HOJE
Vai ser no Hugão!
Por Liga Nacional de Basquete
Cidade de Mogi das Cruzes (SP) será sede do Jogo das Estrelas 2016 e Ginásio Hugo Ramos receberá evento festivo nos dias 19 e 20 de março

Ginásio Hugo Ramos teve a melhor média de público das duas últimas temporadas do NBB (FIBA Américas/Divulgação)
A cidade de Mogi das Cruzes (SP) será a sede do Jogo das Estrelas 2016. Nos dias 19 e 20 de março, o município localizado na Região Metropolitana de São Paulo receberá a partida festiva do NBB pela primeira vez na história e será a sexta cidade diferente a sediar o evento.
Em sua quarta temporada no NBB, o Mogi das Cruzes/Helbor teve a melhor média de público nas duas últimas edições da competição e o Ginásio Professor Hugo Ramos se tornou um verdadeiro caldeirão. Agora, o “Hugão” receberá o evento festivo pela primeira vez.
“Desde a entrada do Mogi das Cruzes no NBB, há quatro temporadas, a cidade abraçou o basquete de uma maneira incrível. A torcida mogiana transformou o ginásio numa das melhores atmosferas esportivas do Brasil e nada mais justo que premiar a todos com o Jogo das Estrelas. Temos certeza que a festa será maravilhosa”, disse João Fernando Rossi, presidente da LNB.
A edição de 2016 do Jogo das Estrelas terá transmissão ao vivo dos canais TV Globo e SporTV e novamente será realizada em dois dias. O tradicional duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo segue como a atração principal da festa. A equipe verde-amarela vem de quatro vitórias seguidas e lidera o histórico do confronto por 4 a 1.
Assim como nos anos anteriores, o Jogo das Estrelas do NBB terá os Torneios de 3 Pontos e Enterradas, o Desafio de Habilidades e o Arremesso das Estrelas. Pela segunda temporada seguida, o evento também contará com o Desafio das Estrelas da LBF, partida que colocará frente a frente as melhores jogadoras da Liga Feminina.

Duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo segue como atração principal do Jogo das Estrelas (João Pires/LNB)
Mogi das Cruzes será a sexta cidade a receber o Jogo das Estrelas do NBB. Antes, Rio de Janeiro (2009), Uberlândia (2010), Franca (2011, 2012 e 2015), Brasília (2013) e Fortaleza (2014) receberam o evento festivo, realizado em todas as edições do campeonato nacional.
“A escolha da nossa cidade para a realização do Jogo das Estrelas é um presente para todos os nossos torcedores. É um evento com muitas atrações e também com várias ações sociais. Parabenizo a LNB pelo nível que alcançou em sua oitava edição e fico muito orgulhoso de Mogi das Cruzes estar presente esse momento”, afirmou Nilo Guimarães, secretário de esporte e lazer de Mogi das Cruzes.
Mogi das Cruzes e o “boom” do basquete
A cidade de Mogi das Cruzes entrou no radar do basquete brasileiro na década de 90. Sempre com equipes fortes, com jogadores como Pipoka, Janjão, Caio e Ratto, a cidade figurou entre as principais potências da modalidade entre os anos de 1995 e 2004.
Em 2005, no entanto, as atividades foram interrompidas e a cidade passou um longo tempo afastada da modalidade da bola laranja. Só que o retorno foi triunfal. Em 2011, a equipe foi reativada e ano a ano foi evoluindo.
Em 2012, a equipe foi campeã invicta da Super Copa Brasil e garantiu sua credencial para o NBB. Sua estreia no maior campeonato de basquete do país aconteceu na temporada 2012/2013 e a equipe ficou com o 14º lugar.
Na temporada seguinte (2013/2014), Mogi fez história. Depois de garantir uma vaga nos playoffs de maneira emocionante, a equipe se tornou a primeira em toda a história a se classificar na 12ª posição e chegar às semifinais.
Depois do eminente sucesso, a equipe se reforçou bastante para a temporada 2014/2015 e contratou nomes como o norte-americano Shamell e o pivô Paulão Prestes. O resultado foi satisfatório e, além de chegar novamente às semifinais do NBB, o time paulista ainda foi vice-campeão sul-americano.
Aliado ao sucesso dentro das quatro linhas, Mogi passou a ter uma das mais fanáticas torcidas. Prova disso é que a equipe teve a maior média de público das duas últimas temporadas do NBB e o Ginásio Professor Hugo Ramos passou a ser conhecido como “caldeirão”, por conta da forte presença da sempre intensa e barulhenta torcida mogiana.
Inaugurado em 10 de novembro de 1996, Ginásio Professor Hugo Ramos é a principal casa do esporte olímpico em Mogi das Cruzes. Considerado um dos mais completos complexos esportivos do estado de São Paulo, o ginásio tem capacidade para cerca de 5 mil pessoas e é a casa do Mogi das Cruzes/Helbor desde sua entrada no NBB.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca