#JOGAJUNTO

NBB

Mercadãodo NBB

08-06-2021 | 07:39
Por Liga Nacional de Basquete

Duas semanas após o término da temporada 2020/2021, equipes do NBB já se movimentam no mercado com renovações e contratações; confira

A temporada 2020/2021 do NBB terminou há duas semanas e as movimentações visando a próxima edição do campeonato já começaram. Aqui, iremos mostrar para vocês, entre renovações e contratações, os atletas e treinadores já confirmados. Confira:

Entre renovações e contratações, Franca ganha corpo

Se você acompanha as redes sociais do Sesi Franca Basquete e do NBB já deve ter visto que a equipe da Capital do Basquete vem forte para a temporada 2021/2022. Até agora, três nomes de peso já estão garantidos no elenco francano comandado por Helinho Garcia; são eles: o ala/pivô Lucas Dias, o ala norte-americano David Jackson e o ala/armador argentino Santiago Scala.

Na Capital do Basquete desde a temporada 2018/2019, Lucas Dias se tornou o principal nome das últimas campanhas francanas. O ala/pivô liderou a equipe até às quartas de final, com médias expressivas de 22,8 pontos (cestinha do campeonato), 4,8 rebotes e 20,5 de eficiência, e teve seu contrato renovado por mais uma temporada.

Além de Lucas Dias, o time francano carimbou a chegada de dois estrangeiros: o norte-americano David Jackson e o argentino Santiago Scala. Um é conhecido de longa data da torcida francana, tendo atuado na equipe entre 2018 e 2020, e agora retorna após uma temporada no Minas Tênis Clube – médias de 14,3 pontos, 3,6 rebotes, 3,3 assistências e 16,7 de eficiência. O outro chega após construir seu nome na Argentina, atuando pelo Instituto Córdoba, e com status de craque.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Ambos, inclusive, atuaram e se enfrentaram na última edição da Basketball Champions League Américas  – DJ pelo Minas e Scala pelo Instituto Córdoba. Na ocasião, o ala norte-americano anotou médias de 13,1 pontos, 4,4 rebotes, 4,3 assistências e 16,1 de eficiência, enquanto o armador argentino computou médias de 17,0 pontos, 4,2 assistências e 14,8 de eficiência.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

São Paulo renova com Bennett e contrata Elinho Corazza

Finalista do NBB 2020/2021, o São Paulo confirmou a renovação de uma peça essencial do seu elenco. Com 69% nas bolas de 2 e 48% nas bolas de 3, Corderro Bennett teve os melhores aproveitamentos da carreira em seu primeiro ano no Tricolor do Morumbi. O armador norte-americano teve médias 17,0 pontos, 3,4 assistências e 3,0 rebotes por jogo nos Playoffs e continuará defendendo as cores do São Paulo na próxima temporada.

Bennett acertou sua renovação com o São Paulo (Fotojump/LNB)

Outro nome garantido no elenco são-paulino de 2021/2022 é Elinho Corazza. Ele vem da melhor temporada da sua carreira, com médias de 9,7 pontos, 7,0 assistências e 4,2 rebotes por jogo. Em três anos defendendo as cores do Sesi Franca, o armador foi tricampeão paulista e também conquistou os títulos da Liga Sul-Americana e Copa Super 8.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Com mudança no comando técnico, Mogi renova com Fúlvio

O Mogi das Cruzes Basquete já realizou duas movimentações nessa ofseason, com direito a mudança no comando técnico, agora sob a tutela de Danilo Padovani. Além disso, a equipe confirmou a renovação do principal nome do time nas últimas duas temporadas: o armador Fúlvio.

Padovani chegou em terras mogianas ainda em 2012, quando foi auxiliar de Paco Garcia, comandante da equipe na época, e treinador do sub-22. Na temporada 2015/2016 assumiu como treinador principal do Mogi, permanecendo no cargo por uma temporada até passar o bastão para Jorge Guerra, o Guerrinha, no ano seguinte.

Danilo Padovani é o novo técnico principal do Mogi (Luiz Pires/LNB)

Durante a ‘Era Guerrinha’, Padovani foi auxiliar técnico em grandes campanhas do Mogi, como os títulos de campeão Sul-Americano e Campeão Paulista em 2016, além do vice-campeonato do NBB 2017/2018 e da Liga das Américas em 2018.

Outro que fica é o armador Fúlvio, principal jogador do Mogi nas duas últimas temporadas. As boas médias nas últimas duas temporadas, especialmente na 2020/2021 (12,4 pontos, 4,3 rebotes, 8,9 assistências e 18,0 de eficiência), tornou o jogador de 40 anos essencial para o funcionamento do time.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Mogi Basquete (@mogibasquete)

Com a confirmação, Fúlvio chega a sua 11ª temporada no NBB, marcando mais uma entre tantas expressivas marcas em sua carreira. Vale lembrar que o armador é o recordista em assistências na história do NBB, com 2.376, e foi o líder no quesito na temporada passada, com média de 8,9 por jogo.

Paulistano de técnico novo

Demétrius Ferraciú foi anunciado como o mais novo treinador do Paulistano/Corpore. O comandante esteve à frente do Corinthians na última temporada e levou a equipe do Parque São Jorge até às quartas de final do NBB – campanha de 17 vitórias em 30 jogos (56,7% de aproveitamento) na fase de classificação.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Agora, Demétrius chega em um Paulistano que voltou às semifinais do NBB após duas temporadas e de 22 vitórias em 30 jogos na última temporada regular (73,3% de aproveitamento).

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, Moss, IMG Arena e Genius Sports.