HOJE
O VAI E VEM DO NBB NÃO PARA!
Por Liga Nacional de Basquete
Entre contratações e renovações importantes, mercado para o NBB 2022/2023 segue em ritmo forte; confira as novidades da elite do basquete nacional
Após a primeira leva de novidades no mercado do NBB para a temporada 2022/2023, a intensidade de contratações e renovações segue alucinante e diversas novidades agitaram o vai-vem da elite do basquete nacional. Reunimos um compilado com as principais movimentações até aqui:
Combo do Flamengo: Gui Deodato, Gabriel Jaú, Penka Aguirre e Martin Cuello chegam ao RJ; Rafa Mineiro e Rachel renovam o contrato
Depois de renovar com três alicerces de seu elenco no começo da janela de transferências (Gustavo de Conti, Olivinha e Yago Mateus) , o Flamengo seguiu ativo no mercado e confirmou quatro novos jogadores para a próxima temporada, além de outras duas renovações.
Dois destaques do NBB 2021/2022 foram contratados pelo rubro-negro carioca: Guilherme Deodato, ala de 31 anos campeão e MVP da Copa Super 8 SKY pelo 123 Minas e Gabriel Jaú, ala/pivô de 23 anos que foi nome importante da campanha até as quartas de final dos Playoffs do Bauru Basket.
Ver essa foto no Instagram
O Flamengo também anunciou a contratação de dois argentinos – Nikolas ”Penka” Aguirre, armador argentino de 31 anos que já foi hexa-campeão da Liga Argentina de Basquete com direito a dois MVPs e Martin Cuello, ala/armador de 28 anos que foi o MVP das Finais da última temporada da Liga Argentina, vestindo as cores do Instituto de Córdoba.
Ver essa foto no Instagram
Além dos novos nomes, os cariocas também acertaram a renovação de contrato de dois ala/pivôs que já estavam integrados ao elenco flamenguista: o experiente Rafael Mineiros, de 34 anos e o jovem Rafael Rachel, de 22 anos.
Helinho, David Jackson, Jhonatan Luz e Santiago Scala: campeões renovados
O Sesi Franca, campeão do NBB 2021/2022, confirmou a estadia de quatro nomes essenciais do elenco que saiu vitorioso na última temporada. O Técnico do Ano do NBB, Helinho Garcia, renovou seu contrato com a equipe de Franca, assim como o ala/armador Santiago Scala (31 anos)e os alas David Jackson (39 anos) e Jhonatan Luz (34 anos).
Ver essa foto no Instagram
Vale lembrar que o ‘big-three’ francano, formado por Georginho, Lucas Dias e Lucas Mariano, já está confirmado para a temporada 2022/2023.
Léo Costa, Alexey, Shaq Johnson e Renan Lenz firmam renovação com o 123 Minas
O 123 Minas, campeão da Copa Super 8 SKY e semifinalista do NBB e da Basketball Champions League das Américas 2021/2022, manteve quatro peças importantíssimas desse elenco, que obteve este grande rendimento na última temporada do basquete brasileiro.
O técnico Léo Costa, o armador Alexey (34 anos) e o ala/pivô Renan Lenz (34 anos) acertaram a renovação com a equipe de Belo Horizonte, assim como o norte-americano Shaq Johnson, ala de 31 anos que foi eleito Estrangeiro do Ano do NBB 2021/2022 e também foi candidato ao prêmio King Of The Season.
Ver essa foto no Instagram
Cauê Borges, Maique, Isaac e Queirós no Corinthians; Pedro Nunes fica por mais um ano
Depois do anúncio da contratação de dois jovens destaques do basquete brasileiro, Gabi Campos e Mãozinha, o Corinthians se manteve firme no vai e vem do basquete brasileiro e confirmou mais cinco atletas para o elenco da próxima temporada. O ala Cauê Borges, de 31 anos, se destacou com a equipe do Paulistano e foi anunciado pelo alvinegro paulista, bem como o pivô Maique, de 29 anos, que foi parte relevante da boa campanha do 123 Minas em 2021/2022.
Isaac, ala de 31 anos que vestiu as cores do São Paulo no último NBB e o ala/pivô Queirós (24 anos), que estava no 123 Minas, foram os dois novos nomes anunciados pela equipe da capital paulista. O jovem Pedro Nunes, ala de 21 anos, renovou com o Corinthians por mais uma temporada.
Jefferson e Lucas Cauê continuam no Pinheiros; Eugeniusz e Yan Djalo são contratados
O Esporte Clube Pinheiros, pioneiro no desenvolvimento de atletas, confirmou mais três jovens jogadores em seu elenco para o NBB 2022/2023. Depois de acertar a renovação de Dikembe, Buffat, Maicon Douglas e Munford, os pinheirenses também contarão com Lucas Cauê, pivô de 24 anos que teve seu contrato renovado e duas novas figuras que se destacaram na Liga de Desenvolvimento 2021: Yan Djalo, ala/pivô de 20 anos e Eugeniusz, armador de 23 anos, que vestiu as cores do Fortaleza Basquete Cearense na última temporada e foi peça importante na equipe cearense.
Ver essa foto no Instagram
Toda jovem equipe necessita de experiência, com isso, o ala/pivô Jefferson, de 39 anos, também renovou com o Pinheiros para a décima quinta edição do NBB.
Corválan na Unifacisa
Facundo Corválan, armador argentino de 23 anos que fez parte do elenco do 123 Minas no último NBB, chega à cidade de Campina Grande para se juntar ao armador Cauê Verzola e ao ala argentino Sebastian Vega como os reforços da Unifacisa para a temporada 2022/2023, que fez boa campanha no último campeonato da elite do basquete brasileiro, chegando às quartas de final dos Playoffs.
Anderson Rodrigues e Gemerson são os novos reforços do Bauru, que também renovou com Dontrell Brite
O Bauru Basket, após confirmar as contratações do armador argentino de 33 anos Jony Machuca e do ala Danilo Fuzaro, seguiu ativo no mercado e acertou com dois novos reforços. Anderson Rodrigues, pivô de 25 anos que vestiu as cores do Rio Claro e Gemerson, ala/pivô de 29 anos que jogou no BRB/Brasília no útlimo NBB, chegam à Bauru para reforçar o garrafão do Dragão.
O norte-americano Dontrell Brite, armador de 28 anos, renovou o contrato com a equipe do interior paulista e é mais um nome confirmado do Bauru para a temporada 2022/2023.
Henrique Coelho e Shamell renovados com o São Paulo
O tricolor paulista começou a divulgação de seu elenco para o NBB 2022/2023 com a renovação de dois nomes conhecidos da torcida são-paulina. O armador Henrique Coelho, de 29 anos, foi peça importante do São Paulo durante a última temporada e teve seu contrato renovado, além do experiente e histórico ala Shamell, de 41 anos, que jogará mais um ano na elite do basquete brasileiro.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion, Centauro e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.