#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Visitante incômodo

14-01-2012 | 04:23
Por Liga Nacional de Basquete

São José vence o Paulistano, por 93 a 73, e quebra invencibilidade da equipe da capital paulista jogando em seus domínios nesta temporada

Divulgação/LNB

O Paulistano/Unimed ainda não sabia o que era perder em casa na temporada 2011/2012. Mas neste sábado, a equipe da capital paulista recebeu o São José/Unimed/Vinac e teve sua série de cinco vitórias seguidas no Ginásio Antonio Prado Jr interrompida. Em grande noite do pivô Murilo, os joseenses controlaram o placar durante toda a partida e saíram com a vitória, 93 a 73.

Murilo foi o cestinha e principal reboteiro da partida, com 23 pontos e 14 rebotes, e recebeu a valiosa ajuda do ala/pivô Jefferson, que anotou outros 17 pontos. No time da casa, o ala/pivô Felipe se aproximou de um duplo-duplo, com 19 pontos e oito rebotes.

O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

Quem começou fazendo a diferença no primeiro quarto a favor do São José foi o pivô Murilo, que anotou dez dos primeiros 12 pontos da equipe na partida. Controlando o garrafão, o gigante joseense ajudou sua equipe a abrir vantagem no primeiro período. Com 12 pontos e seis rebotes do pivô, os visitantes venceram a primeira parcial por 27 a 20.

Com duas bolas consecutivas de 3 pontos de Jefferson, o time do Vale do Paraíba abiriu o segundo período com uma corrida de 6 a 1, fazendo a vantagem alcançar dois dígitos. No intervalo, a dupla de garrafão formada por Jefferson e Murilo havia anotado 25 dos 37 pontos de São José, contra 27 do Paulistano.

Quatro pontos seguidos de Murilo abriram o segundo tempo e parecia que o São José não teria mais problemas na partida. Mas logo em seguida, o Paulistano respondeu anotando oito pontos sem resposta do rival e a diferença que era de 14 pontos caiu para seis. A pontaria na linha de lances livres foi uma das armas para a reação. O time da casa cobrou 17 lances livres no terceiro quarto e converteu 15 deles.

Mas a reação parou por aí. No último período, o espanhol Álvaro Calvo, que até então estava zerado na partida, saiu do banco de reservas e anotou dez pontos, que ajudaram a segurar a vantagem e garantir a vitória joseense.

“Nós começamos bem a partida, entramos muito focados e conseguimos essa vitória, que é mais importante ainda por ser fora de casa. Sabemos o quanto é difícil jogar nesse ginásio, muitas equipes saíram derrotadas daqui, mas temos o objetivo de chegar entre os quatro primeiros e vencer jogos fora de casa é um passo importante para alcançá-lo”, disse Murilo.

Confira os resultados da décima quarta rodada do NBB:

14/01 (sábado)
Vivo/Franca 79 x 44 Vila Velha
Uniceub/BRB/Brasília 88 x 81 Itabom/Bauru
Minas 84 x 77 Liga Sorocabana
Paulistano/Unimed 73 x 93 São José/Unimed/Vinac
Pinheiros/SKY 89 x 76 Cia. Do Terno/Romaço/Joinville
Araraquara 52 x 99 Flamengo
Winner/Limeira 79 x 65 Tijuca/Rio de Janeiro