HOJE
Vale muito!
Por Liga Nacional de Basquete
Com campanhas idênticas até o momento, Limeira e Paulistano duelam nesta quinta-feira pela vice-liderança isolada do NBB 2013/2014

Paulistano, de Pilar, ou Limeira, de Dalla: quem vence e fica com a vice-liderança do NBB? (Ale da Costa/Portrait)
Um duelo da 21ª rodada do NBB 2013/2014 promete ser eletrizante. Donos da mesma campanha na maior competição de basquete do país até o momento, Winner/Kabum/Limeira e Paulistano/Unimed duelarão nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), para ver quem ficará com a vice-liderança isolada do campeonato nacional.
Com 12 vitórias em 17 jogos disputados (70,6% de aproveitamento), as equipes se encontram somente atrás do líder Flamengo na tabela de classificação. Então, o confronto desta quinta-feira será crucial para as pretensões dos times na sexta edição do NBB.
“É um jogo muito importante, pois o Paulistano é concorrente direto na classificação e para alcançarmos nosso objetivo de terminar a primeira fase entre os quatro melhores, se torna indispensável uma vitória dentro de casa”, disse o ala limeireinse Matheus Dalla
Depois de vencer seus oito primeiros compromissos no NBB 2013/2014 e ocupar por um bom tempo a ponta da tabela, Limeira passou por um momento de instabilidade. Após sofrer sua primeira derrota na competição, justamente para o Flamengo, a equipe do interior paulista passou a alternar vitórias e resultados negativos.
Mesmo com a queda de rendimento, o time dirigido pelo técnico Demétrius conseguiu seguir na parte de cima da classificação e agora tem a chance de derrotar um rival direto na briga pelas primeiras posições, atuando ao lado de sua torcida.
“A torcida é fundamental para nos apoiar e, principalmente, nos motivar durante a partida. Será um jogo duro e o barulho das arquibancadas pode fazer diferença”, completou o atual campeão do Torneio de 3 Pontos do Jogo das Estrelas do NBB.
Para figurar no pelotão de frente do NBB, Limeira tem como grande trunfo sua ótima defesa. Passadas 20 rodadas da competição, o esquadrão do Estado de São Paulo é a equipe que menos sofre pontos por partida (71,0 tentos sofridos por partida) e é justamente com um bom trabalho defensivo que os limeirenses esperam derrotar o Paulistano, dono do quarto melhor ataque do campeonato, com média de 83,6 pontos por partida.
“Nós temos que jogar com a mesma intensidade que estamos atuando. Estamos nos postando com muita força na defesa e com isso tiramos a tranquilidade do ataque adversário. Temos que continuar atuando desta maneira para conquistar esta vitória”, explicou Dalla, que na última partida do Limeira no NBB, contra o Palmeiras, somou 11 pontos e duas assistências.

Limeira possui a melhor defesa do campeonato até o momento (Brito Júnior/Divulgação)
Pelo lado do clube da capital paulista, a partida é encarada como uma decisão. Após ter sua sequência de oito triunfos consecutivos como mandante quebrada, na última rodada, diante do São José/Unimed, em partida decidida na prorrogação, a equipe comandada pelo técnico Gustavo De Conti espera levar a melhor sobre Limeira, fora de casa, para não perder o embalo no campeonato. Das últimas 12 partidas que disputou no NBB, o Paulistano saiu vitorioso em dez oportunidades.
“Será mais um jogo difícil para nós. No primeiro turno perdemos esses dois jogos seguidos, contra São José e Limeira, mas nos recuperamos e agora estamos lá em cima na tabela de classificação. Temos que nos manter focados jogo a jogo para chegarmos bem nos playoffs. Jogaremos diante de um adversário direto e uma vitória é muito importante para nossas pretensões”, disse o ala norte-americano Holloway, sexto maior cestinha do NBB até o momento, com média de 19,5 pontos por jogo.
Para vencer Limeira e se consolidar na segunda posição da tabela de classificação, o time alvirrubro precisará se superar. Com uma contusão no joelho esquerdo, o armador norte-americano Kenny Dawkins dificilmente terá condições de atuar. Com isso, o jovem Arthur Pecos, que já figurou como titular no duelo contra São José, deverá seguir no quinteto inicial.
“Sempre temos que estar prontos para as oportunidades e já tive a chance de ser titular na última partida. Tenho que estar pronto para aproveitar mais essa oportunidade e fazer um bom trabalho. É um jogo de extrema importância para o Paulistano e não só eu como todo o time precisar estar pronto”, disse o garoto Pecos, de apenas 19 anos e que marcou 15 pontos na derrota do time da capital paulista para o São José, no último sábado.

Com a provável ausência de Dawkins, armação do Paulistano ficará novamente nas mãos de Pecos (Ale da Costa/Portrait)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca