HOJE
Vai ser no Rio!
Por Liga Nacional de Basquete
FIBA Américas anuncia Rio de Janeiro como sede do Final Four da Liga das Américas 2014; Ginásio Maracanãzinho será o palco das disputas
O Final Four da Liga das Américas 2014 será disputado em solo brasileiro. Nesta terça-feira, a FIBA Américas anunciou a cidade do Rio de Janeiro (RJ) como sede da etapa final do principal torneio interclubes do continente. As disputas do quadrangular decisivo da competição acontecerão nos dias 21 e 22 de março, no Ginásio Maracanãzinho, que tem capacidade para 11.800 espectadores.
A fase que decidirá o time campeão, que estará automaticamente classificado para a próxima Copa Intercontinental, contará com a presença de Halcones Xalapa (MEX), Atlético Aguada (URU), do atual campeão Pinheiros/SKY e do anfitrião Flamengo.
“Foi uma verdadeira batalha para trazer esse evento para o Brasil porque o Aguada, do Uruguai, também estava na disputa. Mas depois de muita negociação conseguimos alcançar nosso objetivo. Contamos com o apoio da nossa torcida que irá lotar o Maracanãzinho para incentivar nossa equipe em busca do título inédito”, disse André Guimarães, Supervisor de Basquete do Flamengo.
O Final Four começa no dia 21 com as duas partidas semifinais: Pinheiros/SKY x Halcones Xalapa (MEX), às 19h (de Brasília), e Flamengo x Atlético Aguada (URU), às 21h15. No dia seguinte (22), os perdedores disputam o terceiro lugar, às 19h, enquanto os vencedores decidem o título da Liga das Américas, às 21h15.
“Hoje selecionamos o Rio de Janeiro como organizador e estamos muito contentes em ter uma cidade tão importante no cenário mundial como sede do Final Four, e ainda contando com o apoio de um dos clubes de maior trajetória e reconhecimento na América, que é o Flamengo”, analisou o Secretário Geral da FIBA Américas, Alberto Garcia.
A Liga das Américas, em suas seis edições anteriores, teve três campeões argentinos (Peñarol de Mar del Plata, em 2008 e 2010, e Regatas Corrientes, em 2011), um mexicano (Pioneros de Quintana Roo, em 2012), e dois brasileiros (UniCEUB/BRB/Brasília, em 2009, e o atual campeão Pinheiros/SKY, em 2013).
“A qualidade dos quatro participantes deste Final Four é inegável. Estamos falando de equipes de elite e tradição em seus países, portanto, não teremos dúvida de que será um espetáculo histórico no basquetebol no nosso continente”, concluiu Alberto Garcia.