#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vale muito

24-02-2015 | 10:44
Por Liga Nacional de Basquete

Querendo fugir das últimas posições do NBB 7, Rio Claro mede forças com o empolgado Basquete Cearense, nesta quarta-feira, com transmissão ao vivo pelo site da LNB

Rio Claro e Basquete Cearense fazem confronto decisivo na parte de baixo da classificação do NBB 7 (LC Moreira/Divulgação)

Rio Claro e Basquete Cearense fazem confronto decisivo na parte de baixo da classificação do NBB 7 (LC Moreira/Divulgação)

O Rio Claro Basquete terá uma missão fundamental na briga para fugir das últimas posições da temporada 2014/2015 do NBB. Nesta quarta-feira (25/02), em duelo válido pelo complemento da 25ª rodada, a equipe do técnico Marcelo Tamião fará um confronto direto com o Basquete Cearense, no Ginásio Felipe Karam, no interior do Estado de São Paulo, às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo através do site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real).

“São duas equipes do mesmo nível. Pode acontecer a vitória para qualquer um dos lados. Cada vez mais, vamos tentar ser esse time que ganhou uma identidade, de jogadores querendo transformar esse lugar (Fortaleza) no polo do basquete, com grandes revelações. Para isso, a gente precisa de grandes resultados. Nos preparamos com muito amor. É o grande sentimento transformador. Quando trabalhos com isso, tudo pode ser viável. Viajamos com muito trabalho, planos e estratégias para fazermos um grande jogo novamente”, comentou o treinador do Basquete Cearense, Alberto Bial.

O time rio-clarense vem de derrota para o atual vice-campeão Paulistano/Unimed, em partida isolada na última sexta-feira, pelo placar de 90 a 87. Na ocasião, o clube do interior jogou desfalcada do ala/pivô Vinícius Pastor, com suspeita de dengue, assim como o jovem armador Lucas Duso e o ala/pivô Vinícius, que jogaram no sacrifício. Outra ausência foi o ala Duda Machado, que lesionou a mão e ficará do restante do NBB.

Atualmente na vice-lanterna do campeonato, a equipe do técnico Marcelo Tamião possui campanha de cinco vitórias em 23 partidas (21,7% de aproveitamento) e está com uma vitória a mais do que a Liga Sorocabana, última colocada, que tem quatro triunfos em 23 oportunidades (18,2% de aproveitamento). Se a fase de classificação acabasse hoje, os sorocabanos estariam rebaixados para a Liga Ouro, divisão de acesso ao NBB, de 2016.

Se vencer os cearenses nesta quarta-feira, o esquadrão rio-clarense não deixará a 15ª posição, já que o 14ª colocado, Unitri/Pilhas Energizer, que acumula campanha de sete êxitos em 24 oportunidades (29,1% de aproveitamento), ainda ficaria com uma vitória a mais. No entanto, os paulistas evitarão uma possível ultrapassagem da Liga Sorocabana nas rodadas seguintes em caso de novas derrotas.

+ Clique aqui e escolha os titulares de NBB Brasil e NBB Mundo para o Jogo das Estrelas 2015

Fernando Fischer, do Basquete Cearense

Basquete Cearense, de Fernando Fischer, está de olho nos playoffs do NBB 7 (LC Moreira/Divulgação)

Já o Basquete Cearense está um pouco mais distante da zona da degola e agora tem outro foco no NBB 7: os playoffs. A equipe do técnico Alberto Bial está na 13ª posição, a primeira fora da zona de classificação às Finais, com campanha de sete resultados positivos em 23 jogos no NBB (30,4% de aproveitamento), com o mesmo número de derrotas do Macaé Basquete, último time dentro do grupo dos 12 primeiros, mas que possui um jogo a mais.

Em caso de triunfo, os representantes da Região Nordeste igualarão a campanha dos macaenses, mas ainda não os ultrapassarão por ter desvantagem no confronto direto, devido a derrota no primeiro turno em Macaé (RJ), na última bola, por 78 a 77. A ultrapassagem pode acontecer na rodada seguinte, na sexta-feira (27/02), quando os cearenses enfrentam a Winner/Limeira, também fora de casa, às 21h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

“Estamos em um momento de ascensão e crescimento, com melhora do conjunto e do coletivo. A equipe vem jogando um basquete cada vez mais sólido, com uma defesa muito solidária, com muita ajuda entre todos, jogando fora as vaidades. Uma sinergia dos mais jovens com os mais experientes. É uma partida decisiva para qualquer tipo de esperança que possa haver em relação a uma classificação para a próxima fase. No jogo do turno foi muito duro”, destacou Bial.

No confronto do primeiro turno, jogando em Fortaleza (CE), o Basquete Cearense fez valer o mando de quadra e levou a melhor sobre o Rio Claro, pelo placar de 68 a 60. Com destaque para as atuações do armador Davi e o do ala Fernando Fischer, ambos com 14 pontos. Pelo lado rio-clarense, os maiores pontuadores foram o armador norte-americano Brandon Brown, ex-Basquete Cearense, e o ala/pivô Mosso, os dois com 15 tentos.