#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Valeu demais!

28-09-2014 | 04:07
Por Liga Nacional de Basquete

Empolgação e explosão de alegria: Flamengo é só sorrisos depois de fazer história e conquistar o inédito título do Mundial Interclubes

Selfie do título: jogadores do Flamengo fizeram muita festa com o título mundial (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Selfie do título: jogadores do Flamengo fizeram muita festa com o título mundial (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

O início da tarde deste domingo foi histórico para o Flamengo. Ao vencer o Maccabi Tel-Aviv, de Israel, por 90 a 77, a equipe rubro-negra se sagrou campeã da Copa Intercontinental 2014, o popular Mundial Interclubes de basquete. E o clima após a histórica e inédita não poderia ser outro: empolgação e explosão de alegria.

“O Flamengo mostrou sua grandiosidade de jogo. Nós enfrentamos uma grande equipe, que com todos os méritos conquistou a Euroliga e o Flamengo conseguiu superá-los. É um mérito muito grande dos jogadores, que se doaram e entenderam a proposta de jogo tática diante do Maccabi”, disse o treinador rubro-negro, José Neto.

Após serem derrotados na primeira partida da Copa Intercontinental por três pontos de diferença, os atuais bicampeões do NBB entraram em quadra neste domingo precisando de uma vitória por quatro ou mais pontos para ficar com o título. Sem se deixar levar pela pressão de ter que reverter o cenário frente aos atuais campeões da Euroliga, o time rubro-negro fez uma partida impecável e não deu chances aos israelenses.

“A gente esperava um jogo duro, difícil. Sabíamos que no primeiro jogo o aproveitamento tinha sido muito baixo e que no Jogo 2 seria diferente. Tínhamos que segurar o ímpeto ofensivo tanto deles quanto nosso. Mais do que isso é o mérito da equipe de poder conter um ataque tão forte quanto o Maccabi e controlar isso até o fim e ainda abrir uma diferença. Entedemos a necessidade de como jogar. Essa equipe é craque em se superar e hoje foi uma prova disso”, exaltou Neto.

Capitão Marcelinho foi o responsável por levantar a taça da Copa Intercontinental (Gaspar Nóbegra/FIBA Américas)

Capitão Marcelinho foi o responsável por levantar a taça da Copa Intercontinental (Gaspar Nóbegra/FIBA Américas)

Depois de conquistar o bicampeonato do NBB e o inédito título da Liga das Américas – competição que levou a equipe à disputa da Copa Intercontinental 2014 – na última temporada, o Flamengo um novo “ano basquetetebolístico” com a maior das conquistas de sua história: o título mundial.

“É um orgulho muito grande poder fazer história no meu clube do coração. Era o título que nos faltava, era a cereja do bolo, mas a gente não está satisfeito. A gente vai buscar os outros títulos que tem pela frente. Liga das Américas, NBB, Campeonato Carioca. Jogar no Flamengo, a gente tem sempre obrigação de vencer, sempre. O que existe é um comprometimento muito grande com a história desse clube, com essa camisa desse clube, e acho que o basquete honra muito essa tradição”, disse o capitão Marcelinho.

Para vencer o Mundial, a equipe flamenguista teve um curto período de preparação. Com muitos atletas e inclusive seu técnico na disputa da Copa do Mundo, a equipe esteve completa para os treinamento há apenas duas semanas e precisou acelerar os passos para poder subir ao topo do mundo.

“A verdade é que é um sonho cumprido, poder vencer uma final de mundial de clubes, com somente duas semanas de treinamento é incrível. Estou muito grato a todos no Flamengo que confiaram em mim para fazer parte desse time campeão”, disse o argentino Herrmann, grande reforço do Flamengo para a temporada 2014/2015 e dono de boas atuações nos dois jogos da Copa Intercontinental.