#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vitória épica!

Sesi Franca FRA 87
x
85 Rio Claro RCB
24
1ºQ
X
27
12
2ºQ
X
12
19
3ºQ
X
18
26
4ºQ
X
24
6
5ºQ
X
4

Ginásio Pedrocão

2 de abril de 2016

Com direito a bola no último segundo, prorrogação e muita emoção, Franca segura pressão do Rio Claro, vence no Pedrocão e abre 1 a 0 na série oitavas de final

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
87
X
85
87
PTS
85
5
A3C
10
24
A2C
16
24
LLC
23
43
RT
39
11
ASS
14

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Os playoffs da temporada 2015/2016 do NBB CAIXA foram abertos com um jogo épico. Neste sábado, no Ginásio Pedrocão, o Franca Basquete mostrou todo seu poder de superação, levou o jogo para a prorrogação com bola magistral de Cauê Borges no estouro do cronômetro e levou a melhor sobre o Rio Claro, pelo placar de 87 a 85, resultado que o coloca em vantagem na série de oitavas de final, por 1 a 0.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

De tirar o fôlego: Foi um jogo épico. No tempo regular, as duas equipes alternaram constantemente na liderança do placar e o resultado ficou indefinido até os segundos finais. No último suspiro, os donos da casa forçaram a prorrogação após incrível e longa bola de 3 pontos de Cauê Borges no estouro do cronômetro (81 a 81). Já no tempo extra, o time de Lula Ferreira tomou um sufoco, venceu por 6 a 4 e confirmou o importante triunfo na abertura da série.

Herói: Cauê Borges não foi cestinha e nem liderou nenhum fundamento, mas certamente teve papel mais do que crucial para o triunfo francano. Vindo do banco, o camisa 4 ficou por 30 minutos em quadra, fez bolas importantes e ainda acertou o milagroso tiro longo que levou o duelo para o tempo extra. No final, Cauê deixou a quadra com nove pontos, quatro roubos de bola e com o posto de herói do jogo.

E agora: Depois da emocionante ‘batalha’ no Pedrocão, a série entre Rio Claro e Franca rumará para o Ginásio Felipe Karan, onde as equipes farão os dois próximos jogos, na próxima terça-feira (05/04), às 19 horas, com transmissão ao vivo no SporTV, e sexta-feira (08/04), às 20 horas (de Brasília), este com exibição ao vivo pelo #NBBnaWeb (www.lnb.com.br/tempo-real).

Também fundamentais: Quem também merece muito destaque na vitória francana é o ala/armador Isaac, cestinha da equipe, com 18 pontos, além do pivô Douglas Kurtz, autor de um duplo-duplo de 13 pontos e 12 rebotes, e do armador Nezinho, que mesmo muito bem marcado, foi responsável por 12 pontos e cinco assistências.

Quase herói: Se o triunfo ficasse com o Rio Claro, “o cara” da partida certamente seria Gui Deodato. Com tamanha personalidade, camisa 9 da equipe rio-clarense registrou expressivos 26 pontos, três rebotes e duas assistências e deixou a quadra como atleta mais eficiente da partida, com 23 de valorização.

Outros destaques: Com um duplo-duplo de 17 pontos e dez rebotes, o ala Dedé também foi figura importante na equipe de Rio Claro, que também teve no armador Eric Tatu, responsável por 13 pontos e duas assistências, outra peça de destaque no épico confronto no Pedrocão.

Ausências cruciais: Um dos fatores que prejudicou o Rio Claro no final da partida foram as faltas. Na reta final do quarto período, Tatu e Teichmann cometeram suas quintas faltas e desfalcaram o time visitante na prorrogação. Para piorar, os rio-clarenses perderam Gui Deodato e Dedé logo no início do tempo extra e terminaram o duelo somente com um titular (Daniel Alemão) em quadra.

Altos e baixos: Apesar de ter iniciado o jogo perdendo por 9 a 1, o Rio Claro se reergueu rápido e posteriormente venceu o primeiro quarto, pelo placar de 27 a 24. Depois, os donos da casa recuperaram a ponta do placar e permaneceram com ela em mãos durante bom tempo do segundo quarto, mas no último instante, quando o duelo estava empatado em 36 a 36, Dedé acertou uma incrível bola de antes do meio da quadra e levou o time rio-clarense para o vestiário com a vantagem, por 39 a 36.

Abriu: Embalado pela espetacular bola de Dedé, o time visitante abriu o terceiro quarto emplacando uma corrida de 10 a 3 em cima dos francanos e abrindo logo dez pontos de frente (49 a 39). A equipe do técnico Lula Ferreira se recuperou, chegou a virar o jogo para 55 a 54, mas foi para o último quarto perdendo por 57 a 55 após bola de 3 pontos de Vinícius Pastor nos últimos segundos da parcial.

Eletrizante: Os dez minutos finais foram de tirar o fôlego. Com diversas alternâncias de placar, a partida ganhou tons de dramaticidade com o passar do tempo e nenhuma das equipes se firmou na liderança do marcador. O Rio Claro chegou a abrir cinco pontos de frente, mas os francanos novamente buscaram e deixaram o resultado em aberto até os momentos finais. Mas mais emoção ainda estava por vir…

Inacreditável! : Depois de uma troca de lances livres intensa nos momentos finais, o Rio Claro abriu três pontos de frente após dois tiros de Gui Deodato a quatro segundos para acabar (81 a 78). Sem pedidos de tempo, o Franca saiu trocando passes do fundo de quadra até que Cauê Borges acertou um longo arremesso de 3 pontos do meio da rua e no estouro do cronômetro, empatou o jogo em 81 a 81 e levou o eletrizante confronto para a prorrogação.

Deu Franca: No tempo extra, o Franca conseguiu pontuar através dos lances livres e chegou a ter quatro pontos de vantagem perto do minuto final (85 a 81). O Rio Claro lutou, buscou a virada até o fim, mas os donos da casa souberam segurar a pressão adversária para sair com o expressivo e importantíssimo triunfo pelo placar de 87 a 85.

Confira a programação completa da série oitavas de final entre Rio Claro e Franca:

Rio Claro Basquete (8º) 0 x 1 Franca Basquete (9º)

Jogo 1 – Franca 87 x 85 Rio Claro
Jogo 2 – 05/04 (terça), às 19 horas, no Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 08/04 (sexta), às 20 horas, no Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 4* – 11/04 (segunda), às 19 horas, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – 13/04 (quarta), às 20 horas, no Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro – ao vivo no #NBBnaWeb

*Se necessário