HOJE
Vale a liderança
Por Liga Nacional de Basquete
São José e Pinheiros se enfrentam no último jogo da fase de classificação da temporada 2011/2012. Quem vencer fica com o primeiro lugar

São José e Pinheiros duelam pela primera posição do NBB e pela vantagem nos playoffs
No último confronto da temporada regular do NBB 2011/2012, duelo entre os possíveis líderes do campeonato. O líder São José/Unimed/Vinac recebe, às 21h desta terça-feira (10), o terceiro colocado Pinheiros/SKY, no Ginásio Lineu de Moura, com transmissão ao vivo do SporTV.
Quem vencer a partida fica com o primeiro lugar da fase de classificação e garante a vantagem do mando de quadra durante toda a fase de playoffs. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
O São José assumiu a liderança na última quinta-feira, quando derrotou o Cia. do Terno/Romaço/Joinville e contou com a derrota do então líder Pinheiros para o Paulistano/Unimed. Com uma campanha de 22 triunfos em 27 jogos, os joseenses precisam da vitória contra os pinheirenses para garantir a primeira colocação e.
“Com certeza será uma grande partida, vamos jogar com uma das melhores equipes da competição e isso nos motiva ainda mais. Precisamos fazer valer o nosso mando de quadra. Lá em São Paulo, nós deixamos a vitória escapar, então esperamos que a história seja diferente desta vez”, disse o pivô Murilo, lembrando do jogo do primeiro turno quando os joseenses foram derrotados por 82 a 75.
Em caso de derrota, o time do Vale do Paraíba tem, ao menos, a segunda colocação já garantida, pois leva vantagem no confronto direto contra o Uniceub/BRB/Brasília, que hoje é o segundo colocado na tabela.
Para o Pinheiros, terceiro colocado com 21 vitórias em 27 jogos, um triunfo fora de casa garante o retorno da equipe a liderança, perdida na última quinta. Um resultado positivo provocaria um empate entre a equipe da capital e o São José, e os pinheirenses levariam vantagem no confronto direto.
“Será uma partida muito importante, ficamos 80% do campeonato na primeira colocação e agora estamos correndo atrás, precisamos ganhar pra ter o mando de quadra a nosso favor. Esse jogo tem cara de playoffs e estamos motivados para vencer”, comentou o armador Paulinho Boracini.
Apesar de jogar fora de casa, o camisa 9 garantiu que o time pinheirense não irá se intimidar com a pressão da torcida e lembrou do título paulista de 2011, conquistado pelo time da capital sobre os joseenses em pleno Lineu de Moura.
“O ginásio não é muito grande e com a torcida participativa de São José vira um caldeirão. Mas nós estamos acostumados, já fomos campeões lá dentro e temos que ter tranquilidade para sairmos de lá com a vitória”, completou Boracini.
Há, ainda, a possibilidade de um empate triplo na liderança da competição. Em caso de vitória do Pinheiros sobre o São José e do Brasília sobre o Bauru, na outra partida desta terça-feira, as três equipes terminariam o campeonato com campanhas idênticas. Nesta configuração, o Pinheiros leva vantagem sobre os rivais e ficaria em primeiro, seguido por São José e depois Brasília.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca