#JOGAJUNTO

LDB

Vitória goiana

Goiânia LDB GO 73
x
61 IVV/CETAF IVV
20
1ºQ
X
10
11
2ºQ
X
21
21
3ºQ
X
8
21
4ºQ
X
22

1 de novembro de 2013

Em Belo Horizonte, Goiânia supera o Vila Velha e segue na 14ª posição na tabela de classificação da LDB 2013

DOCUMENTOS:
73
X
61
73
PTS
61
7
A3C
9
19
A2C
10
14
LLC
14
41
RT
40
17
ASS
12

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

 

Murilo Veloso teve boa atuação e ajudou Goiânia a vencer pela primeira vez na quinta etapa da LDB 2013 (Orlando Bento/LNB)

Em confronto direto pela 14ª colocação da primeira fase da LDB 2013, o Universo/Goiânia bateu o Vila Velha, por 73 a 61, na Arena Vivo, em Belo Horizonte. O jogo foi válido pela terceira rodada da quinta etapa da competição e foi a primeira vitória goiana em solo mineiro.

Com o triunfo a equipe do Centro-Oeste do país se manteve na 14ª colocação e chegou a 49 pontos, dois a mais que o time capixaba que tem agora 47 e ocupa a 15ª posição no maior campeonato de base do basquete brasileiro.

“É uma vitória que vale pela honra. Não temos mais chances de classificação, mas seguimos trabalhando forte e o resultado apareceu na quadra hoje. Pra gente é importante também porque a LDB é uma chance de nos firmarmos e garantirmos um lugar no grupo que vai disputar o NBB6”, declarou Raphael Figueiredo, ala da equipe goiana.

Os principais destaques do time do Planalto Central foram Murilo Veloso e Raphael Figueiredo, ambos com duplo duplos. Murilo foi um dos cestinhas do jogo com 25 pontos e ainda deu dez assistências, além de pegar cinco rebotes. Já Raphael terminou o jogo com 15 pontos e dez rebotes.

Pelo lado canela-verde, o atleta mais efetivo foi Robson Vesper, cestinha do confronto, ao lado de Murilo Veloso, com 25 pontos. O jogador ainda contribuiu com sete rebotes e seis roubos de bola. O pivô Matheus “Vovô”, com oito pontos e seis rebotes, também teve boa atuação.

A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

O Goiânia começou melhor a partida e abriu 12 a 3 na primeira metade do quarto inicial. João Victor Freitas, técnico do Vila Velha, parou o jogo e o pedido de tempo surtiu efeito. O time capixaba melhorou seu ataque, equilibrou o jogo, mas não ao ponto de cortar a vantagem goiana e o time do Planalto Central fechou a primeira parcial com boa vantagem: 20 a 10.

O Vila Velha voltou melhor no início do segundo  quarto, com uma defesa forte e um bom jogo interno no ataque para diminuir a desvantagem no marcador para seis pontos (23 a 17). Os  vila-velhenses seguiram melhor durante todo o quarto e a virada chegou a 56 segundos do fim da primeira etapa, com Pedro Pucci em uma bola de 3 pontos (31 a 29). Ainda deu tempo do Goiânia empatar com Murilo Veloso e as duas equipes foram para o descanso em igualdade no marcador, 31 a 31.

O time do Centro-Oeste voltou a tomar as rédeas do jogo no terceiro quarto. Com boas performances de Murilo Veloso (oito pontos) e Adyb (quatro pontos e cinco rebotes) na parte inicial do período, os goianos abriram 14 de frente (49 a 35), sua maior vantagem na partida até então. Com quatro pontos consecutivos de Robson Vesper o Vila Velha cortou a diferença pra 10 pontos (49 a 39), mas um triplo de Thiago Palma deu números finais ao quarto: 52 a 39 para os comandados do técnico Breno Pinheiro.

A equipe goiana começou o quarto derradeiro na mesma toada e em menos de 2 minutos emplacou uma sequência de 8 a 0, elevando sua vantagem no marcador para 21 pontos, 60 a 39. A partir daí o Vila Velha reequilibrou a partida, correu, brigou,  e com grande atuação de Robson Vesper chegou a cortar a diferença no marcador para apenas 7 pontos (65 a 58), com pouco mais de dois minutos para o fim do jogo. Mas o Goiânia administrou sua vantagem com maturidade nos minutos finais e fechou a partida com sua primeira vitória na quinta e última etapa da LDB 2013.

“Nosso time começou o jogo um pouco sonolento. Conseguimos recuperar e ir pro intervalo empatados, mas no 3º quarto tivemos mais um momento de desconcentração e eles abriram uma boa vantagem. Mais uma vez conseguimos voltar pro jogo, baixamos a diferença pra 7 pontos, mas no final faltou um pouco de perna pra nossa equipe”, lamentou João Victor Freitas, técnico do Vila Velha.

Neste sábado, 2 de novembro, o Goiânia terá pela frente outro adversário capixaba, o Vitória/Cecre, às 9 horas (de Brasília). Já o Vila Velha, também no sábado, encara o anfitrão Minas Tênis Clube, às 11h15 (de Brasília).