HOJE
Valeu, Franca!
Por Liga Nacional de Basquete
Equipe do técnico Hélio Rubens encerra participação na Liga das Américas com vitória sobre o Fuerza Regia, do México, por 89 a 83
Em seu último desafio em Cancún, o Vivo/Franca enfrentou o time mexicano Fuerza Regia, que estava com uma vitória e uma derrota na competição. Para passar para a segunda etapa da Liga das Américas, a missão francana não era fácil: a equipe precisava vencer por 57 pontos de diferença e torcer por um resultado postivo do time argentino La Union Formosa contra o Pioneros de Quintana Roo no jogo que encerraria as competições do Grupo A. Apesar de não conseguir o feito, o time da capital do basquete ganhou a partida por 89 a 83 e terminou a Liga das Américas com uma vitória importante para o elenco.
Para Hélio Rubens, este resultado positivo demonstra o poder de superação da equipe francana. “Não conseguimos a classificação, mas vencemos o time que ganhou do Pioneros, donos da casa e equipe contra a qual não conseguimos passar. Essa vitória mostra como estamos crescendo e sempre nos superando. Além disso, vencer nos dá moral e confiança no nacional. Vamos com muita motivação para o NBB”, afirmou o técnico francano.
O grande destaque do jogo ficou por conta do norte-americano Eddie Basden, cestinha do confronto ao marcar 34 pontos. Drudi, com 16 pontos e 16 rebotes, também teve grande atuação na partida.
O time francano fez um bom primeiro tempo e venceu os dois primeiros quartos do jogo: a parcial inicial terminou com a equipe brasileira cinco pontos à frente, 25 a 20, e o segundo quarto teve vantagem de quatro tentos para a agremiação de Franca. Dessa forma, o plantel de Hélio Rubens foi para o intervalo com uma diferença de nove pontos ao seu favor (48 a 39).
A equipe mexicana encostou no placar no terceiro período de jogo e tirou a diferença para três pontos. O time francano ainda conseguiu se recuperar, mas permitiu a virada do Fuerza Regia, que foi para os últimos dez minutos vencendo a partida.
No período final, Basden roubou uma bola e converteu dois ataques consecutivos para colocar o Franca novamente na liderança. Ainda assim, a equipe adversária não deixava o plantel de Hélio Rubens abrir vantagem e a igualdade imperou até o final da partida. O time de Franca teve frieza e equilíbrio para administrar a diferença e vencer o jogo por seis pontos.
Os francanos encerraram a competição na terceira colocação, com uma vitória e duas derrotas. Os mexicanos do Pioneros de Quintana e os argentinos do La Union de Formoza se classificaram para a próxima fase da Liga das Américas, com duas vitórias em três partidas.
Confira quais foram os resultados do Grupo A da Liga das Américas:
24/02 (Sexta-feira)
Fuerza Regia (MEX) 73 x 98 La Union de Formoza (ARG)
Pioneros de Quintana (MEX) 104 x 73 Vivo/Franca
25/02 (Sábado)
La Union de Formoza (ARG) 92 x 75 Vivo/Franca
Pioneros de Quintana (MEX) 86 x 92Fuerza Regia (MEX)
26/02 (Domingo)
Vivo/Franca 89 x 83 Fuerza Regia (MEX)
Pioneros de Quintana (MEX) 96 x 94 La Union de Formoza (ARG)