
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07
03/07
29/07
30/07
31/07
01/08
02/08
03/08
04/08
10/09








11/09








12/09
















13/09








14/09









Vitória maiúscula


Vila Velha mostra força, tem atuação segura do início ao fim e bate Sport na abertura do terceiro dia de disputas da segunda etapa da LDB 2013
Por Liga Nacional de Basquete



Matheus foi um dos destaques do triunfo do Vila Velha nesta sexta-feira (Bruno Spada/LNB)
Poucos acreditavam, mas o Vila Velha/IVV/Cetaf conseguiu. Dono da 14ª colocação da LDB 2013 antes do início da rodada desta sexta-feira, o time capixaba steve uma ótima atuação na primeira partida do dia no Ginásio da Asceb, em Brasília (DF), e superou o Sport Club do Recife, pelo placar de 77 a 71.
Esta foi apenas a quinta vitória em 12 jogos disputados do esquadrão do Espírito Santo na maior competição de base do basquete brasileiro. Enquanto isso, o clube pernambucano, que soma oito triunfos e ocupava a quinta posição na tabela de classificação, ao lado de Paschoalotto/Bauru e Allianz/Ginástico, conheceu sua quarta derrota no campeonato Sub-22.
Para sair vencedor, Vila Velha contou com uma boa produção ofensiva de cinco jogadores: o ala/pivô Rafael Mauro, autor de 19 pontos, o ala/armador Pedro Pucci, responsável por 15 tentos, e o ala Robson Vesper e o pivô Matheus, com 13 pontos cada.
“Nossa proposta de jogo era fazer com que o jogo fosse igual até o final. A responsabilidade de vitória era toda deles e nós entramos como franco atiradores para esta partida. Conseguimos cumprir tudo o que foi planejado e acho que o time deles sentiu um pouco mais o nervosismo no final do jogo pela necessidade da vitória. Foi aí que demos o bote final e conseguimos a vitória Estou muito orgulhoso dos meninos e muito feliz com este resultado”, comemorou o técnico do Vila Velha, João Victor.
Pelo lado do Sport, o destaque ficou mais uma vez por conta do ala/pivô Durval. Com incríveis 24 rebotes (12 defensivos e 12 ofensivos), o jogador que disputou o NBB5 pelo Cia. do Terno/Romaço/Joinville igualou o recorde do fundamento da história competição, pertencente a Andrezão, do Bauru, que registrou a marca na última temporada, diante do São Luís/MA, no dia 28 de dezembro de 2012. Além disso, o jogador ainda somou 24 pontos e conquistou seu 11º duplo-duplo em 12 partidas disputadas na LDB 2013.
Com um bom começo do pivô Pablo, que converteu todos os seis pontos que tentou durante o primeiro quarto, o Vila Velha largou na frente. Enquanto isso, o Sport não apresentou um bom aproveitamento nos arremessos e teve dificuldades no início da partida. Mesmo com um de seus principais jogadores, o ala Robson Vesper, tendo que ir para o banco de reservas por ter cometido duas faltas, o time capixaba, muito por conta das atuações de João Gabriel e Matheus, conseguiu fechar o primeiro quarto em vantagem: 21 a 15.
Diante de uma defesa por zona dos capixabas, o Sport passou a ter mais tranquilidade e com isso conseguiu melhorar sua produção. Durval e Érick Vierne chamaram a responsabilidade, marcaram juntos 20 dos 22 pontos do Sport no segundo quarto e lideraram a reação da equipe nordestina. Do outro lado, o esquadrão do Espírito Santo não repetiu o bom desempenho ofensivo da primeira parcial e viu os rivais virarem o jogo: o Sport venceu o segundo quarto, por 22 a 13, e colocou 37 a 34 de frente no placar.
Logo no início do terceiro período, o Sport deu mostras de que iria forçar o ritmo e abrir vantagem no placar. Com uma defesa forte e rápidos contra-ataques, a equipe comandada por Ricardo de Oliveira até conseguiu emplacar uma boa sequência e abrir dez pontos de vantagem (48 a 38). Porém, Vila Velha não se intimidou. Dono de um ótimo aproveitamento nas bolas de três pontos – foram cinco acertos em seis tentativas de longa distância durante a terceira parcial –, o time capixaba reverteu o cenário e chegou para os dez minutos finais do confronto com 59 a 57 a seu favor no placar.
Embalado pelo bom final de terceiro quarto, a equipe do Espírito Santo voltou melhor do que os rivais para a parcial final. No embalo de um bom rendimento de Rafael Mauro, autor de dez pontos no último período, o time comandado pelo técnico João Victor colocou dez pontos de vantagem (71 a 61), com pouco mais de quatro minutos para o fim do jogo.
Nos minutos finais do confronto, o Sport até que tentou reverter o cenários, mas não havia mais tempo. Com muita tranquilidade, o time capixaba administrou a diferença a seu favor no placar. Mesmo com os nordestinos tentando a todo custo virar o jogo, Vila Velha mateve a cabeça no lugar e fez a festa após a vitória na capital federal.
A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).