#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vale muito!

14-01-2016 | 12:16
Por Liga Nacional de Basquete

Vindo de derrota, Minas e Caxias duelam nesta quinta-feira, buscando reabilitação na temporada; A partida terá transmissão ao vivo do #NBBnaWeb, ás 19h30

Nesta quinta-feira (14/01), Decisão Engenharia/Minas e Banrisul/Caxias do Sul ficarão frente a frente, em partida válida pela 17ª rodada da temporada 2015/2016 do NBB. Em situações bem diferentes na tabela de classificação, os dois times almejam voltar a vencer pela competição. O jogo ocorrerá na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG), às 19h30 (de Brasília), e terá transmissão ao vivo do #NBBnaWeb, no site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real).

Na segunda rodada desta temporada os dois times se enfrentaram pela primeira vez na história do NBB. Em seu jogo de número dois na competição, o Caxias fez sua pior pontuação no campeonato, na derrota por 75 a 48. Desde então, as equipes tiveram mais 13 partidas nesta edição, e agora se encontram em situações distintas. Enquanto o Minas tem sete vitórias em 15 confrontos, os gaúchos têm somente quatro triunfos e na mesma quantidade de jogos.

Danilo Siqueira, do Minas, e Marcão, do Caxias

Minas e Caxias se enfrentarão pela 2ª vez na história do NBB; no 1º turno, vitória mineira, por 75 a 48 (Gabriel Lain/Divulgação)

Após dura derrota para o EC Pinheiros, por 83 a 70, jogando na própria Belo Horizonte, o Minas chegou ao quarto resultado negativo no NBB como mandante. Para se reabilitar, os mineiros contam com grandes participações de Sosa e Ansaloni, principalmente. O ala portorriquenho é o cestinha do time na temporada, com 14,4 pontos por partida, e anotou ao menos 10 tentos nos últimos seis jogos. O pivô, por sua vez, vem em grande sequência, nos oito duelos passados, o atleta tem média de 13,6 de pontuação e 7,8 nos rebotes.

O Caxias tem como grande motivação para o duelo a briga por uma vaga nos playoffs. Atualmente na 14ª colocação na tabela de classificação, o time tem uma vitória a menos que o Universo/Vitória (dono do 12º lugar). Os gaúchos, que terão o quinto jogo consecutivo fora de casa, vêm de derrota para o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, por 90 a 79, em noite espetacular da dupla candanga Deryk e Guilherme Giovannoni. O destaque da partida por parte dos sulistas foi o ala Betinho, que anotou 16 pontos, sua segunda melhor marca na temporada.

“Uma vitória é fundamental para a gente. Depois,  teremos uma boa sequência dentro da nossa casa. Voltar para Caxias com um grande resultado nos dá mais confiança para as próximas rodadas. Vamos manter o foco no Minas, com uma defesa bem postada”, analisou Gustavinho, armador do Caxias.

Donos da nona melhor defesa da temporada, que sofre 77,93 pontos por jogo, o Caxias deve focar muito de seu jogo lá atrás. Mas nem tudo é contestável na produção defensiva dos gaúchos, o time é o segundo que mais recupera bolas por partida na temporada, com 12,47, atrás apenas da Liga Sorocabana (12,67).

“Temos que impor um ritmo forte, uma defesa total desde o começo. Assim, o nosso ataque flui melhor e podemos fazer o nosso jogo. O time de Minas conta com jovens e talentosos jogadores, mas também com experiência, como do pivô Shilton. Temos que quebrar o ataque deles, com uma forte defesa”, analisa Gustavinho.