#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vantagem?

28-04-2017 | 04:06
Por

Oito das primeiras 11 partidas das quartas de final do NBB CAIXA 2016/2017 foram vencidas pela equipe que jogou fora de casa

Série entre Brasília e Bauru teve 100% de vitórias dos visitantes nos três primeiros jogos (Brito Junior/Divulgação)

Durante toda a fase de classificação do NBB CAIXA, as equipes lutam para chegar aos playoffs com a melhor colocação possível. Ter o mando de quadra e jogar em casa é sempre considerado positivo, ainda mais na fase decisiva do maior campeonato de basquete do país.

Apoio da torcida, a “quadra que os jogadores conhecem” e não precisar viajar são alguns dos elementos que fazem um jogo em casa ser mais vantajoso na visão de atletas e comissão técnica. Mas nas quartas de final do NBB CAIXA 2016/2017 essas regalias parecem não estar surtindo efeito.

Das 11 partidas disputadas até esta sexta-feira (28/04), oito foram vencidas pelas equipes que jogaram fora de casa. Na série entre UniCEUB/BRBCARD/Brasília e Gocil/Bauru Basket, por exemplo, os visitantes venceram todas as partidas – os candangos venceram no Panela de Pressão e os paulistas triunfaram nas duas partidas na Asceb.

“Vivenciamos o momento de cada partida e tivemos oportunidade de fechar o primeiro jogo da série, mas não conseguimos. Mesmo perdendo a primeira partida, fomos com confiança pros dois jogos em Brasília. Playoff é isso, a confiança que você adquiri na série é o que vai te dando uma força a mais para vencer as partidas mesmo fora de casa”, analisou o comandante bauruense Demétrius Ferraciú.

Outro confronto apenas com triunfo dos visitantes até o momento é entre Mogi dad Cruzes/Helbor e Universo/Vitória. Empatado em 1 a 1, a série teve triunfos do time do Alto do Tietê em Salvador e do clube rubro-negro no Ginásio Hugo Ramos.

Pinheiros venceu o Jogo 3 no RJ e se manteve vivo na série (João Neto/LNB)

Já no duelo entre Flamengo e EC Pinheiros, duas das três partidas foram vencidas pela equipe que jogou fora de casa. Os cariocas abriram a série vencendo na capital paulista e depois ampliaram a vantagem com a única vantagem do mandante no confronto. Só que no Jogo 3, o time de São Paulo levou a melhor no Rio de Janeiro e forçou a realização do Jogo 4.

“Primeiro esse número mostra o equilíbrio das equipes do NBB CAIXA. É importante para a liga ter times próximos em nível técnico, deixa o campeonato mais interessante. Mas muito desse número se deve também à maturidade dos atletas, que estão sentindo menos pressão quando vão jogar fora de casa. Sabemos que jogamos contra torcida adversária e que não é fácil, mas o jogo é na quadra. A torcida ajuda o time da casa, mas se o visitante mantiver o foco dentro da quadra dificilmente isso influencia”, analisou o técnico César Guidetti, do Pinheiros.

Outro série que aderiu à “regra” foi Franca Basquete e Paulistano/Corpore. Na noite desta quarta-feira, o clube da capital paulista calou os mais de 5.400 torcedores no Ginásio Pedrocão (recorde da equipe na temporada) e venceu o Jogo 3 da série pelo placar de 69 a 66.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira o calendário completo das quartas de final do NBB CAIXA 2016/2017:

– Flamengo (1º) 2 x 1 EC Pinheiros (8º)

Jogo 1 – Pinheiros 85 x 96 Flamengo
Jogo 2 – Flamengo 83 x 73 Pinheiros
Jogo 3 – Flamengo x Pinheiros
Jogo 4 – 01/05 (Segunda-feira), às 19 horas, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – data e horário a definir

– Mogi das Cruzes/Helbor (2º) 1 x 1 Universo/Vitória (7º)

Jogo 1 – Vitória 83 x 89 Mogi
Jogo 2 – Mogi 83 x 87 Vitória
Jogo 3 – 29/04 (Sábado), às 14 horas, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP) – ao vivo na Band
Jogo 4 – 02/05 (terça), às 21h30, no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (BA) – ao vivo no #NBBnaWEB
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP)

– Franca Basquete (3º) 1 x 2 Paulistano/Corpore (6º)

Jogo 1 – Paulistano 80 x 65 Franca
Jogo 2 – Franca 92 x 79 Paulistano
Jogo 3 – Franca 66 x 69 Paulistano
Jogo 4 – 02/05 (Terça-feira), às 19h30, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP)

– UniCEUB/BRBCARD/Brasília (4º) 1 x 2 Gocil/Bauru Basket (5º)

Jogo 1 – Bauru 87 x 88 Brasília
Jogo 2 – Brasília 73 x 77 Bauru
Jogo 3 – Brasília 76 x 85 Bauru
Jogo 4 – 30/04 (Domingo), às 18h30, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF)

*Se necessário

Paulistano, de Georginho, levou a melhor sobre o Franca em pleno Pedrocão na noite desta sexta-feira (Newton Nogueira/Franca Basquete)