#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vencer ou voltar para casa

22-05-2014 | 03:01
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de duas vitórias para cada lado na série semifinal, Paulistano e São José decidem quem fará a Final do NBB contra o Flamengo

Quezada, do São José, e Dawkins, do Paulistano

Empatados em 2 a 2, Paulistano e São José decidem vaga na Final da sexta edição do NBB (João Pires/LNB)

Não tem mais jeito. Chegou a hora de o segundo finalista da sexta edição do NBB ser conhecido. Depois de duas vitórias para cada lado na série semifinal, Paulistano/Unimed e São José/Unimed decidirão nesta sexta-feira, às 21 horas (de Brasília), no Ginásio Antonio Prado Junior, na capital paulista, quem enfrentará o atual campeão Flamengo na grande decisão da temporada 2013/2014 do maior campeonato de basquete do país. O duelo será transmitido ao vivo pelos canais SporTV.

Nas quatro primeiras partidas do confronto, cada equipe venceu um jogo como mandante e outro visitante. Agora, dono de melhor campanha na fase de classificação – o Paulistano foi segundo enquanto que São José ficou na sexta posição –, o clube da cidade de São Paulo terá o direito de jogar em casa o duelo decisivo.

Até hoje, quatro séries semifinais chegaram ao quinto jogo na história do NBB e em três delas o time que jogou em casa levou a melhor – o UniCEUB/BRB/Brasília foi o único a quebrar a escrita, no NBB 2011/2012, diante do Pinheiros/SKY. Além disso, a equipe dirigida pelo técnico Gustavo De Conti ainda conta com o retrospecto de ter vencido 16 dos 21 jogos que disputou como anfitrião na atual temporada da competição nacional.

O São José, por sua vez, já decidiu quatro séries de playoff na quinta e decisiva partida, com três êxitos, sendo um deles na semifinal, contra o Flamengo, na temporada 2011/2012, e outro fora de casa, nas quartas de final da temporada, sobre o UniCEUB/BRB/Brasília, na capital federal.

“Jogo 5 é sempre um jogo tenso. Eu acho que será um jogo bem tenso. Mas estaremos em casa, precisamos estar mais tranquilos, manter sempre a cabeça no lugar, para vencermos o jogo e chegar à Final”, comentou o ala/pivô Pilar, do Paulistano.

“Jogo 5 não é loteria, é um jogo de concentração, de emoção, é um jogo de quem quer mais. Vamos lá no Paulistano para ganhar”, afirmou o ala/pivô e capitão do São José, Jefferson William. “Nosso time já mostrou em diversas vezes que cresce nos momentos decisivos e agora não está sendo diferente”, completou o camisa 10 joseense.

Dawkins, do Paulistano

Vice-líder da fase de classificação e dono do mando de quadra na série, Paulistano decidirá vaga na Final em casa  (João Pires/LNB)

Outra fonte de inspiração para o Paulistano é a maneira com que a equipe chegou às semifinais. Na fase anterior, diante do Vivo/Franca, a equipe passou pela mesma situação e obteve êxito. Assim como na série contra os joseenses, Holloway, Dawkins, Pilar e cia. venceram as partidas de número um e três e o duelo se encaminhou para o quinto jogo. Então, ao lado de sua torcida, o time de São Paulo venceu a partida decisiva e seguiu vivo no campeonato.

“Da série passada aprendemos que temos que ter mais concentração. Tivemos bastante concentração contra Franca e acho que esse foi um dos fatores fundamentais para nossa chegada até a semifinal. Para esse jogo entraremos com mais calma para vencermos e conseguirmos a vaga na Final”, concluiu Pilar.

Mas duas das cinco derrotas do Paulistano em casa foram diante do São José. Na fase de classificação e na segunda partida do confronto que vale um a vaga na Final do NBB 2013/2014, o esquadrão do Vale do Paraíba foi até a capital paulista e levou a melhor sobre a agremiação alvirrubra.

Para o duelo que decidirá o segundo finalista do NBB6, o São José entrará em quadra sem o pivô Caio Torres, que sofreu uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito no Jogo 3 da série, e sem o ala/pivô Alex Oliveira, com uma lesão muscular na coxa que o deixou ausente desde a terceira partida da série.

Confira o calendário completo da série entre Paulistano e São José:

Jogo 1 – Paulistano 88 x 71 São José
Jogo 2 – Paulistano 78 x 83 São José
Jogo 3 – São José 74 x 80 Paulistano
Jogo 4 – São José 96 x 68 Paulistano
Jogo 5 – 23/05 (sexta-feira), às 21 horas – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)

Ginásio Antonio Prado Junior

Ginásio Antonio Prado Junior será o palco do duelo que definirá um dos finalistas do NBB6 (João Pires/LNB)