#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vitória segura

24-10-2012 | 10:09
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo se impõe, controla partida e estreia com triunfo sobre Hebraica Macabi, do Uruguai, no grupo C da Liga Sul-Americana 2012

Marquinhos foi o cestinha da vitória flamenguista na Liga Sul-Americana (Demian Schleider/FIBA Américas)

O Flamengo estreou na primeira fase da Liga Sul-Americana 2012 com vitória. Jogando pelo grupo C, em Mar del Plata (Argentina), a equipe rubro-negra superou o Hebraica Macabi (Uruguai) por 75 a 67, nesta terça-feira (23/10). No outro jogo da rodada inicial da chave, o anfitrião Peñarol derrotou o Deportes Castro (Chile) por 86 a 75. Os dois primeiros garantem a classificação para as semifinais da competição continental, além de uma vaga na Liga das Américas 2013.

O time comandado pelo técnico José Neto esteve sempre na frente no placar, mantendo uma considerável diferença, como nos quatro primeiros minutos, quando fez 14 a 1. No fim do primeiro tempo, o Flamengo estava vencendo por quase 20 pontos de vantagem (43 a 25). Ao diminuir um pouco o ritmo na etapa final, os cariocas permitiram um esboço de reação dos uruguaios, mas conseguiram administrar o resultado favorável.

O ala Marquinhos, uma das principais contratações rubro-negras para a temporada, foi o cestinha da partida, com 22 pontos. O ala e capitão Marcelinho veio logo atrás entre os maiores pontuadores, com 19. O pivô Caio Torres, que acabou de voltar a jogar após uma lesão no dedão do pé esquerdo, terminou com um duplo-duplo: 11 pontos e 11 rebotes.

“Acredito que construímos nossa vitória com uma defesa muito forte no primeiro tempo. Depois, administramos a vantagem. Temos um time novo que está evoluindo a cada dia. Essa é a tendência”, comentou Neto.

“Sabíamos que essa vitória era muito importante para o nosso time na competição. Entramos com muita vontade e conseguimos defender os pontos fortes do adversário. Acho que isso foi fundamental para sairmos vencedores”, disse Marquinhos.

A segunda rodada do grupo C será disputada nesta quarta-feira (24/10). O Flamengo pega o Deportes Castro (Chile), às 20h15 (horário de Brasília), com transmissão do SporTV 2. “Teremos de continuar jogando da mesma forma e vamos em busca de mais uma vitória”, finalizou Neto.

O time do Flamengo não deu muitas chances para os rivais uruguaios (Demian Schleider/FIBA Américas)