HOJE
Valeu, Franca!
Por Liga Nacional de Basquete
Equipe do técnico Hélio Rubens encerra participação na Liga das Américas com vitória sobre o Fuerza Regia, do México, por 89 a 83

Créditos: FIBA Américas
Em seu último desafio em Cancún, o Vivo/Franca enfrentou o time mexicano Fuerza Regia, que estava com uma vitória e uma derrota na competição. Para passar para a segunda etapa da Liga das Américas, a missão francana não era fácil: a equipe precisava vencer por 57 pontos de diferença e torcer por um resultado postivo do time argentino La Union Formosa contra o Pioneros de Quintana Roo no jogo que encerraria as competições do Grupo A. Apesar de não conseguir o feito, o time da capital do basquete ganhou a partida por 89 a 83 e terminou a Liga das Américas com uma vitória importante para o elenco.
Para Hélio Rubens, este resultado positivo demonstra o poder de superação da equipe francana. “Não conseguimos a classificação, mas vencemos o time que ganhou do Pioneros, donos da casa e equipe contra a qual não conseguimos passar. Essa vitória mostra como estamos crescendo e sempre nos superando. Além disso, vencer nos dá moral e confiança no nacional. Vamos com muita motivação para o NBB”, afirmou o técnico francano.
O grande destaque do jogo ficou por conta do norte-americano Eddie Basden, cestinha do confronto ao marcar 34 pontos. Drudi, com 16 pontos e 16 rebotes, também teve grande atuação na partida.
O time francano fez um bom primeiro tempo e venceu os dois primeiros quartos do jogo: a parcial inicial terminou com a equipe brasileira cinco pontos à frente, 25 a 20, e o segundo quarto teve vantagem de quatro tentos para a agremiação de Franca. Dessa forma, o plantel de Hélio Rubens foi para o intervalo com uma diferença de nove pontos ao seu favor (48 a 39).
A equipe mexicana encostou no placar no terceiro período de jogo e tirou a diferença para três pontos. O time francano ainda conseguiu se recuperar, mas permitiu a virada do Fuerza Regia, que foi para os últimos dez minutos vencendo a partida.
No período final, Basden roubou uma bola e converteu dois ataques consecutivos para colocar o Franca novamente na liderança. Ainda assim, a equipe adversária não deixava o plantel de Hélio Rubens abrir vantagem e a igualdade imperou até o final da partida. O time de Franca teve frieza e equilíbrio para administrar a diferença e vencer o jogo por seis pontos.
Os francanos encerraram a competição na terceira colocação, com uma vitória e duas derrotas. Os mexicanos do Pioneros de Quintana e os argentinos do La Union de Formoza se classificaram para a próxima fase da Liga das Américas, com duas vitórias em três partidas.
Confira quais foram os resultados do Grupo A da Liga das Américas:
24/02 (Sexta-feira)
Fuerza Regia (MEX) 73 x 98 La Union de Formoza (ARG)
Pioneros de Quintana (MEX) 104 x 73 Vivo/Franca
25/02 (Sábado)
La Union de Formoza (ARG) 92 x 75 Vivo/Franca
Pioneros de Quintana (MEX) 86 x 92Fuerza Regia (MEX)
26/02 (Domingo)
Vivo/Franca 89 x 83 Fuerza Regia (MEX)
Pioneros de Quintana (MEX) 96 x 94 La Union de Formoza (ARG)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca