HOJE
Vamos nessa, Brasília!
Por Liga Nacional de Basquete
Na ASCEB, Brasília inicia série melhor de três da decisão da Liga Sul-Americana 2015 diante do San Martín de Corrientes (ARG) nesta quinta-feira, ao vivo no SporTV

Diante do San Martín, Brasília brigará pelo tricampeonato da Liga Sul-Americana (José Jimenez Tirado/FIBA Américas)
Chegou a hora da grande final da Liga Sul-Americana 2015. De um lado, o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, duas vezes campeão do torneio (2010 e 2013). Do outro, o San Martín de Corrientes, invicto até então e que vai em busca de seu primeiro título do continente. A série melhor de três da decisão terá início nesta quinta-feira, no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), às 20h15 (de Brasília), e terá transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Por ter tido uma campanha melhor em relação aos brasileiros, o clube argentino tem o mando de quadra no confronto da final e fará os Jogos 2 e 3 (se necessário) em sua casa. Após a abertura da série, o segundo duelo será realizado na próxima quarta-feira (09/12), em Corrientes (ARG), às 20h15 (de Brasília), enquanto que um possível terceiro jogo está programado para o dia seguinte (10/12), no mesmo horário. Ambos os duelos também terão transmissão do SporTV.
“O San Martin vem jogando muito bem, mostra disso é que está invicto ainda nesta Liga Sul-americana. Jogam com uma defesa muito agressiva e gostam de correr a quadra, mas se conseguirmos diminuir o ritmo de jogo deles, as nossas chances aumentam”, comentou o ala/pivô Guilherme Giovannoni. “Temos que tentar tirar proveito desse primeiro confronto em casa, para poder deixá-los pressionados nas partidas que serão disputadas na Argentina”, completou o capitão do Brasília.
Na atual edição da Sul-Americana, o Brasília foi o líder do Grupo C da fase classificatória, realizado em Santiago (CHI), com duas vitórias – sobre Quilmes (ARG) e Colo-Colo (CHI) – e uma derrota na rodada final – para o Atenas (URU). Já na fase semifinal, no qual fez parte do Grupo E, sediado em Montevidéu (URU), a equipe do técnico José Vidal avançou à decisão ao vencer todos os três jogos que fez, diante de Obras Sanitárias (ARG), Quilmes (ARG) e Malvin (URU).

Invicto até aqui, San Martín comemorou a inédita vaga na final e está em busca de seu primeiro título sul-americano na história (José Jimenez Tirado/FIBA Américas)
Por sua vez, o San Martín é dono da melhor campanha do torneio e está invicto até então. Na primeira fase, gabaritou o Grupo A, realizado em Mogi das Cruzes (SP), com vitórias sobre o anfitrião Mogi das Cruzes/Helbor, Trouville (URU) e Deportes Castro (CHI). Já na etapa semifinal, os argentinos tornaram a bater os mogianos e passaram pelo Grupo F, que aconteceu Barquisimeto (VEN), com 100% de aproveitamento, ao vencer também o Franca Basquete e o dono da casa Guaros de Lara.
“Fizemos uma semifinal incrível em Montevidéu. Nossa equipe fez uma pré-temporada muito forte e desde o início mostramos que éramos candidatos à classificação para essa final da Sul-Americana. Trabalhamos duro, lutamos muito e conseguimos. As duas equipes, nós e o San Martín, chegam fortalecidas da semifinal e sabemos que podemos surpreender ganhando como visitantes. Creio que será uma grande final”, declarou o armador Fúlvio, do Brasília.
No NBB, o Brasília tem campanha de três vitórias e três derrotas (50% de aproveitamento), todas elas nas três últimas rodadas, para Universo/Vitória, Franca Basquete e Paschoalotto/Bauru, estas duas últimas em casa, no Ginásio da ASCEB. Já o San Martín também tem campanha regular na Conferência Norte da Liga Argentina, com oito triunfos e dez resultados negativos (44,4 % de aproveitamento), um deles na última rodada, para o La Union.
“Quanto mais jogos disputarmos antes da decisão, melhor. Conseguir pegar o ritmo de competição rapidamente é sempre uma preocupação aqui em Brasília, porque temos um campeonato local muito forte, que é o NBB. Por isso, trataremos de aproveitar algumas partidas do NBB antes da final para chegar ainda mais afiados”, concluiu Fúlvio, de 34 anos, que disputará sua primeira final de Liga Sul-Americana na carreira.

Brasília, de Fúlvio, vem de três derrotas consecutivas no NBB, mas promete chegar “afiado” para a disputa do título da Sul-Americana (Brito Júnior/Divulgação)
Mas o confronto que vale o título envolve muito mais do que somente Brasília e San Martín. Se tratando dos países, Brasil e Argentina travam um duelo acirrado no torneio e são os dois únicos países campeões da Liga Sul-Americana. Os ‘”hermanos” estão na frente no geral, com 12 conquistas, enquanto que os brasileiros ganharam sete vezes, sendo as duas últimas consecutivas, com o Paschoalotto/Bauru (2014) e o próprio Brasília (2013).
“Estamos muito animados e focados para a disputa de mais um título internacional. Sabemos que isso representa muito para a nossa equipe, para a cidade de Brasília e para o basquete brasileiro. O Brasília foi campeão em outras duas oportunidades, mas esse ano temos um plantel quase todo diferente dos outros títulos conquistados, com vários jogadores que ainda não ganharam a Sul-Americana. Por isso queremos ser campeões e não deixar passar essa oportunidade de fazer história”, finalizou o ala/pivô Cipolini, do Brasília.
Para a série decisiva, Brasília terá um importante retorno. Após mais de três semanas de tratamento, o ala Arthur Belchor está recuperado da lesão no músculo adutor da coxa esquerda que o deixou de fora de seis partidas consecutivas da equipe. O último jogo o camisa 4 foi no dia 10 de novembro, contra os argentinos do Obras Sanitarias nas semifinais da Liga Sul-Americana.
“Estou me sentindo bem. Treinei normalmente nos últimos dias e não sinto dor na coxa. Ainda não sei quanto tempo vou conseguir jogar em alta intensidade pela falta de ritmo, mas farei meu melhor quando estiver na quadra”, disse o atleta.
Confira as datas e os horários* das partidas da final da Liga Sul-Americana 2015:
– 03/12 (Quinta-feira)
20h15 – UniCEUB/Cartão BRB/Brasília x San Martín de Corrientes – ao vivo no SporTV
– 09/12 (Quarta-feira)
20h15 – San Martín de Corrientes x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília – ao vivo no SporTV
– 10/12 (Quinta-feira)
20h15 – San Martín de Corrientes x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília – ao vivo no SporTV
*Horário de Brasília
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca