HOJE
Visitante incômodo
Por Liga Nacional de Basquete
São José vence o Paulistano, por 93 a 73, e quebra invencibilidade da equipe da capital paulista jogando em seus domínios nesta temporada
O Paulistano/Unimed ainda não sabia o que era perder em casa na temporada 2011/2012. Mas neste sábado, a equipe da capital paulista recebeu o São José/Unimed/Vinac e teve sua série de cinco vitórias seguidas no Ginásio Antonio Prado Jr interrompida. Em grande noite do pivô Murilo, os joseenses controlaram o placar durante toda a partida e saíram com a vitória, 93 a 73.
Murilo foi o cestinha e principal reboteiro da partida, com 23 pontos e 14 rebotes, e recebeu a valiosa ajuda do ala/pivô Jefferson, que anotou outros 17 pontos. No time da casa, o ala/pivô Felipe se aproximou de um duplo-duplo, com 19 pontos e oito rebotes.
O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
Quem começou fazendo a diferença no primeiro quarto a favor do São José foi o pivô Murilo, que anotou dez dos primeiros 12 pontos da equipe na partida. Controlando o garrafão, o gigante joseense ajudou sua equipe a abrir vantagem no primeiro período. Com 12 pontos e seis rebotes do pivô, os visitantes venceram a primeira parcial por 27 a 20.
Com duas bolas consecutivas de 3 pontos de Jefferson, o time do Vale do Paraíba abiriu o segundo período com uma corrida de 6 a 1, fazendo a vantagem alcançar dois dígitos. No intervalo, a dupla de garrafão formada por Jefferson e Murilo havia anotado 25 dos 37 pontos de São José, contra 27 do Paulistano.
Quatro pontos seguidos de Murilo abriram o segundo tempo e parecia que o São José não teria mais problemas na partida. Mas logo em seguida, o Paulistano respondeu anotando oito pontos sem resposta do rival e a diferença que era de 14 pontos caiu para seis. A pontaria na linha de lances livres foi uma das armas para a reação. O time da casa cobrou 17 lances livres no terceiro quarto e converteu 15 deles.
Mas a reação parou por aí. No último período, o espanhol Álvaro Calvo, que até então estava zerado na partida, saiu do banco de reservas e anotou dez pontos, que ajudaram a segurar a vantagem e garantir a vitória joseense.
“Nós começamos bem a partida, entramos muito focados e conseguimos essa vitória, que é mais importante ainda por ser fora de casa. Sabemos o quanto é difícil jogar nesse ginásio, muitas equipes saíram derrotadas daqui, mas temos o objetivo de chegar entre os quatro primeiros e vencer jogos fora de casa é um passo importante para alcançá-lo”, disse Murilo.
Confira os resultados da décima quarta rodada do NBB:
14/01 (sábado)
Vivo/Franca 79 x 44 Vila Velha
Uniceub/BRB/Brasília 88 x 81 Itabom/Bauru
Minas 84 x 77 Liga Sorocabana
Paulistano/Unimed 73 x 93 São José/Unimed/Vinac
Pinheiros/SKY 89 x 76 Cia. Do Terno/Romaço/Joinville
Araraquara 52 x 99 Flamengo
Winner/Limeira 79 x 65 Tijuca/Rio de Janeiro
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
