HOJE
Vai sair faísca
Por Liga Nacional de Basquete
Dono da maior sequência de vitórias da atual temporada, líder Flamengo mede forças com o empolgado Basquete Cearense, nesta quarta-feira, no Tijuca Tênis Clube
Será um duelo de arrepiar. Nesta quarta-feira (17/02), o líder Flamengo colocará sua sequência de dez vitórias seguidas à prova diante do ótimo momento do quarto colocado Solar Cearense, que se encontra no G-4 pela primeira vez na história. Este interessante confronto entre as duas equipes será realizado no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 19h30 (de Brasília).
O atual tricampeão do NBB tem campanha de 16 vitórias em 19 partidas (84% de aproveitamento) e precisa vencer para evitar uma possível ultrapassagem do vice-líder Paschoalotto/Bauru. A equipe do técnico José Neto voltará à quadra pela competição nacional depois de 11 dias de pausa. Antes disso, levou a melhor sobre o Paulistano/Corpore, também em casa, por 75 a 65.
“É um desafio contra a melhor equipe das Américas, com um grande elenco e um técnico de primeira linha. O basquete do Flamengo é referência no Brasil. É um jogo extremamente difícil, duríssimo. Vamos enfrentar um grande time, uma torcida que inflama. Mas a nossa equipe está muito mobilizada. Espero que a gente faça um grande jogo e consiga um resultado inédito para nós”, afirmou o comandante do Basquete Cearense, Alberto Bial.

Flamengo vem de 10 vitórias seguidas e está firme na liderança; Cearense é o 4º colocado e quer voltar a vencer (LC Moreira/Divulgação)
Do outro lado está o Solar Cearense, que está no G-4 pela primeira vez desde que chegou ao NBB, em 2012/2013. Com 13 vitórias em 20 jogos, a equipe do técnico Alberto Bial está na quarta colocação, com campanha idêntica à do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, que perde no desempate por confronto direto. Na última rodada, o time nordestino perdeu para o Mogi das Cruzes/Helbor, por 78 a 73, e perdeu sua invencibilidade de oito jogos na competição.
“Apesar da derrota para o Mogi, nossa equipe continua vivendo um bom momento. A equipe do Flamengo é muito qualificada, em todos os aspectos do jogo. Para conseguirmos vencer, temos que jogar cada segundo do jogo com muita inteligência e muita disposição. Mas acredito que somos capazes e vamos nos preparar da melhor forma para que isso aconteça e voltemos a trilhar o caminho das vitórias”, comentou o armador Davi Rossetto, do Basquete Cearense.
Outro ingrediente que apimentará ainda mais a disputa é o tabu que ainda perdura no confronto entre Flamengo e Basquete Cearense. Em toda a história do NBB, o clube da Gávea nunca perdeu para os representantes do Ceará – foram sete partidas, com sete vitórias rubro-negras. A última delas aconteceu no primeiro turno deste NBB, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), pelo placar de 85 a 67.
“Que a gente consiga vencer a única equipe que ainda não vencemos no NBB. Merece todo o nosso respeito, mas vamos vender muito caro qualquer tipo de resultado, porque o time está mobilizado para buscar uma reabilitação de uma derrota difícil de ser assimilada. Preparamos bem a equipe nos últimos dias para estarmos em ponto de bala, e contarmos com todos os atletas para essa batalha que estamos fazendo nesse tour por todo o Brasil”, acrescentou o treinador do Basquete Cearense.
O confronto também colocará frente a frente duas das melhores defesas da atual temporada do NBB. De um lado o Flamengo, dono da melhor defesa da competição, com média de 70,05 tentos sofridos por jogo. Enquanto isso, o Basquete Cearense permite a seus adversários apenas 74,25 pontos em média e possui a terceira defesa menos vazada do campeonato.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
