#JOGAJUNTO

LDB

Vitória gigante!

Extremos EXT 89
x
80 B.Cearense/Cuca CEA
21
1ºQ
X
23
14
2ºQ
X
12
19
3ºQ
X
22
19
4ºQ
X
16
16
5ºQ
X
7

Praia Clube (Quadra 1)

31 de julho de 2015

Na primeira prorrogação da LDB 2015, Pequeninos Rhema mostra mais tranquilidade no fim e vence “batalha” eletrizante contra o atual campeão Basquete Cearense

DOCUMENTOS:
Súmula
89
X
80
89
PTS
80
8
A3C
8
23
A2C
21
19
LLC
14
42
RT
46
11
ASS
15

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Foi um jogo de tirar o fôlego. Em meio a diversas alternâncias de placar e muita emoção, o Pequeninos Rhema Basketball (PB) conquistou um resultado pra lá de expressivo, nesta sexta-feira, no Praia Clube, em Uberlândia (MG), ao vencer uma verdadeira batalha contra o atual campeão Basquete Cearense, na primeira prorrogação da edição 2015 da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), por 89 a 80.

Para conquistar seu quarto resultado positivo em cinco partidas na competição, o time de Campina Grande (PB) mostrou tranquilidade e mão quente no tempo extra para resistir à pressão dos detentores do título da LDB. O destaque individual ficou por conta do ala/pivô Pezão, que registrou mais um duplo-duplo no campeonato – o quinto em cinco jogos – ao marcar 29 pontos e pegar 15 rebotes.

Com 18 pontos, seis rebotes e participação efetiva nos momentos decisivos da partida, o ala Luiz também teve grande parcela de contribuição no triunfo, assim como o também ala Pinguela, autor de 16 pontos e oito rebotes, do armador Gegê, responsável por dez pontos, sendo cinco deles na prorrogação, e do ala Vini, que também deixou a quadra com dez tentos na conta.

“Sabemos que o Baasquete Cearense é uma grande equipe, mas demos algumas bobeiras e acredito que poderíamos ter matado o jogo já no final do tempo normal. Foi muito importante termos feito tudo certo na prorrogação, sempre esperando até a última bola. Confiamos muito no trabalho que fizemos, principalmente na questão física. A gente sabia que aguentaria a prorrogação e por isso estávamos preparados. Uma vitória como essa nos dá muita confiança”, declarou a técnica do Pequeninos, Mônica dos Anjos.

Pequeninos Rhema, do ala Luiz, venceu a prorrogação por 18 a 7 e conquistou um grande triunfo sobre o Basquete Cearense

Pequeninos Rhema, do ala Luiz, venceu a prorrogação por 18 a 7 e conquistou um grande triunfo sobre o Basquete Cearense

Pelo lado do Basquete Cearense, que conheceu sua segunda derrota em cinco partidas na maior competição de base do basquete brasileiro, os maiores pontuadores foram o ala/pivô Luis Enrique, que ficou próximo de um duplo-duplo ao registrar expressivos 29 pontos e nove rebotes, e o ala/armador Victor Gusmão, autor de 25 pontos, seis rebotes, quatro assistências e quatro roubos de bola, além do pivô Rapha Negão, com dez pontos.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

O jogo

O período inicial do confronto teve três partes diferentes. A primeira foi de superioridade do Basquete Cearense, que abriu 7 a 2 nos primeiros dois minutos de jogo. A segunda foi marcada pela reação do Pequeninos, que não só encostou como ainda abriu seis tentos de frente (15 a 9). E a terceira, na reta final do primeiro quarto, teve o time de Fortaleza no comando das ações, recuperando a vantagem e fechando a parcial na frente, por 23 a 21.

Já o segundo quarto ganhou em velocidade e o jogo ficou extremamente corrido. Desta forma, as duas equipes alternaram constantemente na liderança do placar. Na reta final da parcial, os os paraibanos, através de uma boa defesa por zona e boa atuação ofensiva de Pezão, tentaram se consolidar na ponta do marcador ao abrir cinco pontos de frente, mas os comandados do técnico Espiga reagiram, contaram com o brilho de Victor Gusmão nos momentos finais da parcial e empataram a partida ao final da segunda etapa: 35 a 35.

Na volta do intervalo, a partida ficou truncada, mas este cenário não foi capaz de parar a boa atuação dos atuais campeões da LDB, que contara com boa participação do ala/pivô Luis Enrique e chegaram a abrir oito pontos de vantagem (49 a 41). Ainda em superioridade, o time do Estado do Ceará segurou a boa diferença e foi para a quarta parcial com seis pontos de frente, placar de 58  52.

Correndo atrás para tirar a desvantagem, o Pequeninos Rhema apostou na força de seu garrafão para tirar a diferença e assumir a ponta do placar (64 a 62). A partir daí, foi a vez do Basquete Cearense correr atrás dos paraibanos. Assim, o jogo ficou lá e cá e os minutos finais tomaram tiveram tons dramáticos. Restando 01:20m para acabar, o confronto estava empatado em 71 a 71, até que o ala Luiz converteu uma bola de 2 pontos e deixou o Pequeninos em vantagem. Mas a partida foi para a prorrogação graças à bandeja de Victor Gusmão restando 26 segundos para acabar (73 a 73).

O tempo extra começou quente para o Pequeninos, que acertou logo três bolas de 3 pontos, fez 9 a 4 e abriu cinco pontos de frente (82 a 77), diferença esta que foi para seis pontos restando 30 segundos para o fim, após dois lances livres do armador Gegê (86 a 80). O Basquete Cearense não conseguiu converter suas tentativas de cesta e foi obrigado a fazer faltas no adversário para colocá-lo na linha dos lances livres. A estratégia não funcionou, e os comandados da técnica Mônica dos Anjos converteram grande parte das cobranças e fecharam o jogo com vitória por nove pontos de vantagem: 89 a 80.