#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vai pegar fogo!

28-03-2014 | 06:50
Por Liga Nacional de Basquete

Na briga por uma vaga para os playoffs, mas ainda com mínima chance de queda, Minas recebe a Liga Sorocabana, que joga a vida na luta para se manter no NBB

Liga Sorocabana, de Ned Cox, e Minas, de Douglas Nunes. farão uma partida importantíssima neste sábado (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Liga Sorocabana, de Ned Cox, e Minas, de Douglas Nunes. farão uma partida importantíssima neste sábado (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

A 36ª rodada do NBB promete ser de tirar o fôlego. Com várias disputas em aberto na tabela de classificação, as partidas que serão disputadas neste sábado têm tudo para serem emocionantes. Um destes duelos repleto de emoção será entre Minas Tênis Clube e Liga Sorocabana, às 20 horas (de Brasília), na Arena Vivo, em Belo Horizonte.

Dono da 14ª posição até o momento, o clube da capital mineira vive um dilema, ou melhor um duplo dilema. Ainda com chance de se assumir o 12º lugar e se classificar para as Finais do maior campeonato de basquete do país, o esquadrão comandado pelo técnico argentino Carlos Romano também luta para se livrar de vez do rebaixamento para a Liga Ouro.

Com dez vitórias em 29 partidas realizadas (34,5% de aproveitamento), o Minas tem possibilidade de ultrapassar o Mogi das Cruzes/Helbor, que atualmente ocupa o 12º posto, com 12 triunfos em 30 partidas disputadas (40% de aproveitamento). Para isso ocorrer, a equipe não pode mais pensar em perder e ainda tem que torcer por tropeços de seus concorrentes – além do time paulista, o Macaé Basquete, 13º colocado, também briga pela classificação aos playoffs.

“O (Carlos) Romano fala todo dia para nós acreditarmos nessa classificação. Esse jogo será fundamental para seguirmos vivos nessa briga e vamos entrar com tudo para conseguir a vitória”, comentou o armador Elinho, do Minas.

Porém, ao mesmo tempo, a equipe de Belo Horizonte pode cair para a zona de descenso. Caso perca o duelo frente aos sorocabanos por 14 ou mais pontos de diferença e ainda saia derrotada em seus dois últimos compromissos – frente a Pinheiros/SKY e Palmeiras/Meltex, na próxima semana –, além de também Universo/Goiânia sobre o Paschoalotto/Bauru, também neste sábado, a agremiação mineira perderá posições na tabela de classificação e será relegada à Divisão de Acesso ao NBB.

“Esse jogo vai ser bem interessante. A vitória que conseguimos sobre o Paulistano na última rodada nos deu uma maior motivação na briga pelos playoffs e, apesar de ainda termos uma chance mínima de cair, também deu um sossego maior quanto ao rebaixamento. A Liga Sorocabana vai vir com tudo para esse jogo, mas estamos sonhando com os playoffs e também queremos fugir de vez da parte de baixo da tabela de classificação”, completou Elinho, que é o terceiro colocado no ranking de assistências do NBB 2013/2014, com média de 6,2 passes decisivos por jogo.

Na última rodada, o Minas venceu o vice-líder Paulistano e ganhou um fôlego extra nas briga pelos playoffs e na luta contra o rebaixamento (Orlando Bento/Divulgação)

Na última rodada, o Minas venceu o vice-líder Paulistano e ganhou um fôlego extra na briga pelos playoffs e na luta contra o rebaixamento (Orlando Bento/Divulgação)

Se o Minas ainda vive uma expectativa dupla, a Liga Sorocabana tem apenas uma coisa na cabeça: escapar do rebaixamento. Atualmente na 16ª posição, com a mesma campanha do Goiânia (nove vitórias em 31 partidas), a equipe do interior paulista, que leva a pior nos critérios de desempate, precisa de uma vitória simples em solo mineiro e de um tropeço dos representantes do Centro-Oeste do país frente ao Bauru para alcançar seu objetivo.

“Temos que fazer a nossa parte, que não será uma coisa fácil, pois derrotar o Minas Tênis em seu ginásio é muito complicado. Mas, todos os jogadores estão cientes que só isso nos mantém na divisão de elite do basquete brasileiro”, disse o técnico sorocabano Rinaldo Rodrigues

Caso vença o Minas e os goianos também triunfem na rodada deste sábado, a equipe do interior paulista ainda tem uma chance de fugir do descenso: torcer por duas derrotas do Minas nos confrontos diante de Pinheiros e Palmeiras.

“Antes de pensar no resultado de outro jogo, temos que fazer nossa parte. Depois, vamos ver os demais resultados, pois todas as equipes vão jogar estes últimos jogos almejando alguma coisa”, completou Rinaldo.

Pivô Guilherme Hubner é uma das esperanças da Liga Sorocabana por uma vitória diante do Minas (Gaspar Nóbegra/Inovafoto)

Pivô Guilherme Hubner é uma das esperanças da Liga Sorocabana por uma vitória diante do Minas (Gaspar Nóbegra/Inovafoto)