
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07
03/07
29/07
30/07
31/07
01/08
02/08
03/08
04/08
12/09

Vitória alvirrubra!


Gin. Prof. Hugo Ramos
Em jogo parelho e de duas equipes com a mesma campanha, Náutico mostra mais tranquilidade, bate Taubaté (SP) e vence pela nona vez na LDB
Por Liga Nacional de Basquete



Time da técnica Mônica dos Anjos venceu a 9ª na LDB (Allan Conti/LNB)
O Clube Náutico Capibaribe (PE) conquistou sua nona vitória na atual edição da LDB. Nesta terça-feira, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), a equipe alvirrubra levou a melhor sobre o Taubaté Basketball, pelo placar de 67 a 60, em jogo parelho e acirrado durante os 40 minutos.
Antes do início da partida, as duas equipes estavam empatadas na tabela de classificação e agora o esquadrão do Recife chegou aos 29 pontos ganhos e se manteve na 14ª colocação na tabela de classificação, enquanto que o time paulista ficou para trás, com 28 pontos.
+ Clique aqui e confira a classificação completa da quarta edição da LDB
O grande destaque do triunfo do Náutico foi o ala Pinguela, cestinha absoluto da partida, com 27 pontos, sendo 21 deles no primeiro tempo. Outras figura importante para o êxito dos comandados de Mônica dos Anjos foram o ala/pivô Pezão, com 13 pontos, e o armador Bolado, que registrou um duplo-duplo de dez pontos e dez rebotes. Pelo time paulista, os principais pontuadores foram os alas Diego Stinco e Igor, com 15 e 12 pontos, respectivamente.
A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceira com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
O jogo
No embalo de Juninho, o Taubaté começou a partida com tudo e logo de cara abriu 7 a 0 de frente. Com o início ruim de sua equipe, a treinadora pernambucana Mônica dos Anjos resolveu para o jogo e deu certo. O clube nordestino melhorou sua defesa e deixou os rivais por mais de seis minutos sem pontuar.
Em seu ataque, a equipe alvirrubra mostrou muita organização e contou com o bom poder de finalização de Pinguela (nove pontos) para virar o jogo ainda no primeiro quarto. Nos instantes finais da parcial inicial, o time paulista contou com duas bolas certeiras da linha de três pontos, nas mãos de Igor e Stinco, voltou a pontuar e deixou a vantagem dos rivais em apenas um ponto (15 a 14).
Em pouco menos de dois minutos no segundo quarto, o Náutico deslanchou. Para isso, a equipe do Recife seguiu contando com a mão calibrada de Pinguela, que converteu expressivos três tiros de três pontos seguidos e foi fundamental para a diferença no placar subir para oito pontos (26 a 18).
Sem diminuir o ritmo, os nordestinos seguiram apresentando um alto rendimento ofensivo, contaram com mais uma bola de longa distância convertida por Pinguela e mantiveram a boa vantagem no placar. Apenas com Igor e Stinco mostrando bons rendimentos, Taubaté não conseguiu igualar ações e viu os rivais levarem o duelo para os vestiários com nove pontos de frente (39 a 30), após vencerem a parcial por 24 a 16.
O terceiro quarto foi bastante equilibrado e as duas equipes mostraram bons aproveitamentos nos arremessos. Porém os times apresentaram diferentes propostas. Enquanto o Náutico dominou os rebotes (11 ao todo, sendo oito ofensivos) e baseou sua pontuação em três atletas, Bolado, Pinguela e Pezão (o trio marcou 15 dos 19 pontos da equipe na parcial), o Taubaté contou com um bom jogo coletivo, já que seis atletas pontuaram durante a parcial. Desta maneira, depois de muita intensidade dos dois lados, o duelo chegou para seus dez minutos finais com o placar em 58 a 50 a favor dos nordestinos.
No último período, os erros não deixaram as equipes terem uma boa apresentação. Ao todo foram 11 desperdícios de bola na parcial – seis dos paulistas e cinco dos nordestinos. Então, o jogo permaneceu igual e o Náutico administrou a vantagem construída para vencer pela primeira vez na quarta etapa da LDB.