#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Vamos lá, Bauru!

15-03-2015 | 12:38
Por Liga Nacional de Basquete

Bauru desafia Pioneros na grande decisão da Liga das Américas 2015 e tentar dar terceiro título seguido a uma equipe brasileira no torneio

Bauru chega à final com sete vitórias em sete jogos na Liga das Américas (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Bauru chega à final com sete vitórias em sete jogos na Liga das Américas (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Chegou a hora da grande decisão da Liga das Américas 2015. Único invicto da competição, o Paschoalotto/Bauru desafiará o Pioneros de Quintana Roo, do México, neste domingo, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Marcanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), na luta pelo título do principal torneio interclubes do continente. O duelo decisivo será transmitido ao vivo no SporTV 2.

Depois de superar o tradicional Peñarol de Mar del Plata (ARG) em uma das semifinais, o time do interior paulista tentará dar o terceiro título seguido ao Brasil na Liga das Américas. As duas últimas edições da competição foram vencidas pelo Pinheiros/SKY (2013) e pelo Flamengo (2014).

Ao longo de sua trajetória na Liga das Américas 2015, o time que ocupa a liderança do NBB 7 já venceu seu rival na decisão. Na última rodada da segunda fase, em Cancún, no México, os comandados do técnico Guerrinha contaram com grande atuação do armador Ricardo Fischer, autor de 19 pontos, oito assistências e seis rebotes, e venceram o Pioneros, pelo placar de 92 a 79. O resultado deixou Bauru na liderança do Grupo E.

“Conhecemos bem o time do Pioneros e estudamos bastante como eles jogam. Temos que continuar jogando com a mesma intensidade das partidas anteriores se quisermos vencer. Tivemos um bom desempenho na semifinal e conseguimos uma vitória expressiva sobre um time muito duro. Mas agora é a hora da decisão e sei que podemos render ainda mais”, disse o técnico bauruense Guerrinha.

No entanto, para a decisão, o esquadrão de Quintana Roo chega embalado pela dramática vitória sobre o atual campeão e anfitrião do Final Four, Flamengo. Em duelo decidido apenas na prorrogação, o time mexicano contou com dois lances livres de Soriano a pouco mais de três segundos para o fim para vencer por 82 a 81 e evitar a segunda final brasileira consecutiva na Liga das Américas.

“Bauru é um time top. Eles têm um elenco muito qualificado e vários jogadores podem decidir uma partida. Acho também que eles têm um poderio de rebotes maior do que o Flamengo e estamos atentos a isso. Se vacilarmos, eles irão tentar abrir diferença no placar. Então temos que fazer um jogo muito estudado se quisermos nos sagrar campeões”, declarou o portorriquenho Manuel Cintrón, treinador do Pioneros.

Campeão da Liga das Américas em 2012, o Pioneros tentará seu segundo título continental. Por sua vez, Bauru tenta conquistar o inédito troféu e manter aproveitamento de se sagrar campeão de todas as competições que disputou na temporada. Até então, a equipe paulista disputou e venceu o Campeonato Paulista, a Liga Sul-Americana e os Jogos Abertos do Interior.

Junto do título do maior campeonato de clubes das Américas, o vencedor do duelo entre Bauru e Pioneros ainda garantirá vaga na Copa Intercontinental 2015. Pelo terceiro ano seguido, o campeão da Liga das Américas desafiará o campeão da Euroliga na briga pelo título mundial.

Pioneros derrotou o Flamengo na semifinal e busca seu segundo troféu da Liga das Américas (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Pioneros derrotou o Flamengo na semifinal e busca seu segundo troféu da Liga das Américas (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Antes da decisão, às 18 horas (de Brasília), Flamengo e Peñarol de Mar del Plata (ARG) disputarão o terceiro lugar, também com transmissão ao vivo dos canais SporTV.