HOJE
Vai sair faísca
Por Liga Nacional de Basquete
Dono da maior sequência de vitórias da atual temporada, líder Flamengo mede forças com o empolgado Basquete Cearense, nesta quarta-feira, no Tijuca Tênis Clube
Será um duelo de arrepiar. Nesta quarta-feira (17/02), o líder Flamengo colocará sua sequência de dez vitórias seguidas à prova diante do ótimo momento do quarto colocado Solar Cearense, que se encontra no G-4 pela primeira vez na história. Este interessante confronto entre as duas equipes será realizado no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 19h30 (de Brasília).
O atual tricampeão do NBB tem campanha de 16 vitórias em 19 partidas (84% de aproveitamento) e precisa vencer para evitar uma possível ultrapassagem do vice-líder Paschoalotto/Bauru. A equipe do técnico José Neto voltará à quadra pela competição nacional depois de 11 dias de pausa. Antes disso, levou a melhor sobre o Paulistano/Corpore, também em casa, por 75 a 65.
“É um desafio contra a melhor equipe das Américas, com um grande elenco e um técnico de primeira linha. O basquete do Flamengo é referência no Brasil. É um jogo extremamente difícil, duríssimo. Vamos enfrentar um grande time, uma torcida que inflama. Mas a nossa equipe está muito mobilizada. Espero que a gente faça um grande jogo e consiga um resultado inédito para nós”, afirmou o comandante do Basquete Cearense, Alberto Bial.
Do outro lado está o Solar Cearense, que está no G-4 pela primeira vez desde que chegou ao NBB, em 2012/2013. Com 13 vitórias em 20 jogos, a equipe do técnico Alberto Bial está na quarta colocação, com campanha idêntica à do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, que perde no desempate por confronto direto. Na última rodada, o time nordestino perdeu para o Mogi das Cruzes/Helbor, por 78 a 73, e perdeu sua invencibilidade de oito jogos na competição.
“Apesar da derrota para o Mogi, nossa equipe continua vivendo um bom momento. A equipe do Flamengo é muito qualificada, em todos os aspectos do jogo. Para conseguirmos vencer, temos que jogar cada segundo do jogo com muita inteligência e muita disposição. Mas acredito que somos capazes e vamos nos preparar da melhor forma para que isso aconteça e voltemos a trilhar o caminho das vitórias”, comentou o armador Davi Rossetto, do Basquete Cearense.
Outro ingrediente que apimentará ainda mais a disputa é o tabu que ainda perdura no confronto entre Flamengo e Basquete Cearense. Em toda a história do NBB, o clube da Gávea nunca perdeu para os representantes do Ceará – foram sete partidas, com sete vitórias rubro-negras. A última delas aconteceu no primeiro turno deste NBB, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), pelo placar de 85 a 67.
“Que a gente consiga vencer a única equipe que ainda não vencemos no NBB. Merece todo o nosso respeito, mas vamos vender muito caro qualquer tipo de resultado, porque o time está mobilizado para buscar uma reabilitação de uma derrota difícil de ser assimilada. Preparamos bem a equipe nos últimos dias para estarmos em ponto de bala, e contarmos com todos os atletas para essa batalha que estamos fazendo nesse tour por todo o Brasil”, acrescentou o treinador do Basquete Cearense.
O confronto também colocará frente a frente duas das melhores defesas da atual temporada do NBB. De um lado o Flamengo, dono da melhor defesa da competição, com média de 70,05 tentos sofridos por jogo. Enquanto isso, o Basquete Cearense permite a seus adversários apenas 74,25 pontos em média e possui a terceira defesa menos vazada do campeonato.