HOJE
Vitória de respeito
Por Liga Nacional de Basquete
Novo time do Flamengo começa a dar resultado e vence tricampeão Brasília em amistoso de pré-temporada disputado no Rio de Janeiro

Para Marcelinho, o Flamengo está ganhando consistência de jogo (Fernando Azevedo/Divulgação)
O novo Flamengo já deu uma pequena mostra do que pode fazer na temporada 2012/2013 do NBB. O rubro-negro venceu o amistoso disputado contra seu histórico rival Uniceub/BRB/Brasília por 91 a 83, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (03/10). O pivô Olivinha, uma das diversas contratações dos cariocas, foi o cestinha do confronto, com 21 pontos.
A equipe comandada pelo técnico José Neto impôs seu ritmo de jogo, liderando o placar da partida desde o início. Ainda assim, o treinador apontou pequenos erros a serem corrigidos durante a pré-temporada. “Acho que a equipe teve uma boa atitude, ainda mais que jogamos contra um adversário forte. Ainda temos de melhorar algumas coisas. No primeiro tempo, por exemplo, acho que cometemos falhas na defesa. O principal é que os jogadores também estão vendo isso e estão se esforçando para melhorar”, avaliou.
Para o ala e capitão Marcelinho, a vitória foi importante para a continuidade do trabalho de entrosamento da nova equipe rubro-negra. “Não só pela rivalidade, como também para ganhar consistência de jogo. Ainda estamos ganhando conjunto e nos conhecendo melhor em quadra”, comentou o jogador, que marcou 17 pontos.

Marquinhos (Fernando Azevedo/Divulgação)
Já no lado do Brasília, os atuais tricampeões do NBB encararam a derrota como um começo normal de pré-temporada, ainda mais pelo fato de o ala/armador Alex e o ala Danilo Pinnock, recém-chegado ao grupo do Distrito Federal, não terem atuado no amistoso. Também foi a primeira partida do ala/pivô Guilherme Giovannoni desde as Olimpíadas de Londres, em que esteve com a Seleção Brasileira.
“Foi um excelente teste, é claro que ainda senti a falta do ritmo de jogo ideal, mas foi importante para vermos como a equipe está, depois de um período de trabalho e alguns amistosos durante a pré-temporada”, disse Giovannoni, autor de 19 pontos.
“Enfrentamos uma equipe forte e de muita qualidade e creio que estivemos bem em quadra, subindo mais um degrau em nossa preparação. Jogamos sem dois jogadores importantes e, mesmo assim, conseguimos manter um bom ritmo”, concluiu o ala brasiliense Arthur, responsável por 18 pontos dos tricampeões no amistoso disputado no Rio de Janeiro.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca