#JOGAJUNTO

Copa Super 8

Vice com orgulho

04-02-2024 | 04:23
Por Juvenal Dias

A UNIFACISA terminou a Copa Super 8 com a segunda colocação, que consagra uma campanha história do Jack na edição de 2024, independentemente da derrota na final para o Flamengo

Nem sempre histórias bonitas têm finais esperados. Muitas vezes nem é um ponto final de uma trajetória. A UNIFACISA, que tornou-se o grande conto da Copa Super 8 de 2024, é a prova de que a competição, não teve o final dos sonhos, mas que foi mais um passo dado dentro de um projeto maior do basquete dentro de Campina Grande e do Nordeste. O Jack ficou com o vice-campeonato com a derrota para o Flamengo por 83 a 77, no entanto, o time mostrou que é capaz de fazer jogo duro e vencer outros times mais tradicionais do NBB CAIXA independentemente do local do duelo. O planejamento da equipe paraibana agora é conquistar uma classificação entre as primeiras colocações na tabela para seguir bem nos playoffs.

André Góes recebendo o troféu de vice-campeão da Copa Super 8. Foto: Bruno Lorenzo/ LNB

A campanha da UNIFACISA começou com o time classificando-se em sexto no primeiro turno do NBB CAIXA, com um desfalque importante durante quase boa parte desse período, que foi o ala/pivô Antônio. Mesmo assim, o técnico César Guidetti reinventou o time para não cair seu rendimento. Sua missão na Copa Super 8 era das mais difíceis, pois sua trajetória teve pelo caminho nada menos do que o terceiro, o segundo e o primeiro colocados da primeira metade do principal campeonato de basquete do país, sempre decidindo fora de sua arena. Precisaria ter uma semana perfeita para bater o Sesi Franca, campeão do torneio de 2020 e 2023, o Minas, campeão em 2022, e o Flamengo, campeão em 2018 e 2021. Aliás, buscava também ser a primeira equipe da região Nordeste a conquistar uma vitória na Copa Super 8.

Assim, contra um Pedrocão acostumado a grandes decisões, superou o Sesi Franca em um eletrizante 94 a 92, com o armador Trevor Gaskins como cestinha do Jack, com 18 pontos e o pivô Guilherme Hubner anotando um duplo-duplo, com 16 pontos e 13 rebotes e 26 de eficiência. Desse modo, a equipe viajou para fazer a semifinal na Arena UniBH, em Belo Horizonte, contra o Minas. Com uma nova vitória de tirar o fôlego, eliminou o time da casa com o placar de 91 a 86, com o armador Facundo Corvalán sendo o cestinha do time com 17 pontos, mas o novo duplo-duplo de Hubner, com 16 pontos, 10 rebotes e 23 de eficiência, o colocou como principal concorrente ao troféu de MVP da Copa Super 8 pela UNIFACISA.

Mas o conto de Jack, o eliminador de gigantes, terminou no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O Flamengo fez prevalecer a melhor campanha da primeira metade do NBB CAIXA e venceu a UNIFACISA, se tornando a primeira equipe tricampeã da competição. Do lado da equipe paraibana, não faltou entrega, mesmo estando a 18 pontos de desvantagem nos momentos finais do terceiro quarto. O time foi buscar, dificultou a vida flamenguista, diminuindo a diferença para quatro pontos, mas sucumbiu no final, mesmo com Corvalán anotando 20 pontos e Rafael Rachel anotando um duplo-duplo com 19 pontos e 11 rebotes e a maior eficiência entre todos os jogadores da final, com 25.

Antônio e Guilherme Hubner comemorando a classificação contra Sesi Franca. Foto: Marcos Limonti/ SFB

Ao final da partida, André Góes, o capitão da UNIFACISA recebeu o troféu de vice-campeão e lamentou a derrota, sem deixar de refletir como a equipe deve se comportar até o final da temporada regular do NBB CAIXA:

“Foi uma semana quase perfeita, era uma situação bem difícil pela nossa colocação, ter que vencer o terceiro, o segundo e o primeiro fora de casa para conquistarmos o título. Quase deu, mas, mesmo assim, temos muito do que nos orgulhar da nossa equipe. Hoje tivemos um lapso, um pequeno momento muito ruim, de uns cinco minutos que nos custaram a partida. Temos muito a melhorar ainda, saber que, se quisermos sonhar alto no NBB CAIXA, temos que buscar as colocações mais altas para não ficarmos novamente nessa situação de ter que bater todos esses times fora de casa, que é algo realmente difícil. Provamos que dá, mas, se conseguirmos nos classificar mais acima, poderemos sonhar ainda mais no NBB CAIXA”.

Outras páginas serão escritas ainda nesta temporada para a UNIFACISA, a próxima já será nesta terça-feira (06/02), às 19h30, no clássico regional contra o Fortaleza Basquete Cearense, de volta à Arena UNIFACISA, com transmissão da Rede Ita e do YouTube do NBB CAIXA. Mas o que fica é a certeza de que há um trabalho consolidado e bem feito, não só na universidade e no hospital de referência na região, mas também dentro da quadra com a bola laranja.

Confira a trajetória do Jack na Copa Super 8:

Quartas de final:

(3º) Sesi Franca 92 x 94 UNIFACISA (6º) – Ginásio Pedrocão
(2º) Minas 73 x 69 Fortaleza BC (7º) – Arena UniBH
(4º) R10 Score Vasco 62 x 76 Paulistano (5º) – São Januário
(1º) Flamengo 86 x 67 Bauru (8º) – Maracanãzinho

Semifinais:

(2º) Minas 86 x 91 UNIFACISA (6º) – Arena UniBH
(1º) Flamengo 83 x 82 Paulistano (5º) – Maracanãzinho

Final:

(1º) Flamengo 83 x 77 UNIFACISA (6º) – Maracanãzinho

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.