comunicaciones (ARG) por 82 a 63.