HOJE
Vamos nessa, Brasília!
Por Liga Nacional de Basquete
Na ASCEB, Brasília inicia série melhor de três da decisão da Liga Sul-Americana 2015 diante do San Martín de Corrientes (ARG) nesta quinta-feira, ao vivo no SporTV
Chegou a hora da grande final da Liga Sul-Americana 2015. De um lado, o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, duas vezes campeão do torneio (2010 e 2013). Do outro, o San Martín de Corrientes, invicto até então e que vai em busca de seu primeiro título do continente. A série melhor de três da decisão terá início nesta quinta-feira, no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), às 20h15 (de Brasília), e terá transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Por ter tido uma campanha melhor em relação aos brasileiros, o clube argentino tem o mando de quadra no confronto da final e fará os Jogos 2 e 3 (se necessário) em sua casa. Após a abertura da série, o segundo duelo será realizado na próxima quarta-feira (09/12), em Corrientes (ARG), às 20h15 (de Brasília), enquanto que um possível terceiro jogo está programado para o dia seguinte (10/12), no mesmo horário. Ambos os duelos também terão transmissão do SporTV.
“O San Martin vem jogando muito bem, mostra disso é que está invicto ainda nesta Liga Sul-americana. Jogam com uma defesa muito agressiva e gostam de correr a quadra, mas se conseguirmos diminuir o ritmo de jogo deles, as nossas chances aumentam”, comentou o ala/pivô Guilherme Giovannoni. “Temos que tentar tirar proveito desse primeiro confronto em casa, para poder deixá-los pressionados nas partidas que serão disputadas na Argentina”, completou o capitão do Brasília.
Na atual edição da Sul-Americana, o Brasília foi o líder do Grupo C da fase classificatória, realizado em Santiago (CHI), com duas vitórias – sobre Quilmes (ARG) e Colo-Colo (CHI) – e uma derrota na rodada final – para o Atenas (URU). Já na fase semifinal, no qual fez parte do Grupo E, sediado em Montevidéu (URU), a equipe do técnico José Vidal avançou à decisão ao vencer todos os três jogos que fez, diante de Obras Sanitárias (ARG), Quilmes (ARG) e Malvin (URU).
Por sua vez, o San Martín é dono da melhor campanha do torneio e está invicto até então. Na primeira fase, gabaritou o Grupo A, realizado em Mogi das Cruzes (SP), com vitórias sobre o anfitrião Mogi das Cruzes/Helbor, Trouville (URU) e Deportes Castro (CHI). Já na etapa semifinal, os argentinos tornaram a bater os mogianos e passaram pelo Grupo F, que aconteceu Barquisimeto (VEN), com 100% de aproveitamento, ao vencer também o Franca Basquete e o dono da casa Guaros de Lara.
“Fizemos uma semifinal incrível em Montevidéu. Nossa equipe fez uma pré-temporada muito forte e desde o início mostramos que éramos candidatos à classificação para essa final da Sul-Americana. Trabalhamos duro, lutamos muito e conseguimos. As duas equipes, nós e o San Martín, chegam fortalecidas da semifinal e sabemos que podemos surpreender ganhando como visitantes. Creio que será uma grande final”, declarou o armador Fúlvio, do Brasília.
No NBB, o Brasília tem campanha de três vitórias e três derrotas (50% de aproveitamento), todas elas nas três últimas rodadas, para Universo/Vitória, Franca Basquete e Paschoalotto/Bauru, estas duas últimas em casa, no Ginásio da ASCEB. Já o San Martín também tem campanha regular na Conferência Norte da Liga Argentina, com oito triunfos e dez resultados negativos (44,4 % de aproveitamento), um deles na última rodada, para o La Union.
“Quanto mais jogos disputarmos antes da decisão, melhor. Conseguir pegar o ritmo de competição rapidamente é sempre uma preocupação aqui em Brasília, porque temos um campeonato local muito forte, que é o NBB. Por isso, trataremos de aproveitar algumas partidas do NBB antes da final para chegar ainda mais afiados”, concluiu Fúlvio, de 34 anos, que disputará sua primeira final de Liga Sul-Americana na carreira.
Mas o confronto que vale o título envolve muito mais do que somente Brasília e San Martín. Se tratando dos países, Brasil e Argentina travam um duelo acirrado no torneio e são os dois únicos países campeões da Liga Sul-Americana. Os ‘”hermanos” estão na frente no geral, com 12 conquistas, enquanto que os brasileiros ganharam sete vezes, sendo as duas últimas consecutivas, com o Paschoalotto/Bauru (2014) e o próprio Brasília (2013).
“Estamos muito animados e focados para a disputa de mais um título internacional. Sabemos que isso representa muito para a nossa equipe, para a cidade de Brasília e para o basquete brasileiro. O Brasília foi campeão em outras duas oportunidades, mas esse ano temos um plantel quase todo diferente dos outros títulos conquistados, com vários jogadores que ainda não ganharam a Sul-Americana. Por isso queremos ser campeões e não deixar passar essa oportunidade de fazer história”, finalizou o ala/pivô Cipolini, do Brasília.
Para a série decisiva, Brasília terá um importante retorno. Após mais de três semanas de tratamento, o ala Arthur Belchor está recuperado da lesão no músculo adutor da coxa esquerda que o deixou de fora de seis partidas consecutivas da equipe. O último jogo o camisa 4 foi no dia 10 de novembro, contra os argentinos do Obras Sanitarias nas semifinais da Liga Sul-Americana.
“Estou me sentindo bem. Treinei normalmente nos últimos dias e não sinto dor na coxa. Ainda não sei quanto tempo vou conseguir jogar em alta intensidade pela falta de ritmo, mas farei meu melhor quando estiver na quadra”, disse o atleta.
Confira as datas e os horários* das partidas da final da Liga Sul-Americana 2015:
– 03/12 (Quinta-feira)
20h15 – UniCEUB/Cartão BRB/Brasília x San Martín de Corrientes – ao vivo no SporTV
– 09/12 (Quarta-feira)
20h15 – San Martín de Corrientes x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília – ao vivo no SporTV
– 10/12 (Quinta-feira)
20h15 – San Martín de Corrientes x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília – ao vivo no SporTV
*Horário de Brasília