#JOGAJUNTO

Mais basquete

Vamos, Brasília!

10-11-2015 | 12:19
Por Liga Nacional de Basquete

Em Montevidéu (URU), Brasília inicia disputa no primeiro quadrangular semifinal da Liga Sul-Americana 2015, nesta terça-feira, contra o Obras Sanitarias (ARG)

Nesta terça-feira (10/11), em Montevidéu (URU), o UniCEUB/BRB/Brasília iniciará sua caminhada no primeiro quadrangular semifinal da Liga Sul-Americana 2015 em busca de uma vaga na final. O primeiro adversário da equipe do técnico José Vidal na disputa será o Obras Sanitarias (ARG), às 19h45 (de Brasília), em partida transmitida ao vivo para todo o país através dos canais SporTV.

Junto dos candangos e do Obras, o primeiro quadrangular semifinal, que terá suas partidas realizadas no Palácio Peñarol, na capital uruguaia, ainda conta com a presença do anfitrião Malvin (URU), oponente brasileiro no grupo nesta quarta-feira (11/11), às 22 horas (de Brasília), e de mais uma argentino, o Quilmes, que enfrentará o time do Distrito Federal na quinta-feira (12/11), às 19h45.

“Estamos muito focados para essa fase semifinal da Liga Sul-Americana. São três equipes muito fortes e a gente já sabe o que tem que fazer: na defesa, imprimir o ritmo e, no ataque, entrar forte e concentrado, como temos feito até agora. Nosso time bastante homogêneo e o ritmo não cai. Vamos fortes e concentrados para tentar sair com essa vitória, para tentarmos chegar à final”, disse Jefferson Campos, do Brasília.

Brasília, do armador Fúlvio, brigará por uma vaga na final da Liga Sul-Americana 2015 (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Brasília, do armador Fúlvio, brigará por uma vaga na final da Liga Sul-Americana 2015 (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Na fase de grupos, o Brasília garantiu a classificação ao quadrangular semifinal logo na segunda rodada do Grupo B, após duas vitórias nas duas primeiras partidas, contra Quilmes (ARG) e Colo-Colo (CHI). Depois, já garantido na próxima fase, foi derrotado pelos donos da casa, o Atenas (URU), e ficou com a vice-liderança da chave, que foi realizada em Santiago (CHI).

Já no NBB, a fase dos brasilienses também é bastante favorável. Nas duas primeiras partidas, duas vitórias, ambas fora de casa. Na rodada inicial, o triunfo foi sobre o estreante Banrisul/Caxias do Sul, pelo placar de 91 a 82, e na segunda, a vítima foi o Pinheiros, que viu os candangos dominarem a partida em pleno Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), e levar a melhor, pelo placar de 93 a 68.

“Todos os três adversários serão muito difíceis, mas as vitórias até aqui deixaram a equipe confiante. Estamos conscientes da dificuldade e do que precisamos fazer para conquistar a vaga”, pontuou o ala/pivô e capitão do Brasília, Guilherme Giovannoni, que até o momento é o cestinha da temporada 2015/2016 do NBB, com média de 22,0 pontos por jogo.

“Nossa expectativa é a melhor possível. Estamos em uma boa crescente e queremos manter isso a cada jogo, evoluindo cada vez mais. Sair daqui com a vaga na final é nosso grande objetivo e vamos lutar muito por ele”, declarou o ala Arthur, do Brasília.

Com duplo-duplo de Guilherme Giovannoni, Brasília bateu o Quilmes na abertura do Grupo C da Sul-Americana 2015 (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Brasília classificou-se na 2ª colocação do Grupo B, com 2 vitórias em 3 jogos  (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Diferentemente das edições anteriores, a Liga Sul-Americana 2015 não terá o tradicional Final Four. Nesta edição, os dois quadrangulares semifinais classificarão somente os respectivos primeiros colocados de cada grupo para uma única final, que será decidida em uma melhor de três. Assim como nas temporadas anteriores, o campeão estará garantido na próxima Liga das Américas.

Além da vaga ao campeão, a Liga Sul-Americana também o brasileiro mais bem classificado à Liga das Américas. Isso acontece por conta da saída do Limeira, que terminou o último NBB em terceiro e tinha lugar garantido na “Libertadores do Basquete”. Ou seja, mesmo em caso de título de Mogi, Brasília ou Franca, outro time do NBB também estará na próxima edição da maior competição da América Latina.

Depois da definição do primeiro finalista da Liga Sul-Americana, será realizado o segundo quadrangular semifinal do torneio, entre a próxima terça e quinta-feira (17 a 19 de novembro), na Venezuela, com a presença dos brasileiros Mogi das Cruzes/Helbor e Franca Basquete, além do anfitrião Guaros de Lara e do San Martin de Corrientes (ARG).

Confira as partidas do primeiro quadrangular semifinal da Liga Sul-Americana 2015:

Sede: Palacio Peñarol – Montevidéu (URU)

– 10/11 (terça-feira)
19h45 – Obras Sanitarias (ARG) x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília
22h – Malvin (URU) x Quilmes de Mar del Plata (ARG)

– 11/11 (quarta-feira)
19h45 – UniCEUB/Cartão BRB/Brasília x Malvin (URU)
22h – Quilmes de Mar del Plata (ARG) x Obras Sanitarias (ARG)

– 12/11 (quinta-feira)
19h45 – Quilmes de Mar del Plata x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília
22h – Malvin (URU) x Obras Sanitarias (ARG)