HOJE
Valeu, Flamengo!
Por Liga Nacional de Basquete
Dono de grandes conquistas em sua trajetória no basquete, Flamengo adiciona página histórica ao se tornar o 1º time a enfrentar franquia da NBA no Brasil
O Flamengo não conseguiu sair da HSBC Arena com a vitória contra o Orlando Magic neste sábado (17/10), porém o resultado passou longe de ser negativo. Campeão de tudo que disputou nos últimos anos, a equipe rubro-negra adicionou mais uma página importante em sua rica história no basquete brasileiro.
Ao entrar em quadra na partida válida pelo NBA Global Games, contra o Orlando Magic, o time comandado pelo técnico José Neto fez história, ao ser a primeira equipe brasileira a mandar uma partida contra uma franquia da NBA. Isso sem dúvidas é um grande feito para o Flamengo e para o basquete brasileiro, mesmo com o resultado final da partida.
“Quando a gente ganha muito, desaprendemos a perder. Após o jogo eu fiquei com um sentimento ruim em relação ao nosso desempenho na partida, mas estávamos enfrentando uma equipe que disputa o melhor campeonato de basquete do mundo. Depois de ver um pouco do vídeo e esfriar a cabeça, só tenho orgulho em poder participar desse momento”, comentou o técnico do Flamengo, José Neto.

A noite foi histórica para o Flamengo, que se tornou a primeira equipe brasileira e enfrentar um time da NBA no Brasil (Divulgação/Inovafoto)
Ainda no assunto da relação entre a liga norte-americana e o Flamengo, o time carioca já havia escrito seu nome na história do basquete brasileiro na temporada passada, quando foi para os Estados Unidos realizar uma série de três partidas válidas pela pré-temporada da NBA e se tornou o primeiro time do Brasil a conquistar tal feito – marco que o Paschoalotto/Bauru também atingiu nesta temporada.
Na ocasião, o Flamengo enfrentou em sequência Phoenix Suns, o próprio Orlando Magic e finalizou sua excursão pelos Estados Unidos com a partida contra o Memphis Grizzilies. O clube da Gávea não conseguiu vencer nenhum dos jogos, porém o fato histórico contou muito mais do que qualquer vitória.
“É um motivo de orgulho muito grande para mim sempre representar a camisa do Flamengo. Cresci dentro do Maracanã vendo o Zico jogar, nunca imaginei que eu pudesse dar a alegria que eu dei para essa torcida maravilhosa, que pudesse conquistar os títulos que eu conquistei, é sensacional ver que sou uma figura importante para a história do clube”, comentou o ala Marcelinho Machado, que foi homenageado durante um dos pedidos de tempo da partida.

Destaque do Flamengo na primeira partida contra o Orlando, com 20 pontos, o experiente Marcelinho Machado voltou a ser protagonista do Flamengo em um jogo contra o Magic (Divulgação/Inovafoto)
Voltando para a realidade do Flamengo, a equipe carioca possui mais destaque ainda. Maior campeão da história do NBB, com quatro títulos, o time do técnico José Neto defende a incrível sequência de três conquistas seguidas no maior campeonato de basquete do Brasil.
E a série de conquistas da equipe rubro-negra se expande do continente Sul-Americano até em âmbito mundial. Em 2014, o Flamengo foi avassalador durante toda a sua campanha na Liga das Américas e conquistou o troféu de campeão do torneio de clubes mais importante da América-Latina. Na temporada seguinte, o clube carioca fez campanha praticamente idêntica, porém foi derrotado na semifinal e fechou o torneio com a medalha de bronze.
Com o título de campeão da Liga das Américas 2014, o Flamengo conquistou a vaga para disputar a Copa Intercontinental da FIBA daquele ano e fez bonito. Diante do Maccabi Tel-Aviv (ISR), campeão da Euroliga, na HSBC Arena, mesmo palco do jogo entre Flamengo e Magic, a equipe rubro-negra foi derrotada na primeira partida da decisão, porém venceu tranquilamente o segundo e último jogo da série e adicionou mais um troféu de campeão.
Com a grande vitória sobre a equipe israelense, o Flamengo conquistou o primeiro título mundial de sua história no basquete, deu o segundo troféu de campeão do mundo de basquete do Brasil e devolveu o basquete brasileiro ao lugar mais alto do pódio da Copa Intercontinental após 35 anos da conquista do Sírio sobre o Bosna Sarajevo, da antiga Iugoslávia.
Com tantas conquistas e feitos históricos em um espaço de tempo tão curto, o torcedor flamenguista não tem do que reclamar e só tem que se orgulhar, já como dizem os próprios: “o basquete é o orgulho da nação”.

Na HSBC Arena, Flamengo levou a melhor sobre o Maccabi e garantiu o histórico título da Copa Intercontinental de Clubes (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca