HOJE
Gigante de volta!
Por Liga Nacional de Basquete
Vasco anuncia projeto profissional visando o retorno à elite do basquete nacional
A comunidade do basquetebol comemora uma grande novidade relacionada a uma das suas mais tradicionais marcas. Em comunicado publicado em seu site oficial na tarde desta quarta-feira (21), o Clube de Regatas Vasco da Gama anunciou o início de um projeto que tem como objetivo a volta de sua equipe de basquete profissional à elite da modalidade, o NBB, na temporada 2023/2024. A equipe carioca permanece associada à Liga Nacional de Basquete, mas não disputa o Novo Basquete Brasil desde a temporada 2019/2020.
A iniciativa é liderada por Pedro Ortega, novo diretor de Basquete do Cruzmaltino, que segundo o clube atuará na captação de patrocínios e na gestão do projeto profissional. Ortega terá ao seu lado um nome de peso no comando técnico da divisão de basquete: Gegê Chaia, armador com longa carreira no NBB, tendo sido campeão por Flamengo e Bauru Basket e feito trabalhos marcantes vestindo as camisas de Corinthians, Pato Basquete, 123 Minas e Tijuca Tênis Clube. Gegê, inclusive, foi um dos homenageados no último Jogo das Estrelas, no Rio de Janeiro, por toda sua contribuição ao mais importante campeonato de basquete do Brasil.
O projeto vascaíno começará a ser implantado em janeiro de 2023. Duas novidades já foram anunciadas pelo clube como as primeiras nesta nova etapa do basquetebol cruzmaltino: a volta do trabalho nas categorias de base e a intenção de participar da próxima edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), que o Vasco já disputou em 2022.
Uma história de dar orgulho ao torcedor
O basquete sempre foi uma modalidade esportiva que mexeu com o coração de milhões de torcedores vascaínos em todo o Brasil. A tradição vem desde 1920, quando o departamento de basquete foi criado no clube de São Januário. Desde então, o Vasco coleciona duas Ligas Sul-Americanas, dois Sul-Americanos de Clubes Campeões, dois Campeonatos Brasileiros (pré-NBB) e 16 Campeonatos Cariocas. Depois de vencer a Liga Ouro em 2016, o Cruzmaltino disputou as temporadas de 2016/2017, 2017/2018 e 2018/2019 do NBB.
A equipe do Rio de Janeiro tem também a honra de ter sido a primeira do país a enfrentar um time da NBA, o San Antonio Spurs de Tim Duncan, no Mc Donald’s Championship, em 1999. À época o elenco vascaíno era fortíssimo, contando com nomes como o americano Charles Byrd, o dominicano José Vargas, e os brasileiros Sandro Varejão, Rogério e Demétrius Ferracciú, hoje técnico do Club Athletico Paulistano.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca