HOJE
Vale a vaga
Por Liga Nacional de Basquete
Seleção Brasileira precisa de vitória contra Ilhas Virgens para garantir vaga na Copa do Mundo 2019; duelo acontece nesta quinta-feira (21)
A uma vitória de garantir a vaga para a Copa do Mundo de 2019, que será realizada na China, a Seleção Brasileira de basquete terá duas oportunidades nesta janela de jogos (Ilhas Virgens e República Dominicana), ambas fora de casa, para confirmar a classificação.
O primeiro compromisso será nesta quinta-feira (21/02), contra o selecionado das Ilhas Virgens, em Saint Thomas, às 20 horas (horário de Brasília).
Na terceira colocação do Grupo F, com campanha de sete vitórias e três derrotas nas Eliminatórias, a Seleção Brasileira precisa de apenas mais um triunfo nos dois jogos restantes para se juntar aos líderes Venezuela e Canadá no campeonato mundial.
Visualizar esta foto no Instagram.
Para as duas partidas, o treinador croata Aleksandar Petrovic convocou 12 jogadores, dentre eles, dez atuam no NBB CAIXA 2018/2019: os armadores Yago Mateus (Paulistano/Corpore) e Alexey (Sesi Franca Basquete), os alas Leandrinho Barbosa (Life Fitness/Minas), Alex Garcia (Sendi/Bauru Basket), Didi (Sesi Franca Basquete) e Marquinhos (Flamengo), e os pivôs Anderson Varejão (Flamengo), Rafael Mineiro (Flamengo), Lucas Dias (Sesi Franca Basquete) e JP Batista (Mogi das Cruzes/Helbor).
Apenas o armador Rafael Luz, do MoraBanc Andorra (Liga ACB – Espanha), e o ala Vitor Benite, que defende o Cedevita Zagreb, da Croácia, atuam fora do Brasil.
A grande novidade da convocação foi o experiente ala Alex Garcia, que participou apenas da primeira janela de jogos, antes de se lesionar e ficar fora de ação por um longo tempo. O jogador que já disputou duas Olimpíadas e quatro mundiais com a Seleção Brasileira se mostrou feliz pelo retorno e espera conseguir a classificação.
“Estou muito feliz pela minha volta depois de ter participado apenas da primeira janela. Infelizmente tive a lesão que me tirou das quadras por muito tempo, mas agora é só dar sequência e classificar o Brasil para mais um Mundial nessas duas próximas partidas”, disse Alex.

Recuperado de lesão, Alex voltará a Seleção nesta quinta-feira (Giovanni Kleinübing/CBB)
Mesmo com o adversário desta quinta-feira sem chances de classificação, o “Brabo” espera uma partida complicada e com muito foco dos brasileiros para alcançar a tão sonhada vaga na Copa do Mundo.
“Eu vim na viagem assistindo ao jogo deles contra a Venezuela junto com o Cesinha, nosso assistente, e é um time perigoso. Eles não têm um padrão de jogo definido, quem pega a bola decide e na defesa é muita marcação zona. Por um lado, isso é bom para nós, já que temos bons arremessadores, mas para os jogadores com características de corte e infiltração acaba atrapalhando um pouco. É o típico jogo complicado porque você não sabe o que esperar do adversário. Por isso não podemos nos acomodar em relação a saldo ou qualquer outra vantagem, temos que entrar focados, fazer nosso jogo e não deixar nossa classificação escapar”, completou o jogador do Bauru.
Confira os próximos jogos do Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2019:
21/02 (quinta-feira)
20h – Ilhas Virgens x Brasil
25/02 (segunda-feira)
21h30 – República Dominicana x Brasil
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca