HOJE
Vice comorgulho
Por Liga Nacional de Basquete
Mogi chega a abrir vantagem, faz grande jogo, mas é derrotado no fim pelo San Lorenzo na decisão da Liga das Américas
Foi uma grande partida e o Mogi das Cruzes/Helbor jogou de igual para igual, mas o título da Liga das Américas 2018 ficou com o San Lorenzo (ARG). Neste domingo, o time brasileiro foi derrotado pela equipe argentina na grande decisão, pelo placar 79 a 71, e ficou com o vice-campeonato do maior torneio interclubes do continente.
Valeu, Mogi! Esta foi a segunda participação do Mogi na Liga das Américas e em ambas chegou ao Final Four. Em sua primeira vez no torneio, em 2016, o time paulista ficou com o terceiro lugar, após vitória sobre o Flamengo na disputa pelo bronze.
Vice com orgulho: Mogi é a terceira equipe brasileira a se sagrar vice-campeã da Liga das Américas. As outras foram Bauru (2015) e Pinheiros (2013). O país tem quatro títulos – Brasília, Pinheiros, Flamengo e Bauru – é o mais vitorioso, ao lado da Argentina, que voltou a conquistar o torneio depois de sete anos.
Fala aí: “O vice-campeonato, em uma disputa de igual para igual, representando o Brasil dentro da Argentina. Temos de ter muito orgulho desses jogadores, que o tempo todo estão jogando na superação, com muita dedicação, muita alma e sendo verdadeiros guerreiros. Tenho certeza que ser o segundo melhor das Américas vai incentivar mais os empresários de Mogi e região para investir no time para a gente continuar esse legado dentro e fora da quadra. É um projeto muito lindo”, destaca o técnico Guerrinha.
¡@mogibasqueteof con la 🥈 de la #LDA2018! 👏👏👏 pic.twitter.com/GRRVYfOfAT
— Liga de las Américas (@Ligamericas) March 26, 2018
Jogaram muito: Tyrone e Larry Taylor tiveram grandes atuações e marcaram 59,6% dos pontos do Mogi na partida (42). O ala/pivô foi o cestinha, com 22 pontos (9/19 nos arremessos de quadra), e ainda pegou cinco rebotes. Já o “Alienígena” protagonizou lindos lances individuais e totalizou 20 pontos (8/15), cinco rebotes e cinco assistências.
¡LARRY TAYLOR! 😱👏👏👏 #LDA2018 pic.twitter.com/7scB54zF1q
— Liga de las Américas (@Ligamericas) March 26, 2018
Fala aí: “O jogo foi muito bom. Graças a Deus chegamos até a final e representamos Mogi das Cruzes. A experiência foi muito boa para o Mogi e para o Brasil. Jogamos contra três times argentinos e ficamos em segundo. Isso é muito bom e a gente tem orgulho de representar o Brasil. Se Deus quiser, nós voltaremos aqui no próximo ano para disputar novamente. Agora, a gente vai mudar foco total para o NBB para tentar ser campeão”, disse Tyrone.
¡Curnell 💪💪💪 @mogibasqueteof! #LDA2018 pic.twitter.com/sfSU4VFCie
— Liga de las Américas (@Ligamericas) March 26, 2018
Deu trabalho: O ala/pivô Gabriel Deck foi o cestinha, com 22 pontos e ainda completou seu duplo-duplo com dez rebotes. Na reta final da partida, o jovem jogador de 22 anos anotou cestas em momentos importantes e foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da partida.
+ Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida
Time forte: Dono de um poderoso elenco, o San Lorenzo teve vários destaques individuais. Dar Tucker marcou 15 pontos e também apareceu em horas decisivas. Já o armador Nico Aguirre registrou 11 pontos, nove rebotes e nove assistências, enquanto que o experiente ala Marcos Mata somou 11 pontos e oito rebotes.
Começo empolgante: Com grande aproveitamento ofensivo e Larry inspirado, a equipe brasileira dominou os minutos iniciais e chegou a ter 11 pontos de frente (23 a 12). No entanto, os argentinos reagiram ainda no primeiro quarto, com grande participação de Selem Safar e a diferença caiu para cinco pontos (25 a 20).
🔥🔥🔥@4_LT 🔥🔥🔥
¡10 de los 18 puntos de @mogibasqueteof! #LDA2018 pic.twitter.com/rEl77SQWr5
— Liga de las Américas (@Ligamericas) March 26, 2018
Lá e cá: No segundo quarto, o jogo ficou equilibrado e as duas equipes mostraram muita regularidade. O Mogi seguiu jogando em ritmo acelerado, só que do outro lado, o San Lorenzo teve um trabalho coletivo melhor e foi para o intervalo em vantagem (40 a 38).
¡Curnell leva a la 🏫✏📒 a Calfani! #LDA2018 pic.twitter.com/HJT6cvMcoe
— Liga de las Américas (@Ligamericas) March 26, 2018
Momento decisivo: O início do terceiro quarto foi todo do San Lorenzo. De forma arrasadora e com grande jogo coletivo, o time argentino aplicou uma sequência de 17 a 4 e abriu 15 pontos (57 a 42).
Foi buscar: Ainda no terceiro quarto, Mogi cortou a diferença para nove pontos (59 a 50). Depois, na parcial final, com um “smalball” – Larry, Filipin, Jimmy, Shamell e Tyrone –, o time brasileiro seguiu com boa movimentação ofensiva e virou o jogo após bola de 3 de Filipin (62 a 61), com seis minutos para o fim.
¡FILIPIN le da la delantera a @mogibasqueteof 🎯🎯🎯! #LDA2018 pic.twitter.com/h9f6gkQCz2
— Liga de las Américas (@Ligamericas) March 26, 2018
Não deu: Logo no lance seguinte, o San Lorenzo recuperou a liderança e não perdeu mais. Com boas movimentações ofensivas e bom aproveitamento nos lances livres, o time da casa foi dominante nos minutos finais e garantiu o inédito título ao lado de sua torcida.
Fala aí: “Foi uma luta constante. O time jogou muito bem ofensivamente no primeiro tempo, conseguindo trabalhar bem a rotação. Infelizmente, tivemos a contusão na panturrilha do Caio no início do jogo, o Wesley com 4 faltas e o Tyrone também, mas mesmo assim conseguimos levar o jogo de igual para igual e fomos administrando”, analisou o técnico Guerrinha.
“Ficamos um pouco atrás e não conseguimos jogar dentro das nossas características por conta de todos esses problemas, mas chegamos no final do jogo com chances de conquistar o título. Mas eles com um número maior de jogadores, mais descansados, alguns até com mais qualidades, a gente não conseguiu dar este título tão sonhado para a cidade de Mogi”, completou.
Teve que sair: Um dos destaques do Mogi das Cruzes/Helbor na semifinal, no dia anterior, o pivô Caio Torres sentiu uma contratura na panturrilha direita e deixou a partida com apenas 12 minutos de quadra .O atleta passará por exames, mas deve ficar fora por uma semana.
Fala aí: “O Caio sentiu a panturrilha direita no final do jogo contra o Regatas, mas deu para ele continuar. Hoje fizemos tratamento para ele ir para a partida, mas ele não suportou. Nós resolvemos tirá-lo do jogo, porque ele poderia romper e temos um outro campeonato pela frente. Ele vai passar por exames, mas deve ficar uma semana fora para se preparar para os playoffs”, ressalta o fisioterapeuta do clube, Atílio Suarti.
Pedra no sapato: Mogi fechou sua participação nesta edição da Liga das Américas com cinco vitórias e três derrotas, todas elas para o San Lorenzo. Além da decisão, as equipes também se enfrentaram nas duas primeiras fases do torneio e o time argentino venceu as duas partidas com baixa diferença no placar.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca