HOJE
Vale demais
Por Liga Nacional de Basquete
Vindo de grande vitória, Cearense visita o Caxias nesta terça em duelo direto por um lugar no G-8; partida terá transmissão ao vivo do SporTV
O jogo do NBB CAIXA 2017/2018 desta terça-feira no SporTV vale muito. Vindo de grande vitória sobre o Mogi das Cruzes/Helbor, o Solar Cearense visitará o Banrisul/Caxias Basquete, no Ginásio Vasco da Gama, na Serra Gaúcha, às 19h30, com transmissão ao vivo do “Canal Campeão”.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.
Depois do expressivo triunfo sobre o terceiro colocado Mogi, no último sábado, o time nordestino assumiu a nona posição e colou no Caxias, dono da oitava colocação. Com o mesmo número de jogos (22), a diferença entre as duas equipes é de apenas uma vitória – os gaúchos têm 11 triunfos contra dez dos cearenses.
“A nossa equipe gosta de jogar com confiança, nada melhor como uma partida como foi contra o Mogi, para elevar essa confiança, esse conforto, para as partidas no sul. Serão jogos duríssimos e não adianta ganhar um jogo como esse, e tropeçar em uma partida “teoricamente” mais fácil. Então vamos continuar concentrados e fazer o que estamos executando corretamente”, disse o armador Davi Rossetto, herói da vitória sobre Mogi.
No entanto, para ultrapassar o Caxias já nesta terça, o Basquete Cearense precisará de uma vitória por dez ou mais pontos. Isso porque o time do Sul venceu o primeiro duelo entre as equipes por 76 a 67 e, para levar vantagem no confronto direto (primeiro critério de desempate), o time do técnico Alberto Bial precisa de um triunfo mais largo.
Mais do que apenas “uma posição”, o duelo entre Caxias e Basquete Cearense pode ser decisivo para o caminho das equipes nos playoffs. As equipes que ficam entre o quinto e oitavo lugares possuem o mando de quadra na primeira rodada do mata-mata e decidem um possível Jogo 5 em casa.
Também vindo de vitória, diante da Liga Sorocabana, o Caxias conta com o fator casa a seu favor. Nesta temporada, a equipe da Serra Gaúcha disputou dez partidas no Ginásio Vasco da Gama e somou seis vitórias.
“Eles vêm motivados. Será um jogo que a gente imagina muito equilibrado e espero que o nosso fator casa possa ajudar. Estamos vindo de uma vitória nossa contra a LSB, tudo isso possa nos ajudar a ter imposição de ritmo desde o início da partida e conseguir a vitória”, disse o comandante gaúcho Rodrigo Barbosa.
Desfalques de pesos
O time nordestino terá ausências importantes no jogo desta terça. Dono de grandes atuações e pré-selecionado para o Jogo das Estrelas, o pivô Leozão foi desqualificado da partida contra Mogi e cumprirá suspensão automática diante do Caxias. Já Fiorotto sofreu uma grave lesão no joelho e ficará de fora do restante da temporada.
Sem seu principais pivôs, o técnico Alberto Bial deve usar mais uma vez Felipe Ribeiro como referência no garrafão. O experiente ala/pivô já atuou desta maneira no duelo contra Mogi após a expulsão de Leozão, ainda no primeiro tempo.