
22/04
28/04
29/04
30/04
04/05
23/05
24/05
26/05
28/05

Vivos na briga


Jogando em casa, Tijuca supera o Joinville, volta a vencer e encosta na zona de classificação para os playoffs
Por Liga Nacional de Basquete


O Tijuca/Rio de Janeiro voltou a vencer no NBB após três jogos ao superar, neste sábado, o Cia. do terno/Romaço/Joinville, em casa, 91 a 89. Foi a sétima vitória da equipe carioca em 22 jogos disputados e o resultado recolocou o time na briga por um lugar nos playoffs. Os tijucanos ocupam a 13ª colocação na tabela com o mesmo número de vitórias da Liga Sorocabana, porém com dois jogos a mais.
O jogo coletivo foi o ponto forte do time da casa. O técnico Miguel Ângelo da Luz utilizou todos os 12 atletas a disposição e 11 deles pontuaram, cinco acima da casa dos dez pontos. O cestinha da equipe foi o armador Manteguinha, com 18 pontos. Do outro lado, André Góes e Rashad Bishop foram os destaques, com 22 pontos cada.
O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
[galeria id=”23967″]
Desde o primeiro período, o Tijuca permaneceu e vantagem em relação ao Joinville que, apesar de atrás, também não deixou com que o rival se desgarrasse no marcador. Com boa atuação da dupla Manteguinha e Coloneze, os cariocas terminaram o primeiro quarto quatro pontos a frente dos catarinenses, 25 a 21.
Com uma corrida de 9 a 2 nos minutos iniciais do segundo período, os tijucanos alcançaram sua maior vantagem em toda a partida. A diferença chegou a 11 pontos, com o marcador apontando 34 a 23 para o time da casa. Mas a dupla de norte-americanos do Joinville, Rashad Bishop e Kojo Mensah, puxou a reação dos visitantes, que diminuíram o prejuízo até o intervalo, 48 a 42.
A partir daí, novamente muito equilíbrio até os instantes finais. O tijuca foi eficiente nas bolas de longa distância e converteu seis dos 12 arremessos de 3 pontos que tentou no segundo tempo. Os catarinenses foram agressivos, atacaram a cesta e bateram 16 lances livres, contra apenas nove do rival. Joinville converteu 13 e o adversário cinco.
Liderados pelos 11 pontos de André no último quarto, os catarinenses encostaram no placar, reduzindo a diferença para apenas dois pontos. O empate veio no minutos final, mas o Tijuca soube segurar a pressão e com um arremesso de Manteguinha no último segundo colocou números finais no jogo.
“Foi mais sofrido do que deveria ser. Dominamos a partida inteira, algo que não estávamos conseguindo fazer antes, mas cometemos uma série de erros no quarto período que por pouco não nos custaram a vitória. Mas, no fim, o mais importante foi ter vencido, porque isso nos aproxima da zona de classificação para os playoffs, que é o nosso grande objetivo nessa temporada”, analisou Manteguinha.