#JOGAJUNTO

LDB

Venceu e convenceu

Rio Claro Basquete RCB 75
x
60 Botafogo BOT
16
1ºQ
X
12
23
2ºQ
X
14
11
3ºQ
X
20
25
4ºQ
X
14

Praia Clube (Quadra 3)

24 de julho de 2015

Após abrir grande vantagem na primeira etapa, Rio Claro vê Botafogo esboçar reação, mas conta com último período fulminante para estrear com vitória na LDB 2015

DOCUMENTOS:
Súmula
75
X
60
75
PTS
60
11
A3C
4
14
A2C
18
14
LLC
12
32
RT
26
16
ASS
8

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Rio Claro Basquete estreou com vitória na edição 2015 da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Com grande desempenho na primeira etapa e também no último período, a equipe do interior do Estado de São Paulo não deu chances para o Botafogo e saiu do Praia Clube, em Uberlândia (MG), com a grande vitória, por 75 a 60, na partida válida pela 1ª rodada do campeonato Sub-22.

Para sair de quadra com a vitória por 15 pontos de diferença, o Rio Claro contou com grande desempenho do ala/armador Assmann (Leonardo), autor de 20 pontos em 29 tentados (69% de aproveitamento), 15 deles anotados somente no último período. Quem também se destacou na equipe rioclarense foi o ala/pivô Tom, dono de duplo-duplo de 11 pontos e 13 rebotes. Pelo lado do Botafogo os destaques foram o ala/armador David, com 15 pontos, e o ala Alan, autor de 11 tentos.

“Estamos treinando há bastante tempo e vemos o resultado positivo dentro de quadra. Hoje foi o meu dia, amanhã pode ser de um outro companheiro pois nosso time é muito coletivo. Espero que possamos ter mais vitórias desta forma na competição”, comentou Assmann, cestinha da partida com 20 pontos.

Autor de 20 pontos, o ala/armador Leonardo foi o grande destaque da vitória do Rio Claro (Raphael Oliveira/LNB)

Autor de 20 pontos, o ala/armador Leonardo foi o grande destaque da vitória do Rio Claro na estreia da LDB 2015 (Raphael Oliveira/LNB)

Após a vitória nesta sexta, o Rio Claro agora só pensa no duelo contra o atual vice-campeão Flamengo, que acontece neste sábado (25/07), às 16 horas (de Brasília). Já o Botafogo enfrentará o Franca Basquete, também neste sábado, às 14 horas.

“A gente precisa melhorar nosso começo de jogo. Nossa equipe é muito aguerrida mas começou a marcar forte muito tarde e isso não pode acontecer. Nosso time é mais baixo, temos o retrospecto da equipe na edição passada e temos que se recuperar logo”, comentou o ala/armador David, destaque da equipe carioca.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceira com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

O Jogo

Apresentando uma melhor organização ofensiva, a equipe do interior do Estado de São Paulo começou melhor a partida e chegou a esboçar abrir uma boa vantagem ainda na primeira metade do período inicial, quando teve a chance de abrir sete pontos com um lance livre. Os arremessos da linha dos três pararam de cair para Rio Claro, a equipe carioca diminuindo a desvantagem, até que pela primeira fez no jogo tomou a liderança do marcador: 10 a 9. Já nos minutos finais, o arremesso de fora voltou a cair e o jogo dentro do garrafão funcionou novamente para a equipe rioclarense, que fechou o período inicial na frente (16 a 12).

A equipe do Botafogo voltou muito nervosa para o segundo período e, após cometer seis erros em sequência, viu seu adversário acertar cinco dos seis arremessos tentados e abrir a maior vantagem até então da partida: 31 a 14. Após um pedido de tempo do técnico Leonardo Costa, a equipe carioca parou de errar, aumentou seu aproveitamento nos arremessos e chegou a reduzir a desvantagem para dez pontos, após arremesso de três pontos do ala/pivô Jefferson (36 a 26). Nos últimos segundos o Rio Claro ainda acertou um arremesso de fora para fechar a primeira etapa com vitória por 39 a 26.

Mesmo com os dez minutos de intervalo, o Botafogo não diminuiu o ritmo. Forçando erros do Rio Claro com boa defesa e com boa atuação ofensiva, o time carioca abriu a segunda etapa vencendo por 9 a 2 e chegou a reduzir a desvantagem para sete pontos (41 a 35). A diferença chegou a cair para apenas três pontos (43 a 40) e, a partir deste momento o jogo voltou a ficar equilibrada, as equipes trocaram cestas e foram para o período derradeiro separadas por quatro pontos (50 a 46).

Os primeiros minutos do último período repetiram o final do terceiro quarto e as equipes permaneceram com desempenhos semelhantes e com o placar próximo. Porém no decorrer da partida, o Rio Claro voltou a ditar o ritmo e com grande atuação de Assmann, com 14 pontos em 17 tentados, o Rio Claro abriu vantagem de 21 pontos e administrou o placar até o fim da partida.

“Sempre é bom ganhar, mas mesmo vencendo, temos muito a melhorar na minha opinião. Não jogamos tão bem, nosso time tem potencial para ser melhor, porém por ser uma estreia nós saímos felizes de quadra. Vamos ver o que podemos melhorar para convencer no decorrer da competição”, concluiu o ala/pivô Tom.