#JOGAJUNTO

LDB

Troca de experiências

01-07-2025 | 12:20
Por Liga Nacional de Basquete

Vitor Galvani e José Neto compartilham ideias em um encontro que foi além da tática e tratou também de gestão e outros detalhes importantes para o sucesso de uma equipe

A Liga de Desenvolvimento de Basquete tem como um dos seus objetivos preparar, inspirar e elevar o nível dos profissionais que moldam o futuro do basquete brasileiro. Foi nesse clima de aprendizado que os técnicos Vitor Galvani e José Neto comandaram uma palestra inspiradora para os treinadores da LDB, em um encontro que foi além da tática e tratou também de gestão e outros detalhes importantes para o sucesso de uma equipe. As palestras contaram com apoio da Penalty, parceira da Liga Nacional de Basquete.

O primeiro encontro aconteceu no domingo (29/06), no Club Athletico Paulistano, quando Galvani, que é um dos orientadores técnicos da competição, interagiu com os treinadores e assistentes das equipes que fazem parte do Grupo A. O treinador do Pinheiros sabe da importância desta troca de experiências, afinal sua trajetória profissional começou na LDB, totalizando seis edições.

“Me considero uma cria da LDB. Participei como técnico de quatro edições, participei de duas como assistente lá atrás na época de Joinville e sempre foi uma competição que faz jus ao nome porque ela desenvolve todo mundo, árbitro, atleta e técnico. Foi muito bacana termos feito essa palestra, essa conversa com eles. Sempre quero que tenha algum tipo de pergunta, porque eu sei que eu já estive do outro lado assistindo clínicas, quando não tem pergunta, ou ninguém entendeu nada, ou ninguém está interessado. Tivemos muita troca, os técnicos contribuindo, eu mostrando os pontos que eu gostei e também mostrando áreas de melhoria em relação aos dois lados da quadra”, afirmou Galvani.

O treinador do Pinheiros utilizou exemplos práticos que captou em suas observações nos primeiros jogos da LDB. “Tentei assistir a todo o jogo como se fosse o Pinheiros jogando. A partir dos nossos princípios ofensivos e defensivos, tentarei passar a minha opinião. Não tenho intenção de ditar regra, tem de ser uma coisa compartilhada, essa é a visão que eu tenho de jogo. Se eu puder contribuir com um sistema de jogo, uma filosofia de jogo, uma questão tática, eu já vou satisfeito. Senti pelo feedback deles que eu pude contribuir com algo.”

Ricardinho, técnico do Corinthians, aprovou o encontro. “Foi uma experiência muito enriquecedora, uma palestra de alto nível. O Galvani sempre tem coisas novas para mostrar, é algo que tem que ser feito mais vezes. Eu adoro, estou estudando todo dia, todo dia eu estudo um pouco, então foi de grande valia. Estou muito feliz de poder ter aprendido e ter compartilhado um pouco com o Galvani”, disse.

O segundo encontro aconteceu na segunda-feira (30/06), em Mogi das Cruzes, quando José Neto compartilhou sua experiência com os treinadores das equipes do Grupo B da LDB. “Sempre aprendemos com os treinadores. Eu vi muita coisa interessante, muita coisa positiva, de como os times estão jogando, e isso é fruto do desenvolvimento do basquete brasileiro, e poder agregar um pouco da experiência que tive, um pouco do conhecimento para esses treinadores, é sempre gratificante”, afirmou.

“Vi como eles estavam jogando e tentei usar um pouco dos conceitos que vi mundo afora e que pude observar aqui também. São muitas coisas positivas, algumas outras coisas que podem ser melhoradas, é uma troca de ideias. Não sou dono da verdade nem tenho receita mágica, mas apenas quis compartilhar um pouco das experiências que tive fora, usando os exemplos que eles estão fazendo aqui para que possa evoluir o basquete brasileiro”, acrescentou.

Técnico do Pinheiros na LDB, Bruno Porto saiu satisfeito do encontro. “A função de coordenador é primordial para o desenvolvimento da competição e também de nossos treinadores. E ter um cara como o Zé Neto, multicampeão, agrega muito, um cara extremamente experiente. O crescimento é tanto na parte tática quanto na parte também de gestão, de organização, aprendemos muito com os detalhes e, com certeza, vai ser aplicado em breve”, disse o profissional, que também é auxiliar de Vitor Galvani no time principal.

Ele vê situações apresentadas por José Neto com potencial para agregar ao seu time. “Alguns detalhes de transição ofensiva que eu achei importante e acho que dá para ser aplicado. Ocupação de espaço e algumas tomadas de decisões. Vamos pegar alguns detalhes e tentar transferi-los para aquilo que é da nossa realidade. Outro ponto também é a questão da elaboração do plano de jogo. Como ele detalha e como ele passa para os atletas o plano de jogo dele. Gostei bastante e vai ser bem útil.”

Auxiliar técnico do Minas Tênis Clube, João Lazier pretende colocar em prática o que aprendeu no longo prazo. “É um prazer tê-lo falando e observando, até conversando com ele, um dos maiores treinadores que temos no país. Ele usou nossos próprios exemplos dos jogos e isso foi um diferencial bem legal. Foi muita rica essa experiência e bem bacana. Tudo que ele falou vai acrescentar bastante para todo mundo. Tudo o que ele falou é muito legal, mas precisa de muito treino, não dá para pensar para jogos próximos, porque talvez seja mais arriscado, mas, com certeza, um detalhe ou outro, quando tivermos mais tempo para trabalhar, podemos incluir”, afirmou.

Coordenador de Relações Esportivas da Penalty, Felipe Joseph falou sobre a importância do apoio a LDB. ‘”Mais uma vez, a LNB mostra a força da LDB e a Penalty acredita, fortemente, na valorização dos jovens como o caminho certo para a modalidade ganhar cada vez mais relevância. Criar um ambiente estimulante para a troca de ideias é fundamental para acelerar o processo de aprendizado. Por esse motivo, buscamos apoiar iniciativas como essa e torcemos muito para que essa edição da LDB revele grandes atletas e técnicos para o basquete nacional.”

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.