HOJE
Vitória honrosa
Por Liga Nacional de Basquete
Mesmo sem chances de classificação, Franca faz jogo duro contra Bauru na última rodada e consegue a vitória, 52 a 50
O Vivo/Franca já não tinha mais chances de classificação no hexagonal semifinal da Liga de Desenvolvimento Olímpico (LDO), mesmo assim a equipe não desanimou na última rodada e arrancou uma vitória contra o Itabom/Bauru, 52 a 50.
O armador Fabiano Koiti foi o cestinha da partida, com 16 pontos para o time francano. Seu colega de equipe, o pivô Lucas mariano, também se destacou, com 12 pontos e sete rebotes. Pelo time bauruense, o ala Weliton foi o maior anotador, com 12 pontos. O pivô André Silva quase chegou ao duplo-duplo, com oito pontos e dez rebotes.
A LDO é um campeonato patrocinado pelo Banco BMG, organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e Ministério do Esporte, e apoio da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso.
Assim como na vitória contra o Brasília, até então a única de Franca no hexagonal da LDO, a defesa foi a principal arma para conquistar a vitória.
Depois de terminar o primeiro tempo vencendo por 30 a 24, os francanos sofreram a virada no terceiro quarto quando Bauru, comandado pelos 11 pontos de Weliton no período, encaixou uma sequência de bons ataques e entrou no último período na frente, 47 a 39.
Mas a força defensiva de Franca se mostrou presente novamente no último quarto. Limitando o rival a apenas três pontos nos últimos dez minutos de jogo, os francanos forçaram erros do ataque adversários e aproveitaram os contra-ataques para tirar a vantagem.
A 1:23 do final, Lucas pegou um rebote ofensivo e fez a bandeja que colocou o time do técnico Paulo Berger na frente. Pouco depois, Fabiano Koiti sofreu falta, converteu um o primeiro dos lances livres e cravou a vitória francana.
“Conversei com os garotos que nossa vida não acaba aqui na LDO. Tivemos alguns problemas durante a competição, mas temos um ideal e um projeto para seguir. Os meninos são novos e ainda tem muito para evoluir nos próximos anos”, comentou Berger.
O treinador não pode contar com dois de seus principais jogadores durante o hexagonal, o ala Leo Meindl e o ala/armador Felipe Taddei, mas ressaltou o esforço feito pelos outros atletas para compensar os desfalques.
“A falta desses jogadores pesa, mas trabalhamos para tentar suprir esses ausências”, completou.