
22/04
28/04
29/04
30/04

Vitória e preocupação


Novo time do Flamengo estreia com vitória sobre Vila Velha, mas pode ficar por muito tempo sem ala Marcelinho, que torceu o joelho
Por Liga Nacional de Basquete


Com praticamente uma equipe inteira reformulada, o Flamengo fez na estreia o que se espera do time carioca na temporada 2012/2013 do NBB: venceu. Os rubro-negros passaram de forma incontestável pelo Vila Velha/Garoto/UVV por 82 a 61, no Ginásio Tartarugão, em Vila Velha (ES), neste sábado (24/11). Mas nem tudo foi flores para os cariocas, já que o ala Marcelinho torceu o joelho direito em uma disputa de bola no segundo quarto e preocupa a comissão técnica, podendo ficar fora de várias partidas do restante do campeonato.
As contratações para a temporada se destacaram logo no primeiro jogo. O cestinha da partida foi o ala Marquinhos, com 22 pontos. O pivô Olivinha fez aquilo que faz com grande freqüência no NBB: um duplo-duplo (14 pontos e 11 rebotes). Um outro nome que já estava no Flamengo também foi bem: o pivô Caio Torres, com 21 pontos. Pelo Vila Velha, boas atuações de uma dupla de estrangeiros: o ala/armador Allen Jemmont (16 pontos) e o armador norte-americano James Parker (11 pontos).
O novo time do Flamengo se impôs dentro da quadra do Vila Velha logo nos primeiros minutos de partida. A dupla de pivôs rubro-negra foi avassaladora. Caio Torres (nove pontos e dois rebotes) e Olivinha (sete pontos e quatro rebotes) foram os destaque do primeiro período, em que os cariocas tiveram uma vitória ampla por 21 a 8.
Uma das principais contratações do Flamengo para a temporada mostrou todo o seu valor no segundo quarto. O ala Marquinhos acertou duas bolas de três pontos em três tentativas e fez 13 pontos. O jogo ficou mais equilibrado, só que com 19 a 15 para os rubro-negros no período, a vantagem tornou-se ainda maior, 40 a 23 para os cariocas.
A diferença não parou de crescer na volta do intervalo. Caio Torres fez mais oito pontos, Olivinha pegou mais três rebotes, e o Flamengo fez 21 a 12 no terceiro quarto, com o placar mostrando 61 a 35 para os rubro-negros na partida.
Precisando apenas administrar o marcador, o técnico José Neto passou a rodar mais o elenco, dando chances para todos os jogadores. O Vila Velha cresceu no jogo, com a ajuda do norte-americano James Parker, que anotou oito de todos os seus 11 pontos apenas no último quarto. Os capixabas terminaram o período com 26 a 21, diminuindo a diferença da vitória final do Flamengo.
“Acho que hoje o jogo coletivo foi nosso diferencial. Além disso, imprimimos uma defesa forte no primeiro tempo, onde tivemos o controle do jogo”, disse o treinador do Flamengo, José Neto.