
HOJE

Nome na história
Por Marcius Azevedo
Vitinho Brandão registra décimo primeiro triplo-duplo da história da LDB pelo Paulistano em vitória sobre o Flamengo e entra para seleto grupo que tem apenas 10 jogadores
O armador Vitinho Brandão, do Paulistano, protagonizou um momento histórico na LDB 2025. Em um final de jogo em que todos os companheiros estavam de pé no banco torcendo, ele pegou dois rebotes ofensivos seguidos para alcançar o 11º triplo-duplo da história da competição e se tornar o décimo jogador neste seleto grupo.
Vitinho mostrou versatilidade em quadra, contribuindo em todos os aspectos do jogo na vitória sobre o Flamengo por 112 a 59, nesta quarta-feira (02/07), no ginásio Antonio Prado Jr., na última partida da primeira janela do Grupo A da LDB. Foram 14 pontos, 10 rebotes e 10 assistências.
O triplo-duplo é uma das estatísticas mais difíceis de se alcançar no basquete, exigindo excelência ofensiva, defensiva e uma leitura de jogo acima da média. No caso de Vitinho, teve também um pouco de malandragem, já que ele erra uma bola fácil debaixo da cesta justamente para gerar um rebote, aquele que faltava para alcançar o feito.

Vitinho Brandão colocou o seu nome na história da LDB. Foto: LNB
“Eu sou ruim”, respondeu, rindo, para justificar o erro de arremesso que gerou o décimo rebote que ele pegou na partida. “Já são alguns anos que eu estava batendo na trave na base, na LDB e hoje foi o dia, naquele que foi o último jogo da fase, eu consegui. Tenho de agradecer aos companheiros, ao Renan (Custódio), e agora quero alcançar o Georginho, que é uma referência para mim, um cara que eu me inspiro desde cedo. Quero estar junto com ele na história”, avisou.
Atualmente um dos principais jogadores do Sesi Franca, tetracampeão do NBB CAIXA, Georginho de Paula, citado pelo jogador do Paulistano, é o único que alcançou dois triplos-duplos na história da LDB. Vitinho agora está em uma lista ao lado de Lucas Dias, Gegê, Patrick Carioca, Rafa Henn, Victor Silva, Léo Abreu, Joãozinho e Gustavo.
+ Paulistano tem noite especial para se manter 100% na LDB 2025
Além de colocar o seu nome na história da LDB, Vitinho também contribuiu para o Paulistano fechar essa primeira janela da competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) com 100% de aproveitamento. Foram seis vitórias. “Sabemos que temos muito o que melhorar. Os placares, às vezes, são enganosos. O mais importante é fazer um bom trabalho, independentemente se você ganhar de 30, 40 ou apenas um ponto. Conseguimos fazer um bom trabalho. Temos muita coisa para evoluir, principalmente na defesa, e é o que vamos focar nas próximas semanas”, afirmou.
Atual bicampeão da LDB, o armador saber que o Paulistano é aquele time que os adversários têm como objetivo derrubá-lo. “Tem um certo peso, mas não nos consideramos superiores porque qualquer um pode ganhar de qualquer um. Temos de entrar sempre 100%, porque todos querem o nosso lugar, temos um alvo nas costas, e temos de ter ainda mais atenção para não sofrer”, finalizou Vitinho.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.