HOJE
Vem, Felício!
Por Liga Nacional de Basquete
Com corte de Anderson Varejão, jovem pivô Cristiano Felício, do Chicago Bulls, é convocado para os Jogos Olímpicos do Rio 2016

Felício participou da preparação para a última Copa do Mundo, em 2014, mas acabou cortado; agora, terá a chance de jogar a Olimpíada (Divulgação/Inovafoto)
A vaga deixada por Anderson Varejão, cortado com hérnia de disco lombar, já tem dono. Trata-se do pivô Cristiano Felício, do Chicago Bulls, que aos 24 disputará sua primeira Olimpíada da carreira. A decisão foi publicada pela Confederação Brasileira Basketball (CBB) na noite desta quarta-feira, logo após o anúncio do corte de Varejão.
A convocação de Felício não poderia vir em momento melhor. O jogador foi campeão e um dos grandes destaques da Summer League da NBA pelos Bulls, com média de 19,4 minutos, 7,9 pontos, 5,9 rebotes. Na final do torneio, na vitória sobre o Minnesota Timberwolves, por 84 a 82, Felício anotou 12 pontos, oito rebotes e três assistências do brasileiro.
+Quer saber tudo que rola nos Jogos Olímpicos do Rio 2016? Clique aqui e veja as notícias
Pela Seleção Brasileira, Felício disputou o Mundial Sub-19 na Letônia em 2011 e os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (MEX), ambos em 2011. Depois, esteve presente na Copa América de 2013 e no Sul-Americano de 2014 com o selecionado verde-amarelo adulto.
Nascido em Pouso Alegre (MG), Felício é cria da LDB. O jogador estreou na competição com apenas 19 anos, vestindo o uniforme do Minas. Pela equipe de BH, a então jovem promessa também deu seus primeiros passos no NBB CAIXA. Na temporada 2011/2012 da competição, o pivô começou a ganhar destaque em âmbito profissional, ao atuar em 26 partidas do maior campeonato de basquete brasileiro, com médias de 19,3 minutos, 8,8 pontos e 4,6 rebotes por jogo.
Após a temporada 2011/2012, Felício se transferiu para o Flamengo e manteve seu processo de evolução. Com o uniforme rubro-negro, o pivô foi bicampeão do NBB CAIXA e campeão da LDB. Em 2014, apesar do vice-campeonato da competição sub-22, o atleta foi eleito o Jogador Mais Eficiente do campeonato, com médias de 17,2 pontos, 15,0 rebotes, 1,7 assistências e 25,95 de eficiência, ao longo das 20 partidas disputadas. Além disso, conquistou a Liga das Américas e o Mundial de Clubes 2014.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
