
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07
03/07
29/07
30/07
31/07
01/08
02/08
03/08
04/08
12/09

Voa, Carcará!


Ginásio da ASCEB
Fora de casa, Basquete Cearense vence duelo direto contra Brasília, chega à oitava vitória seguida e entre no G-4 pela primeira vez na história do NBB
Por Liga Nacional de Basquete


A temporada 2015/2016 do NBB já é histórica para o Solar Cearense. Na noite desta sexta-feira (12/02), a equipe de Fortaleza venceu um duelo mais do que direto diante do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, fora de casa, por 95 a 82, e agora ocupa um lugar no G-4 ela primeira vez na história da competição.
Põe na conta: Agora, com a importante vitória na capital federal, o time nordestino soma 13 triunfos em 19 jogos, um a mais do que o Brasília, e e se encontra no quarto lugar, colado no Paulistano/Corpore, terceiro colocado. Em sua quarta temporada no NBB, o esquadrão do técnico Alberto Bial entrou no G-4 pela primeira vez.
Que sequência: Esta foi a oitava vitória consecutiva do Basquete Cearense no maior campeonato de basquete do país. O único time a vencer mais jogos seguidos do que os representantes do Ceará é o Flamengo, que triunfou em seus últimos dez compromissos.
O cara: O grande protagonista da equipe vencedora foi Marcus Toledo. Com um expressivo duplo-duplo de 23 pontos e 12 rebotes, o ala/pivô teve ótimo desempenho e comandou a grande atuação do Basquete Cearense.
Regular como sempre: Outro nome importante para o êxito dos cearenses foi o armador Davi Rossetto, que deixou a quadra com 17 pontos e anotou dígitos duplos na pontuação pela 10ª partida seguida. Além disso, o atleta ainda somou cinco assistências e cinco rebotes.
Atuação de gala: Apesar da derrota de sua equipe, o armador Fúlvio teve um desempenho mais do que brilhante. Com apenas três arremessos errados durante todo o jogo, o jogador foi o cestinha do jogo, com 26 pontos, e ainda somou oito assistências e sete rebotes.
Que começo! Mesmo atuando fora de casa, o Basquete Cearense iniciou a partida com tudo. Com destaque para boas jogadas de Toledo, a equipe nordestina abriu 18 a 5 de frente nos minutos iniciais.
Mão quente: O grande trunfo do ótimo início dos cearenses foi o alto aproveitamento nas bolas de três pontos. Dos primeiros 34 pontos da equipe, 21 foram oriundos de sete arremessos certeiros de longa distância.
Controlou: Depois do seu grande começo, o Basquete Cearense não permitiu em nenhum momento que Brasília virasse o jogo e ficou praticamente o tempo todo com confortável vantagem no placar.
Decisivo: No único momento de reação do Brasília, na reta final do duelo, Duda Machado converteu importante bola de três pontos restando pouco menos de um minuto para o fim e recolocou a vantagem dos cearenses em nove pontos (88 a 79). Ao todo, Duda registrou 13 pontos e sete assistências e foi um dos destaques de seu time.
Resultado inédito: Em sua quarta participação no NBB, o Basquete Cearense saiu vitorioso pela primeira vez na capital federal diante do Brasília. Antes do jogo desta sexta, eram três jogos e três vitórias dos candangos no confronto entre as equipes no Ginásio da Asceb.
Não deu: O ala/pivô Guilherme Giovannoni chegou a fazer testes nos vestiários, mas ainda com dores nas costas seguiu de fora, assim como seu companheiro Ronald, que está com caxumba. Ambos desfalcaram a equipe também na disputa do Grupo D da Liga das Américas na última semana.
E agora? Os dois times terão seus próximos compromissos no NBB neste domingo. Às 17 horas (de Brasília), o Basquete Cearense fará mais um duelo direto na briga por posições, desta vez contra o Mogi. Já o Brasília atuará mais uma vez em casa e receberá o Universo/Vitória, às 18 horas.