#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vai pegar fogo

07-02-2014 | 07:11
Por Liga Nacional de Basquete

Em partida válida pela 24ª rodada do NBB, líder Flamengo visita o Paulistano, quarto colocado e dono do melhor ataque da competição

No 1º turno, em casa, o Flamengo levou a melhor sobre o Paulistano (Marco Aurélio/Fla Imagem)

No 1º turno, em casa, o Flamengo levou a melhor sobre o Paulistano (Marco Aurélio/Fla Imagem)

A 24ª rodada do NBB 2013/2014 colocará frente a frente duas equipes que ocupam a parte de cima da tabela de classificação. Neste sábado, às 18 horas (de Brasília), no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo, o líder isolado Flamengo visitará o Paulistano/Unimed, dono da quarta colocação.

Mesmo depois de ter sua longa sequência de 11 vitórias interrompida pelo vice-líder Pinheiros/SKY, na última semana, o clube da Gávea segue tranquilo na primeira posição. Após levar a pior diante do esquadrão da capital paulista, os atuais campeões do NBB conquistaram mais duas vitórias na competição, diante de Minas Tênis Clube e Liga Sorocabana, e agora somam um total de 19 triunfos em 23 partidas realizadas (82,6% de aproveitamento).

“É natural nós encararmos uma partida como esta como um jogo diferente. É um duelo que exige mais, temos que tomar muito cuidado e estarmos preparados para fazer um bom jogo. O NBB está muito difícil esta temporada e não tem moleza. Então, podemos dizer que todas as equipes merecem todo o cuidado, mas quando você joga contra um adversário que está lá em cima na tabela este cuidado tem que ser especial”, afirmou José Neto, do Flamengo.

Por sua vez, o Paulistano está de volta aos trilhos. No início do segundo turno do maior campeonato de basquete do país, o time comandado pelo técnico Gustavo De Conti sofreu duas derrotas seguidas, para São José/Unimed, em casa, e Winner/Kabum/Limeira, como visitante. Mas a má fase durou pouco e a equipe venceu seus dois últimos compromissos no NBB, contra Paschoalotto/Bauru e Macaé Basquete. Dono da quarta colocação, o clube da cidade de São Paulo possui uma campanha de 14 resultados positivos em 20 jogos disputados (70% de aproveitamento).

“Já estamos no segundo e qualquer vitória é importante, ainda mais contra um time que está acima de você na tabela de classificação. Sabemos que uma vitória diante do Flamengo não vai ser um resultado qualquer para nós e vamos com tudo para conquistar este triunfo”, disse o técnico paulista Gustavo De Conti.

O time paulista chegará para o confronto diante dos rubro-negros depois de conseguir um grande feito na última rodada. Com os 110 pontos marcados na vitória sobre Macaé, o Paulistano igualou a maior pontuação da temporada (Paschoalotto/Bauru, na vitória sobre a Liga Sorocabana, em janeiro) e, de quebra, se tornou o melhor ataque da sexta edição da competição nacional, com 85 pontos marcados em média por partida.

Diante do Macaé, na última rodada, Paulistano igualou a maior pontuação da temporada (Ale da Costa/Portrait)

Diante do Macaé, na última rodada, Paulistano igualou a maior pontuação da temporada (Ale da Costa/Portrait)

Mas, do outro lado, o Flamengo não fica para trás. Com uma média de 82,9 tentos anotados por jogo, o time comandado pelo técnico José Neto é dono do quinto melhor ataque do campeonato. Além disso, a equipe carioca sofre em média 74,3 pontos por duelo e possui a terceira melhor defesa do NBB até o momento.

“Estamos mantendo uma boa regularidade desde o Campeonato Paulista, competição em que chegamos à final. Nossa equipe assimilou a proposta de jogo e está executando muito bem em quadra. Não acho que o fato de termos atingido a maior pontuação ou termos o melhor ataque vai nos ajudar a bater o Flamengo. Temos que entrar em quadra de uma maneira consistente, principalmente na defesa. O Flamengo tem ótimos jogadores e temos que estar atentos”, alertou De Conti.

O confronto entre Flamengo e Paulistano acontecerá na capital paulista. E o time alvirrubro tem um ótimo retrospecto na temporada atuando como mandante. Ao todo, a equipe disputou 11 partidas em seus domínios no NBB 2013/2014 e saiu derrotada em apenas duas oportunidades.

“O Paulistano jogando em casa é uma equipe muito perigosa. Eles estão se impondo quando atuam como mandante e conseguiram vences jogos importantes. A partida deste sábado vai ser muito dura e será digna de duas equipes que brigam pelas primeiras posições do campeonato”, conclui o treinador rubro-negro Neto.