#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vem jogão aí!

18-11-2016 | 12:12
Por Liga Nacional de Basquete

Com equilíbrio histórico no NBB CAIXA, Paulistano e Franca ficam frente a frente, nesta sexta, com transmissão ao vivo via Facebook Live

Equipes de grande tradição no basquete brasileiro, Paulistano/Corpore e Franca Basquete/Magazine Luiza vão para o seu 25º confronto na história do NBB CAIXA. Embalado após grande vitória sobre o Gocil/Bauru Basket, o time da capital paulista receberá o esquadrão francano, que vem de derrota para a LSB/Uniso, nesta sexta-feira (18/11), às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo via Facebook Live do #NBBnaWeb.

Presentes na competição desde sua primeira edição, Paulistano e Franca tem equilíbrio no confronto direto dentro do NBB CAIXA. Ao todo, são 24 partidas entre os times, com 14 vitórias francanas, contra dez dos rivais. Se o retrospecto da equipe da capital paulista é inferior no geral, o alvirrubro leva vantagem nos jogos mais recentes, com quatro resultados positivos nos últimos cinco duelos.

Esse ano, pelo Campeonato Paulista, os dois times se enfrentam na primeira e na última rodada da fase de classificação, e o equilíbrio se fez presente. Em jogos muito disputados, melhor para os francanos nos dois confrontos, com vitórias por 84 a 74, em casa, e 93 a 89, na capital paulista.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

No NBB CAIXA 2016/2017, o Paulistano estreou com dolorosa derrota. Algoz do time nos playoffs da competição estadual e na fase semifinal da Liga Sul-Americana 2016, o Mogi das Cruzes/Helbor também bateu o time da capital paulista no início do principal campeonato de basquete do Brasil. Dominantes desde o primeiro tempo da partida, os mogianos contaram com grande atuação de Tyrone e venceram, por 86 a 55, dentro de casa.

Georginho, do Paulistano

Um dos destaques da vitória do Paulistano sobre o Bauru, Georginho terminou a partida com 15 pontos, quatro rebotes e sete assistências (delima/dubem)

Na rodada seguinte, o Paulistano respondeu a derrota em sua estreia na mesma moeda, diante do Bauru. Em sua primeira partida em casa na competição, o elenco comandado por Gustavo De Conti dominou os bauruenses a partir do segundo quarto e venceu, por 90 a 66, com grande atuação de Georginho (15 pontos, quatro rebotes e sete assistências), Jhonathan (17 pontos, quatro rebotes e quatro assistências) e Renato Carbonari (cestinha do time, com 18 pontos).

“A gente precisa trabalhar com a defesa pressionada e saída em transição, acho que essa é nossa maior arma para o jogo contra o Franca. É necessário saber administrar a partida estando à frente ou atrás no placar, no jogo de cinco contra cinco”, disse o armador Georginho, do Paulistano.

“Pra gente tem que ser indiferente jogar em casa ou fora. A gente tem que fazer com que qualquer quadra seja um ambiente favorável para o time”, completou o camisa 32 da equipe da capital paulista.

+Clique aqui e confira a matéria completa da partida entre Paulistano e Bauru

A trajetória francana no NBB CAIXA 2016/2017 também se iniciou com resultado negativo. Com o Ginásio Pedrocão lotado, a equipe paulista recebeu o atual tetracampeão Flamengo e foi derrotada. No jogo seguinte, o time do técnico Helinho Garcia se reabilitou e venceu o Macaé.

No entanto, na última quarta-feira (16/11), o Franca visitou a LSB/Uniso e novamente acabou derrotado. Com desfalque do armador Coelho e do ala Isaac, o time francano não encontrou seu melhor basquete e perdeu, por 86 a 77.

+Clique e confira a matéria completa da partida entre Liga Sorocabana e Franca

Para o duelo contra o Paulistano,  Franca não poderá contar com Coelho e Isaac novamente. O armador foi diagnosticado com uma lesão no músculo adutor da coxa direita. Já o ala se recupera de um edema ósseo no pé direito.

“Precisamos entrar com mais energia do que na última partida. Além disso, temos que melhorar a defesa, os rebotes, e realizar os ataques com mais tranquilidade e precisão. Assim podemos conquistar o triunfo, mesmo jogando fora de casa”, disse o armador Alexey, que substituirá Coelho no quinteto titular.

O duelo marcará a estreia de Dedé Stefanelli pelo Franca nesta edição do NBB CAIXA. Steven Toyloy, que jogou pela primeira vez contra a LSB, também estará em quadra pela equipe do interior paulista.

Coelho, do Franca

Após perderem na estreia, Franca recebeu o Macaé e conquistou seu primeiro triunfo no NBB CAIXA 16/17 (Igor do Vale/Divulgação)