#JOGAJUNTO

Copa Super 8 / NBB Caixa

Identidade Defensiva

27-12-2024 | 06:53
Por Juvenal Dias

Em um primeiro turno cheio de mudanças no elenco, o Pinheiros garante classificação à Super 8 com Vitor Galvani no processo de implementação de uma Identidade Defensiva mais forte

O primeiro turno do NBB CAIXA já ficou para trás e o que mais importava nesse período era a busca pela classificação à Copa Super 8. Assim, o Pinheiros tratou de conquistar esse objetivo e retornar à competição que reúne os oito melhores em um mata-mata de três jogos para ser campeão. Mas o técnico Vitor Galvani ficou bastante satisfeito de seus comandados entenderem e abraçarem a ideia de o time ter uma identidade defensiva para aguentar os grandes duelos.

Vitor Galvani comemorando com o Pinheiros. Foto: Gabriella Garbim/ECP

A classificação à Copa Super 8 não veio com uma vitória na última rodada, como o Pinheiros sonhava. Sofreu revés para o Ceisc/União Corinthians jogando no Sul do país e contou com a vitória do KTO Minas diante do São Paulo para assegurar sua vaga na matemática. Isso porque ficou empatado com o próprio Ceisc/União Corinthians, além de R10 Score Vasco da Gama, São Paulo e Bauru Basket, com dez vitórias e sete derrotas. No entanto, garantiu a sexta colocação e a vaga para sua quarta participação no torneio, após ficar fora na temporada passada, devido aos resultados de confrontos diretos entre as equipes empatadas.

Foi um primeiro turno de NBB CAIXA agitado em termos de mudanças de elenco, já que Raulzinho chegou já com as primeiras rodadas em andamento e o mesmo foi embora poucas rodadas depois de sua estreia. Então, chegou o armador norte-americano que jogava no México, David Sloan, pedido de Vitor Galvani. Veio também o ala-armador argentino Francisco Farabello e o brasileiro Reynan, os pivôs Bernardo da Silva e Afonso e saiu Adyel, tudo isso com a temporada em andamento.

Mesmo assim, o Pinheiros teve uma média de 74,47 pontos sofridos por partida (4º time que menos sofre pontos no NBB CAIXA), é o quinto que menos permite rebotes dos adversários (35,88 por jogo), é o terceiro que mais coleta rebotes (39,35 por jogo) e é o sexto em bolas recuperadas (7,41 por jogo). Para Vitor Galvani, esses números estão intimamente ligados ao sucesso do Pinheiros e sua classificação à Copa Super 8. “Fico muito feliz com os atletas que contribuíram e estão a cada dia mais encontrando o seu papel dentro da equipe. E principalmente com a identidade defensiva que estamos aplicando a cada jogo. Entendendo que ainda temos um caminho longo para seguir, o retorno do campeonato logo começa. Então, ficamos contentes, celebramos essa primeira meta que alcançamos e estamos cientes que os desafios serão ainda maiores, porque todas as equipes vão fazendo ajustes em relação aos jogos de volta do campeonato.”

“Eu fico supercontente de estarmos participando. Colocamos metas a curto prazo e metas a longo prazo. E uma das nossas metas na temporada era justamente classificar para a Super 8. Sabemos a dificuldade que é jogar em Franca, é uma equipe que foi muito campeã, foi multicampeã nas últimas temporadas. Sabendo disso, nos resta prepararmos e trabalharmos, não tem muito segredo para que consigamos ir lá e sair com uma vitória nesse primeiro jogo. Precisamos estar muito focados cada dia do treino, muito preparado para estar extremamente atento aos detalhes, que daí sim conseguimos sair daqui, chegar lá e conquistar essa vitória”, avaliou Galvani, comemorando sua classificação.

Certamente que toda a capacidade defensiva do Pinheiros será posta à prova no dia 26 de janeiro, contra o Sesi Franca, dentro do Pedrocão. Até lá, a juventude do time terá o jogo da primeira MegaRodada da Virada, contra o Pato Basquete, fora de casa. Depois virá três confrontos em casa (Botafogo, R10 Score Vasco Da Gama, Flamengo). Serão jogos já do segundo turno do NBB CAIXA, mas com dois dos times que podem encarar o próprio Pinheiros em uma das semifinais da Copa Super 8, caso sua identidade defensiva elimine o Sesi Franca na casa do adversário. O Pinheiros já mostrou seu potencial na primeira metade, mesmo com muitas mudanças. Agora começa um turno com o time mais entrosado e ainda mais focado em fechar sua casinha.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.