HOJE
Jovens treinadores
Por Marcius Azevedo
Renan Gitiony (34 anos) e Vitor Galvani (32) se enfrentam no duelo entre Pinheiros e Pato Basquete, neste sábado (12/10), na rodada de abertura do NBB CAIXA 2024/25
A rodada inaugural do NBB CAIXA 2024/25, neste sábado (12/10), reserva um encontro especial, quando Pinheiros e Pato Basquete se enfrentam no Henrique Villaboim, em São Paulo. Vitor Galvani (32 anos) e Renan Gitiony (34) são os treinadores mais jovens desta temporada. Gustavo de Conti, atualmente no Flamengo, continua sendo o mais jovem da história ao estrear no comando do Paulistano aos 30 anos, na temporada 2010/11.
“Já enfrentei o Renan em outras oportunidades. Quando ele estava no Minas, também como técnico da LDB e CBI. É um técnico que eu admiro muito, sempre trocamos muita ideia, inclusive sobre o jeito de jogar, mais velocidade, menos estrutura, deixando mais decisões na mão do atleta, porque ele fica contente quando tem essa possibilidade de tomar decisões. Vai ser um embate muito bacana de uma pessoa que eu admiro muito e que está agora assumindo o primeiro time dele no NBB. Vai ser muito legal”, afirmou Vitor Galvani. “O Vitor é um amigo pessoal. Admiro muito o trabalho dele, torço muito por ele. É um dos técnicos muito estudiosos. É muito novo, mas muito experiente, estudioso, merece estar onde ele está, fez por merecer. Torço muito pelo sucesso dele, mas, nesse jogo, vamos querer uma vitória”, completou Renan Gitiony.
+ Técnicos apostam em NBB CAIXA mais equilibrado dos últimos anos
Os dois treinadores demonstram bastante otimismo antes do início da temporada. O objetivo é ir além do desempenho da temporada passada, quando ambos pararam nas oitavas de final dos Playoffs. “Iniciamos ainda com uma garotada. Temos alguns jogadores se recuperando de lesão, outros chegando agora. Tivemos duas semanas de trabalho excelentes. Estou bem satisfeito, até conversei com minha comissão técnica sobre essa evolução que tivemos depois da eliminação São José no Paulista. Agora é ver como conseguimos transferir isso em prática. Às vezes, o técnico fica muito feliz com os treinos, tudo acontece certo, mas é um ambiente muito mais controlado. Quando chega o jogo, não é o mesmo ambiente, mas estou bem contento com o desenvolvimento técnico individual dos garotos e também da parte tática”, afirmou Vitor Galvani.
“A expectativa é ótima. Estou muito feliz, me senti muito abraçado pelo projeto, agarrei essa oportunidade com unhas e dentes e espero fazer um excelente trabalho, entregar o melhor resultado possível para que o Pato Basquete busque posições que não alcançou. Essa é o nosso trabalho. Esperamos estrear bem. Sabemos que o Pinheiros vai ser uma equipe muito dura, muito difícil de enfrentar. Uma equipe com uma defesa muito forte, um volume de jogo muito alto, jogo de transição muito forte. Jogaram muito bem o Paulista, sabemos que essa estreia vai ser duríssima, mas vamos fazer o nosso melhor, tentar encontrar os caminhos para jogar contra o Pinheiros e, quem sabe, sair com uma vitória na estreia”, discursou Renan Gitiony.
+ Veja o calendário de transmissões da primeira semana da temporada
A defesa é prioridade para Vitor Galvani. Para o treinador, o Pinheiros será uma equipe que vai incomodar os adversários com uma marcação intensa e, no ataque, pretende jogar em transição. “Tem de ser uma equipe com o princípio defensivo dentro daquilo realmente podemos controlar. Ser uma defesa que vai incomodar muitos adversários. Temos como um dos pilares defensivos tentar quebrar o máximo possível o sistema ofensivo do adversário e perturbá-lo em quadra. A partir disso, aí vamos para nossa parte ofensiva de conseguir correr a quadra. Venho de um basquete onde se corria a quadra a todo momento. É um basquete diferente no Brasil, mas tem algumas coisas que são aplicáveis no basquete FIBA e no NBB. A ideia é defender muito e correr a quadra.”
Renan Gitiony procurou formar um elenco experiente, com jogadores que são até mais velhos do que ele. O armador Cauê Verzola, por exemplo, tem 36 e desembarcou no Pato Basquete após uma boa temporada pelo R10 Score Vasco da Gama. “Vai ser uma equipe madura em quadra. Por mais que tenha um técnico jovem, tem jogadores experientes. Uma equipe que vai jogar dentro da experiência, dentro de uma qualidade ofensiva, um jogo mais dinâmico. Temos vários jogadores em condição de serem destaque. A ideia é tentar o máximo possível envolver todos os jogadores. A minha missão é buscar tirar dos jogadores o melhor de cada um. Fazer com que todos estejam mais confortáveis, mais motivados, mais confiantes para tirar o melhor de cada jogador nessa competição”, finalizou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.