HOJE
Vale tudo!
Por Liga Nacional de Basquete
Jogando mais uma vez a vida na competição, Vasco recebe Campo Mourão, que está a uma vitória do título da Liga Ouro 2016

Após primeira vitória vascaína na série, os dois finalistas voltam a se encontrar pelo Jogo 4 da decisão, nesta terça (Luiz Pires/LNB)
Após primeira vitória carioca na decisão, CR Vasco da Gama e Campo Mourão Basquete voltam a medir forças pelas Finais da Liga Ouro 2016. O Jogo 4 da série ocorrerá novamente no Rio de Janeiro (RJ), às 19h30, desta terça-feira (07/06), e terá mais uma vez transmissão ao vivo via Facebook. Um triunfo vascaíno empata o confronto e o leva até a quinta e última partida. Já um resultado positivo por parte dos paranaenses encerra a competição e dá o título ao time.
Mais uma vez o Vasco vai para o tudo ou nada na decisão da Liga Ouro. Não pode ser diferente. A uma derrota de ver seu sonho acabar, o torcedor cruzmaltino conta com a experiência e força de seu elenco para poder ver as Finais indo ao Jogo 5. A última performance da equipe deu muita luz e esperança aos fãs do Gigante da Colina.
No Jogo 3, o cruzmaltino fez um inicio de partida arrasador, fundamental para o resultado final do duelo. Com muita intensidade defensiva e comandados pela dupla de armadores Palacios e Hélio, que somaram 13 pontos na parcial, os cariocas fizeram um período praticamente perfeito e abriram vantagem. Com 13 pontos à frente no inicio do terceiro quarto (40 a 27), a equipe carioca encaminhou de vez a vitória no período. Com grande participação coletiva ofensiva e defensivamente, o elenco comandado por Christiano Pereira venceu o time paranaense por 24 a 13 na etapa e só teve o trabalho de administrar o duelo na reta final.
A dupla de armadores (Palacios e Hélio) foi um dos pontos fundamentais no triunfo vascaíno. Únicos atletas do elenco a superar os 30 minutos dentro de quadra, os dois ditaram o ritmo cruzmaltino no duelo e saíram como cestinhas da equipe, com 16 para o argentino e 15 para o brasileiro.
“Com dois armadores em quadra facilita um pouco a organização do time. Ainda mais contra uma equipe como Campo Mourão, que pressiona muito a bola, atua com defesa alta, subindo e pressionando. Tem muitas equipes jogando desta forma, não é novidade. Na última partida encaixou, conseguimos abrir a quadra. Claro que sozinhos não conseguiríamos nada. O mais importante foi a grande exibição do time e temos que atuar assim na terça-feira”, afirmou Hélio.

Com 15 pontos no Jogo 3, Hélio foi um dos principais responsáveis pela bela atuação vascaína e primeira vitória da equipe na série (Luiz Pires/LNB)
Com rendimento muito abaixo das duas partidas anteriores, durante grande parte do Jogo 3, mais uma vez o Campo Mourão fez um bom quarto período e chegou a esboçar uma reação, mas já era tarde demais. Os destaques do time paranaense neste domingo foram Milton Garner, com 15 pontos e três rebotes, e Vinícius Teló, que anotou dez tentos e pegou quatro sobras.
Nos dois jogos anteriores, ambos em Campo Mourão (PR), a história foi diferente. Os confrontos primaram pelo equilíbrio durante os três primeiros quartos e a força mourãoense demonstrada na etapa final.
No primeiro duelo, as duas equipes terminaram empatadas ao fim do terceiro quarto. Com uma defesa intensa e Vinícius Teló e Alexey inspirados, com 11 e nove pontos na parcial, respectivamente, os donos da casa bateram a equipe carioca por 28 a 13 na etapa final e saíram na frente na decisão, na vitória, por 89 a 74.
No Jogo 2 a história não foi diferente. Perdendo por um ponto no começo do quarto final, mais uma vez os donos da casa foram superiores e levaram a segunda vitória na série. Comandados pelo quarteto Alexey, Garner, Teló e Ted, que juntos anotaram 19 pontos na parcial, e empurrados por sua torcida, o Campo Mourão bateu o Vasco, por 21 a 15, na etapa, e ampliou sua vantagem nas Finais da Liga Ouro 2016, com o triunfo, por 77 a 72.

Nos dois primeiros jogos da série, o Campo Mourão mostrou sua força no quarto período e abriu 2 a 0 (Luiz Pires/LNB)
Com isso, mesmo com a derrota no último domingo, a equipe paranaense continua em uma condição favorável na série. O elenco comandado por Emerson de Souza precisa de uma vitória, nas duas partidas que restam, para alcançar o título da Liga Ouro 2016 e ter o direito de pleitear uma vaga no NBB CAIXA 2016/2017.
Caso a vitória fique com os mandantes, a série voltará para a cidade paranaense para o Jogo 5, no Ginásio de Esportes JK, no próximo domingo (12/06), às 19 horas (de Brasília), também com transmissão ao vivo via Facebook.
Confira o calendário completo das Finais da Liga Ouro 2016:
– Campo Mourão Basquete (1º) 2 x 1 CR Vasco da Gama (2º)
Jogo 1 – Campo Mourão 89 x 74 Vasco
Jogo 2 – Campo Mourão 77 x 72 Vasco
Jogo 3 – Vasco 79 x 64 Campo Mourão
Jogo 4 – 07/06 (terça-feira), às 19h30, no Ginásio Vasco da Gama, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo no Facebook
Jogo 5* – A definir
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca