HOJE
Vai pegar fogo
Por Liga Nacional de Basquete
A uma vitória de classificação às quartas, Limeira recebe Pinheiros nesta quarta-feira; time da capital paulista precisa vencer para levar decisão para quinto jogo
Nesta quarta-feira (24/04), Winner/Kabum/Limeira e Pinheiros/SKY estarão frente a frente em um confronto crucial, válido pelas oitavas de final da quinta edição do NBB. A série melhor de cinco está 2 a 1 para os limeirenses, que em casa, no Ginásio “Vô” Lucato, às 20 horas (de Brasília), podem selar sua classificação às quartas de final da competição nacional. Já os comandados de Cláudio Mortari precisam obrigatoriamente da vitória para forçar o quinto jogo e não ficar de fora das quartas de final, fato que nunca ocorreu na história do campeonato.
Com a vantagem da série em baixo do braço, os representantes do interior paulista usarão o fator casa como grande trunfo para sair vencedor deste duelo. Além da calorosa torcida, que certamente lotará o ginásio, a equipe dirigida por Demétrius Ferracciú pode também usufruir do retrospecto nos jogos em casa contra o Pinheiros no NBB.
“A presença da torcida é muito importante, no primeiro jogo em Limeira ela fez a diferença. Agora, pode fazer mais uma vez”, disse o ala/armador dominicano Ronald Ramon, um dos destaques do Limeira nas três primeiras partidas do confronto, com média de 15 pontos por jogo.
Na história da competição, as equipes já se enfrentaram cinco vezes em terras limeirenses, e foram quatro vitórias para o time do interior de São Paulo. Nas duas partidas disputadas contra os pinheirenses no Ginásio “Vô” Lucato nesta temporada, nada diferente, pois o Limeira saiu vencedor nos dois jogos.
“Temos que entrar com todas as forças desde o primeiro segundo de jogo. Temos que mostrar nossa disposição, nossa garra e nossa vontade de vencer desde o começo. Só assim fecharemos essa série em 3 a 1”, disse o técnico limeirense Demétrius.
Apesar de estar em desvantagem no duelo, o Pinheiros se apoia na história para conseguir reverter o cenário e seguir na disputa pelo título da atual temporada do NBB. O clube da capital paulista é o dono da única virada, após estar perdendo por dois a zero, na história da maior competição de basquete do país.
Na última edição do campeonato, a equipe comandado por Cláudio Mortari perdeu os dois primeiros jogos da série de quartas de final contra o Cia. do Terno/Romaço/Joinville. Porém, os pinheirenses conseguiram três triunfos seguidos e avançaram às semifinais.
“Nós precisamos ganhar , assim como eles também precisam. Só avança quem vencer três, então precisamos nos concentrar e manter o que fizemos na última vitória para esta partida. Nosso time tem grandes jogadores. Temos que continuar unidos para chegarmos ao nosso objetivo”, falou o pivô pinheirense André Bambu, que teve ótima atuação na terceira partida da série: 20 pontos e oito rebotes.
Os atuais campeões da Liga das Américas querem aproveitar o embalo do triunfo da última segunda-feira, em que o time da capital bateu o Limeira, em casa, por 93 a 82. Nas duas primeiras partidas da série oitavas de final, a equipe dirigida por Cláudio Mortari não conseguiu impor seu ritmo de jogo e encaixar sua defesa, mas na última partida, isso foi diferente. O Pinheiros encontrou o caminho e espera continuar com unido para sair do interior de São Paulo com um triunfo na bagagem.
“Encontramos o caminho. Mas com certeza, o Demétrius vai mudar a estratégia deles para tentar nos vencer, ele é um técnico muito inteligente. Agora precisamos continuar unidos para reverter esta situação. Temos grandes jogadores e sabemos que tudo é possível. Temos que manter o nosso foco, porque esse é um jogo-chave. Vamos jogar com concentração e muita atenção. O adversário é muito difícil, mas nós temos totais condições de vencê-los”, comentou o ala/pivô Rafael Mineiro.
(6º) Pinheiros/SKY 1 x 2 Winner/Kabum/Limeira (11º)
18/04 – Winner/Kabum/Limeira 88 x 74 Pinheiros/SKY
21/04 – Pinheiros/SKY 82 x 95 Winner/Kabum/Limeira
22/04 – Pinheiros/SKY 93 x 82 Winner/Kabum/Limeira
24/04 – Ginásio “Vô” Lucato, em Limeira (SP), às 20 horas
26/04* – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19h15
*Se necessário