
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07
03/07
29/07
30/07
HOJE
01/08
03/08

Venceu e se isolou


Regatas - Campinas
Com 2º quarto arrasador, Paulistano leva a melhor sobre o Regatas e conta com derrotas de concorrentes para se isolar na terceira colocação da LDB 2014
Por Liga Nacional de Basquete


O Paulistano/Unimed está sozinho terceira posição da LDB 2014. Com um segundo quarto arrasador, vencido por 27 a 8, a equipe da capital paulista venceu o Regatas (SP), neste sábado (27/12), pelo placar de 90 a 63, contou com derrotas de seus concorrentes diretos e se isolou no terceiro posto da tabela de classificação da competição Sub-22.
Atrás apenas do líder invicto Basquete Cearense e do vice-líder Pinheiros/SKY, o Paulistano chegou ao 11º triunfo em 14 partidas realizadas e deixou para trás Sport Club do Recife e Winner/Limeira, que perderam seus compromissos neste sábado, e somam agora dez vitórias em 14 jogos disputados. Apesar de ter a mesma campanha do clube da capital paulista, o Mogi Cruzes/Helbor está na quarta posição, já que possui um ponto a menos (24) por conta de um WO no duelo contra o Macaé Basquete, na primeira etapa.
+ Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da edição 2014 da LDB
Com um ótimo jogo coletivo, o Paulistano teve quatro jogadores fizeram dez ou mais pontos. O cestinha foi o ala/pivô André Ferros, com 12 pontos, seguido pelo armador Thomas Poles, que marcou 11 pontos e ainda distribuiu sete assistências, e pelo ala Gemerson, também autor de 11 pontos, além de garantir seu duplo-duplo com 11 rebotes. Outro atleta a atingir dois dígitos em dois fundamentos foi o pivô Arthur, responsável por dez pontos e 11 rebotes.
“Viemos para essa etapa com o intuito de ganhar os cinco jogos. Ontem (sexta-feira), contra Limeira, estávamos um pouco desfocados e acabamos derrotados. Então hoje entramos com tudo e vencemos. Mas não podemos perder o foco, temos mais três jogos e queremos essas três vitórias, que serão muito importante para a nossa campanha. Amanhã (domingo) teremos o clássico com o Pinheiros e vamos com tudo”, disse Gemerson, ao lembrar que o próximo desafio da equipe é o derby da capital paulista.

André teve boa atuação e foi o cestinha do Paulistano na partida deste sábado (João Neto/LNB)
Pelo lado do clube campineiro, os principais pontuadores foram Rafael e João, que marcaram 18 e 17 pontos, respectivamente. Este foi o 13º revés do Regatas em 14 jogos disputados na competição Sub-22 e a equipe segue na parte de baixo da tabela de classificação.
A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
O jogo
O primeiro quarto foi bastante intenso. Com destaque para o trio Gemerson, André e Arthurzão, responsável por 18 pontos (seis de cada), o Paulistano teve uma ótima produção ofensiva durante toda a parcial. Do outro lado, os donos da casa mostraram muita disposição e, com destaque para João e Rafael, mantiveram a partida parelha. Desta maneira, depois de muita movimentação e intensidade, o período inicial terminou com o clube da capital paulista na frente, mas por apenas seis pontos (25 a 19).
Logo no início do segundo quarto, o Paulistano deslanchou. Com uma forte defesa, a equipe conseguiu pontuar bastante em contra-ataques e, após uma sequência de 10 a 2, estendeu sua vantagem para 14 pontos (35 a 21). A arrancada do clube da capital paulista não parou por aí e a diferença no placar aumentou ainda mais durante a segunda parcial. Vindo do banco de reservas, o garoto Alex apareceu muito bem e os comandados do técnico Beto foram para os vestiários com o tranquilo placar de 52 a 27 a seu favor.
Na volta do intervalo, o Regatas cresceu de produção, graças ao desempenho de Rafael. Praticamente sem errar, o jogador marcou 11 pontos no terceiro quarto e liderou a melhora da equipe campineira. Porém, do outro da quadra, o Paulistano contou com um bom jogo coletivo para segurar os rivais e manter uma vantagem confortável no placar. Então, após empate na parcial por 21 a 21, o jogo chegou para o último período ainda com o clube de São Paulo com 25 pontos de frente: 73 a 48.
No último período, o Regatas seguiu bem e não se entregou. Desta vez com destaque para os dez pontos marcados por João, a equipe mandante seguiu com uma postura aguerrida, mesmo com a larga desvantagem no placar. Mesmo com o bom desempenho dos rivais, o Paulistano não deu chances e confirmou a vitória com tranquilidade.