#JOGAJUNTO

LDB

Vitória zica

São José Basketball SJO 92
x
64 Sport Recife LDB SPO
21
1ºQ
X
17
20
2ºQ
X
22
25
3ºQ
X
15
26
4ºQ
X
10

11 de outubro de 2013

Com atuação consistente, São José supera o anfitrião Sport e dá importante passo rumo à classificação para a fase final da LDB 2013

DOCUMENTOS:
92
X
64
92
PTS
64
14
A3C
4
19
A2C
21
12
LLC
10
35
RT
33
19
ASS
14

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Time do pivô Zezão deu importante passo rumo à classificação para fase final da LDB 2013 (Aldo Carneiro/LNB)

Jogadores e torcida do São José/Unimed atribuíram a palavra zica para autointitular o bom desempenho da equipe adulta na última temporada. Nesta sexta-feira, o time Sub-22 joseense deu mostras de que também pode receber o apelido. Com uma atuação consistente, a equipe conquistou uma vitória zica ao vencer o anfitrião Sport, por elásticos 92 a 64, e dar um importante passo rumo à classificação para a fase final da LDB 2013.

O 14º resultado positivo em 23 partidas disputadas levou o esquadrão joseense a 55 pontos na tabela de classificação. Agora a equipe só depende das próprias forças para terminar a quarta etapa da competição de base no G-8. Caso vença o SFC/Vitória/Cavalo Marinho neste sábado, em solo pernambucano, os representantes do Vale do Paraíba ultrapassarão Allianz/Ginástico e Paschoalotto/Bauru, ambos com 56 pontos e 24 jogos realizados.

Para sair vencedor, São José contou com ótimas exibições de seus quatro principais jogadores disponíveis para esta etapa. Com um aproveitamento de 71,4% nas bolas de três pontos (cinco convertidas em sete tentadas), Chandler foi o cestinha do jogo, com 23 pontos, seguido de perto por Gabriel, que marcou 21 tentos, sendo 13 no terceiro quarto.

Enquanto isso, o ala Gustavo, que disputou apenas sua quinta partida na LDB 2013, mostrou que pode ser uma importante peça para a equipe e registrou um duplo-duplo, com 14 pontos e dez assistências. O camisa 23 ainda pegou oito rebotes e ficou muito próximo de registrar o terceiro triplo-duplo da história da competição. Para fechar os destaques joseenses, o pivô Zezão foi outro a somar dois dígitos em dois fundamentos: 12 pontos e 11 rebotes.

“Hoje podemos dizer que a vitória foi zica sim (risos). Era um jogo muito importante para nós. Se tratava de um confronto direto por posições e tivemos muita tranquilidade para vencer o jogo. Ainda conseguimos deslanchar no final e colocamos uma boa diferença no placar”, analisou o cestinha Chandler.

Com a derrota, o Sport complicou ainda mais sua situação no campeonato. Com 51 pontos ganhos, o time nordestino, que perdeu sua terceira partida como mandante, se distanciou ainda mais do grupo dos oito primeiros colocados e sua classificação à etapa final da LDB 2013 ficou difícil.

A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Em menos de dois minutos jogados, o São José impôs uma sequência de oito a zero para cima dos pernambucanos, muito por conta da pontaria do ala Chandler, que converteu dois tiros de três pontos praticamente seguidos. O domínio joseense seguiu e a equipe chegou a abrir 16 a 4 de frente. Mas aos poucos o Sport foi se acertando, passou a trabalhar melhor seu ataque e elevou seu rendimento em quadra. Porém as bolas de lonha distância dos paulistas fizeram a diferença. Chandler converteu mais um arremesso longo, Lucão e Gabriel também acertaram a mão e o esquadrão do Vale do Paraíba fechou o primeiro quarto na frente, por quatro pontos: 21 a 17.

No segundo quarto, os donos da casa contaram com boas atuações do pivô Coutinho e do ala Breno e chegaram a assumir a ponta do placar. Mas Gustavo apareceu bem do outro lado e manteve o São José na frente ao final do período. Com boas infiltrações, o ala não só pontuou como também abriu espaços para seus companheiros, principalmente o pivô Zezão, pontuarem com tranquilidade. Depois de um final de parcial bastante movimentado, o esquadrão do interior paulista fechou a primeira metade da partida em vantagem: 41 a 39.

São José voltou dos vestiários com tudo. Gustavo seguiu abrindo espaços na defesa do Sport, mas quem brilhou mesmo no terceiro quarto foi Gabriel. Com direito a três arremessos de longa distância certeiros, o armador anotou 13 pontos na parcial e comandou as ações ofensivas do time comandado pelo técnico Cris Montenegro. Do outro lado da quadra, os pernambucanos tiveram dificuldade para pontuar diante da defesa por zona dos paulistas. Desta maneira, o duelo chegou para seu último e decisivo período com uma boa vantagem no placar para os joseenses: 66 a 54.

Bem no primeiro quarto e discreto nas duas parciais seguintes, Chandler voltou a roubar a cena no início do último período. Sempre preciso nos tiros de longa distância, o ala comandou a arrancada do São José, que rapidamente ampliou a diferença no placar para a cada dos 19 pontos (73 a 54). Confortável na liderança do placar, o time paulista controlou muito bem o ritmo do jogo e não deu chances aos anfitriões. Sem poder de reação, o Sport nada pode fazer para impedir que a vantagem no placar aumentasse e que os paulistas conquistassem o importante triunfo.